DF - ID

Forum de solicitações NÃO atendidas - INDEFERIDAS
Trancado
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Residência: Brasil - DF - Brasilia

DF - ID

Mensagem por tadeu77 »

Inclusão do Ponto de Alerta
ID:

Tipo: Radar Fixo
Velocidade: 80 km/h
Coordenadas: ( -15.734173, -47.912915 )
Direção: 31 graus
Sentido Duplo: Não
Há sinalização: Sim
Fonte de informações do ponto: Google Earth (Imagem de Satélite)

Observações: Eu vim pelo acesso lateral da via "Parque Burle marx" para entrar na via EPIA, sentido norte (Colorado). O radar está exatamente no final desta entrada, o que não me permitiu ver as placas de velocidade que devem estar na via principal EPIA. Desta maneira, conclui que o radar deve ser de 80km/h baseado nos outros radares da mesma via. Anotei as coordenadas posteriormente através do Google Maps.
Marcio
Administrador
Administrador
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: DF - ID

Mensagem por Marcio »

Município: BRASÍLIA - DF
Local: DF-003 (EPIA) KM 7,8 - BRASILIA, DF
Sentido NORTE

AINDA NÃO VALIDADO PELO INMETRO E SISTEMA NÃO AVISTADO STREET VIEW (IMAGENS DE JULHO 2025)
O INMETRO VALIDOU O CADASTRADO (ID: 36492) DF-003 (EPIA) km 7,3
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

Obrigado pela verificação .
Você poderia me passar o caminho do site que vc utiliza para verificar a validade do radar ?
Eu acessei o site do PSIE : https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento
Nele encontrei o radar com as informações abaixo :
Responsável: TALENTECH - TECNOLOGIA LTDA
Município: BRASÍLIA - DFData da Verificação: 26/03/2025Data Validade: 25/03/2026Resultado: Aprovado
Local: DF-003 (EPIA) KM 7,3 - BRASILIA, DF
Marca/Modelo: ENGEBRAS / MMV544Portaria de Aprovação: 228/2018
Faixas do Medidor
Nº da Faixa Descrição Nº do Inmetro Nº de Série Sentido Vel. Nominal
1 FAIXA 1 CV/383 15511759 0037/2024 NORTE (ENTRE PQ. AGUA MINERAL E BALAO DO TORTO) 80 Km/h

Mas penso que talvez não seja o radar correto, que vc passou aqui ! Onde vc verifica o radar ?
Outra coisa, onde posso verificar a validação com o ID: 36492 que vc informou ? onde encontro esta informação ?

Obrigado
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Você poderia me passar o caminho do site que vc utiliza para verificar a validade do radar ?
Eu acessei o site do PSIE : https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento
Ambos acessamos esse site.
Nele encontrei o radar com as informações abaixo :
Responsável: TALENTECH - TECNOLOGIA LTDA
Município: BRASÍLIA - DFData da Verificação: 26/03/2025Data Validade: 25/03/2026Resultado: Aprovado
Marcio escreveu:O INMETRO VALIDOU O CADASTRADO (ID: 36492) DF-003 (EPIA) km 7,3
Repetindo o postado anteriormente.

Esse informado por voce e também postado anteriormente:

Local: DF-003 (EPIA) KM 7,8 - BRASILIA, DF
Sentido NORTE
Outra coisa, onde posso verificar a validação com o ID: 36492 que vc informou ? onde encontro esta informação ?
No mesmo site informado por voce.

Data da Verificação: 26/03/2025
Data Validade: 25/03/2026
Resultado: Aprovado
Marca/Modelo: ENGEBRAS / MMV544
Portaria de Aprovação: 228/2018
Faixas do Medidor
Nº da Faixa Descrição Nº do Inmetro Nº de Série Sentido Vel. Nominal
1 FAIXA 1 CV/383 15511759 0037/2024 NORTE (ENTRE PQ. AGUA MINERAL E BALAO DO TORTO) 80 Km/h
2 FAIXA 2 CV/384 15511759 0038/2024 NORTE (ENTRE PQ. AGUA MINERAL E BALAO DO TORTO) 80 Km/h
3 FAIXA 3 CV/385 15511759 0066/2024 NORTE (ENTRE PQ. AGUA MINERAL E BALAO DO TORTO) 80 Km/h
Observações: Eu vim pelo acesso lateral da via "Parque Burle marx" para entrar na via EPIA, sentido norte (Colorado). O radar está exatamente no final desta entrada, o que não me permitiu ver as placas de velocidade que devem estar na via principal EPIA.
Se não viu a sinalização não deve e não pode responder que existe sinalização como fez.
Lembro ao nobre amigo que com a resolução 798 do CONTRAN. desde 2020 a sinalização (R19) que era obrigatória antecedendo o radar, agora, além disso, essa sinalização deve ser repetida junto as cameras.
Código de Conduta Maparadar escreveu:CAPÍTULO III – Da INCLUSÃO

3.1 - Não se cadastra ponto de sensor de velocidade (radar fixo ou móvel) cuja sinalização vertical R19 não tenha ainda sido instalada na distância regulamentada pela RESOLUÇÃO Nº 798, DE 2 DE setembro DE 2020 (Anexo IV) do CONTRAN. O parâmetro para cadastro é a implantação da sinalização e não a existência do sensor. Deve também ser instalada a sinalização vertical R19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo.(grifo nosso)
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

Boa tarde ...
Peço desculpas por ter anotado sinalização inadivertidamente , mas fiz questão de deixar claro nos comentário que eu não vi a sinalização . O intuíto foi reportar o radar para sua análise e evnentual cadastramento .

Quanto à minha pergunta sobre o ID: 36492 , o que perguntei e gostaria de saber, é onde está anotado este "ID: 36492" . É um codigo do maparadar ou do inmetro ?
Não achei este codigo na entrada do radar no site do PSIE.
Obrigado
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Quanto à minha pergunta sobre o ID: 36492 , o que perguntei e gostaria de saber, é onde está anotado este "ID: 36492" . É um codigo do maparadar ou do inmetro ?
ID: é um codigo de base de dados. Todos pontos cadastrados na base de dados maparadar recebem um código.

No site do maparadar ( https://mapa.maparadar.com/ ), no canto superior esquerdo, no quadro de busca, digite ID: 36492
Será levado ao cadastro no mapa e clicando no icone dele aparecerá as informações do cadastro.

Aproveite e habilite os km no menu vertical direito do site mapa.maparadar.com e a ultima opção dele (km).

Habilitado poderá ver os marcos de km cadastrados.
Sem título.jpg
Estranho não ter voce avistado esse radar, 500m da sua entrada na EPIA e não ter estranhado a proximidade do que hora solicitou cadastro.
Sem título2.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

Ahh desculpe, agora entendi . Estavamos falando de coisas diferentes.
Deixa eu esclarecer ... eu não sabia que o ID 36492 (e os outros IDs) eram um numero de cadastro de radar no site do maparadar. Eu pensei que poderia ser um numero fornecido pelo inmetro.
Eu costumo identificar os radares por este ID, diretamente no mapa do maparadar.
Entendi que o radar que eu reportei constava no site do PSIE mas não estava validado or isto mencionei que o unico que eu encontrei foi este no km 7,3 .
Bom, como falei , o radar está colocado exatamente na entrada da via EPIA, vindo pelo acesso lateral. Quando entrei efetivamente na EPIA, já passei pelo radar e por isto não consegui ver placas, etc... mas vou passar novamente pelo local e conferir com mais precisão. Este radar é novo pois a ultima vez que passei por ali, ele não existia (não me lembro a data exata quando foi esta ultima vez)
Obrigado pelo esclarecimento e desculpe a confusão.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Eu costumo identificar os radares por este ID, diretamente no mapa do maparadar.
Agora eu que não entendi. Se costuma identificar dessa forma por que perguntou?
Bom, como falei , o radar está colocado exatamente na entrada da via EPIA, vindo pelo acesso lateral.
Ele tinha sinalização R19 junto as cameras? Pergunto porque inicialmente voce citou:

"O radar está exatamente no final desta entrada, o que não me permitiu ver as placas de velocidade que devem estar na via principal EPIA."

Conforme citei não basta a sinalização estar presente antecedendo as cameras, ela deve estar presente junto as cameras.

Não observou isso já que teoricamente passou ao lado das cameras?
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

ScreenHunter_1850 Oct. 23 14.28.jpg
Boa tarde. Passei pelo local e há sim placa de sinalização . Só me enganei quanto à velocidade que não é 80km mas sim 60km . Eu tinha visto a placa de 60km no acesso mas achei que era somente limite de velocidade no acesso, mas é o limite também na pista principal. Eu anotei a coordenada parando sob a camera mas o googlemap apresentou desvio. Olhando direto no mapa pelo computador, a coordenada correta parece que é
-15.734275, -47.913048 , pois a camera está um pouco antes do retorno da pista principal.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

tadeu77 inicialmente escreveu:Observações: Eu vim pelo acesso lateral da via "Parque Burle marx" para entrar na via EPIA, sentido norte (Colorado). O radar está exatamente no final desta entrada, o que não me permitiu ver as placas de velocidade que devem estar na via principal EPIA(GRIFO NOSSO). Desta maneira, conclui que o radar deve ser de 80km/h baseado nos outros radares da mesma via. Anotei as coordenadas posteriormente através do Google Maps.
tadeu77 agora escreveu:Passei pelo local e há sim placa de sinalização
Solicitamos que sempre poste informações corretas para evitarmos o trabalho de entendimento.

Como citamos a placa R19 fica junto ao poste visto na imagem. Ora se passou pelo local incrivel não ter visto essa sinalização.

De qualquer forma cadastramos esse sistema com o alerta de não termos identificação dele pelo INMETRO.
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

Boa tarde.
Primeiramente, como falei acima, vim por este acesso lateral e pensei que a placa de 60km era um indicacativo de velocidade deste acesso pois todos os radares da EPIA são de 80km ! Não pensei que tivessem instalado um radar de 60 km. Por isto voltei ao local e constatei que fiz uma conclusão errada e, sim, é um rddar de 60km . As vezes cometemos engamos e peço desculpas por isto. Mas o importante é corrigir o erro. MAS,
Olhei no mapa do maparadar e constatei que o radar cadastrado,ID: 127800, não está no local correto. Foi cadastrado na pista lateral de acesso à EPIA, quando na verdade o radar verdadeiro está instalado na via EPIA, no final desta via de acesso. Se olhar na foto que tirei (acima) verá que o radar que reportei tem cameras dos 2 lados da pista, e está alinhado com as setas brancas no chão da pista da EPIA quase na altura do retorno para o sentido sul. A meu ver, a coordenada deste radar deveria ser ao redor de -47.913124,-15.734434 .
Obrigado
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Olhei no mapa do maparadar e constatei que o radar cadastrado,ID: 127800, não está no local correto. Foi cadastrado na pista lateral de acesso à EPIA, quando na verdade o radar verdadeiro está instalado na via EPIA, no final desta via de acesso. Se olhar na foto que tirei (acima) verá que o radar que reportei tem cameras dos 2 lados da pista, e está alinhado com as setas brancas no chão da pista da EPIA quase na altura do retorno para o sentido sul. A meu ver, a coordenada deste radar deveria ser ao redor de -47.913124,-15.734434 .
Obrigado
O radar está no final da via de acesso e não na via EPIA. Ele controla o fluxo dessa via e para entrada a 60 km/h na EPIA.

Recomendo se aprofundar em características de fluxo de trafego que justificam fiscalização de velocidade bem como características de ativação de pontos de alerta nos mais variados navegadores.

Esse radar é de 60 e não 80 que é a velocidade da EPIA. Se o aproximarmos muito da EPIA ele gerará um falso alerta de 60 nela devido a características de distancia lateral do ponto de alerta da via desenhada no mapa.

Para evitarmos isso e sabedores que essa via onde ele se encontra é de sentido único, decidimos cadastra-lo alguns metros antes dos gatilhos evitando, dessa forma, falso alerta do mesmo na EPIA.

Ele ativará o alerta de 60 em se chegando nos gatilhos dele. Pode ter certeza disso.
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado

Mensagem por tadeu77 »

ScreenHunter_1851 Oct. 23 14.28.jpg
Ok, entendo, mas a placa de 60km e a camera, está também na EPIA, na pista da esquerda, junto ao retorno .
Entendi que resolveram diminuir a velocidade neste trecho da EPIA, para permitir os veiculos vindo do acesso entrem com mais segurança
E o local onde vocês cadastraram o radar, é bem antes da localizaçào real, como está na foto enviada.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Ok, entendo, mas a placa de 60km e a camera, está também na EPIA, na pista da esquerda, junto ao retorno .
Entendi que resolveram diminuir a velocidade neste trecho da EPIA, para permitir os veiculos vindo do acesso entrem com mais segurança
E o local onde vocês cadastraram o radar, é bem antes da localizaçào real, como está na foto enviada.
Recomendo repassar seus conhecimentos de regras de transito.

Quando existe criação de faixas adicionais as faixas principais, geralmente em acessos, é normal sinalização para essas faixas de velocidade inferior a existente na via principal.

Nessa imagem postada observe a sinalização da faixa continua BRANCA separando a faixa de saída da via das faixas tracejadas BRANCAS de via principal. Sabe pra que ela serve?

Auxiliando:
A faixa branca contínua serve para garantir que os veículos permaneçam em suas respectivas faixas de tráfego.

Amigo, aqui cadastramos pontos de alerta e não nos cabe ensinar regras de tráfego.

Estamos trancando esse tópico.
Trancado

Voltar para “Inclusões, Alterações ou Remoções ARQUIVADAS - NÃO ATENDIDAS”