1) Ou o radar existe, ou não existe na sua classificação específica. Esperamos 18 meses em Blumenau ouvindo as compilações dizerem que ali havia um radar. Chegamos até a não prestar mais atenção ao que a Raquel diz, você sabe que é mentira. Então, ao sairmos da cidade, na letargia do blá, blá, blá da Raquel, a gente nem presta mais atenção nos radares que estão ativos e levamos uma bela multa POR INÉRCIA (tenho sido muito criticado por isso, por não ter me movido antes e solicitado a retirada há muito tempo).
Clovis,
respeito sua opinião, mas tenho a minha em particular que venho defendendo nas reuniões decisórias internas.
Se existe por ali um blá, blá, blá da Raquel imagino que onde ela fala sem necessidade existe elevado indice de acidentes. Isso, por si só a mim já justifica maior atenção do condutor, mesmo que a autoridade de transito não tenha ali sensoriamento. Quanto se trata de segurança não se discute contra. Se não existe o sensor de radar 60, por exemplo, isso não significa que o condutor pode trafegar no trecho acima de 60. Se não existe o semaforo com camera isso não significa que o condutor pode avançar o sinal. Isso de só se cumprir uma regra quando fiscalizada tem de mudar na cultura brasileira.
Aqui na Ilha do Governador -RJ onde moro existe um radar 80, na Estrada do Galeão, sentido saindo da Ilha, cujas câmeras foram retiradas há mais de 1 ano (o poste delas continua). A sinalização não foi retirada e esse radar ainda consta do site da CET RJ. Muitos insulanos, sabedores que as cameras não estão ali, passam varados pelo trecho, bem acima dos 80 km/h, mas alguns Insulanos e os visitantes, vendo a sinalização, respeitam a velocidade máxima na via no trecho. Quem está certo?
Adota o maparadar o critério de só excluir um cadastro de radar após ter sido a sinalização excluida e por isso esse cadastro continua em nossa base de dados e estamos conscientes que contribuimos com a segurança da via ali. Afinal os insulanos corretos e os visitantes respeitam o bla bla bla da Raquel no trecho gerado pelo arquivo maparadar.
2) A justiça brasileira é mais veloz que o Émerson Fittipaldi e resolve tudo assim que o problema aparece. Então responda-me: é justo sacudir o visitante e o nativo com um monte de informação errada durante todo esse tempo? Isso não depõe contra a fidelidade das informações do Maparadar?
Volto a comentar que onde existia sensor significa área de elevado indice de acidentes e partindo desse principio acho justo sim, sacudir quem seja informando do trecho perigoso, mesmo que ali não exista sensor.
As informações do maparadar estão baseadas em principios devidamente publicados. Quem utiliza as informações deve ser sabedor desses principios de somente excluir um cadastro após certos preceitos. O maparadar está cumprindo esses principios e por isso permanece fiel em suas informações.
3) Quando e se voltarem a colocar radares em Blumenau, eu (e tenho certeza outros mais), seremos os primeiros a informar as inclusões. Não acredite em sites de SETERB, etc, eles estão aí só para cumprir metas "legais". A informação real ainda é a única válida para descrever um fato, ainda mais quando a única idéia é a extorsão de dinheiro do trouxa do motorista (ah, como seria perfeito o mundo se desse para cobrar IPVA e tirar as rodas dos carros, não teríamos mais acidentes e a arrecadação permaneceria!!!). Sites oficiais, você bem sabe, estão carregados de lixo eletrônico ou pseudo-moralizante. Eu, pessoalmente, prefiro o mundo REAL.
Nesse ponto está o mérito da questão e porque existem os principios do maparadar.
Como citei estamos em um mundo virtual onde todos se valem dos arquivos maparadar, mas poucos colaboram. Isso é inerente a cultura brasileira e espero que um dia evolua e que todos colaborem para termos um melhor serviço. Voce mesmo como DM de Blumenau deve contar nos dedos as contribuições recebidas para melhorar o mapa do municipio. Lembro que tenho experiencia propria disso, inclusive quando era eu DM do RJ. Ainda sou DM de alguns municipios e a ultima contribuição que recebi para um deles foi em Dezembro passado, um POI de MOTEL para ser inserido no mapa de Sorocaba - SP.
Não podemos contar com o Clovis2 para informar quando voltarem os radares. Até que ele informe muitos podem ser multados.
Não regulamos somente para Blumenau e sim para todo o Brasil. Nossa norma deve ser abrangente independente que venha a existir alguém em determinado lugar que prontamente informe modificações de cenário.
4) Como tal, baseado nessas argumentações, sou totalmente a favor de informar o que ocorre AGORA. Se mudar, a gente muda.
Respeitamos seu ponto de vista e tenha certeza que ele será considerado no debate que estamos promovendo na área reservada a administração.
Como citei nos encontramos em debate interno, na area de foruns reservada a administração, objetivando a revisão das normas maparadar, adequando-as as novas situações e regulamentações. Muito breve teremos o resultado dessa reunião decisória.
Um forte abraço
Marcio