Velocímetro - Confiar (?)
Velocímetro - Confiar (?)
Senhores,
Resolvi abrir este tópico para saber a opnião de vocês quanto à veracidade da velocidade informada pelo GPS.
No meu caso, o GPS (Apontador Slimway TV 5") acusa aproximadamente 6 - 8 km/h a menos do que no painel do veículo.
Devemos confiar? Qual está mais correta?
Abs
Resolvi abrir este tópico para saber a opnião de vocês quanto à veracidade da velocidade informada pelo GPS.
No meu caso, o GPS (Apontador Slimway TV 5") acusa aproximadamente 6 - 8 km/h a menos do que no painel do veículo.
Devemos confiar? Qual está mais correta?
Abs
Re: Velocímetro - Confiar (?)
Depende do seu carro...
Carros com velocimetro eletrônico costumam ter uma margem de erro bem menor. Desde que você não tenha trocado as características das rodas e dos pneus originais.
Carros com velocímetro a cabo, mais antigos, são bem menos confiáveis.
No geral, o GPS costuma ser mais preciso.
Carros com velocimetro eletrônico costumam ter uma margem de erro bem menor. Desde que você não tenha trocado as características das rodas e dos pneus originais.
Carros com velocímetro a cabo, mais antigos, são bem menos confiáveis.
No geral, o GPS costuma ser mais preciso.
- Marcio
- Administrador
- Residência: Brasil - ES - Vila Velha
- Contato:
Independente do tipo de velocimetro a velocidade informada pelo GPS é mais precisa.
Marcio Marques Soares
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
- Thundercel -
https://gpsinfo.com.br https://cocardl.com.br https://maparadar.com/forum
Garmin NUVI 3597 LMT
Legal, sinal que posso confiar.
No meu caso, meu carro (Gol g4) está todo original (2 meses de uso) e o velocimetro não é digital.
Mas eu achei a diferença considerável.
Obrigado pessoal,
Abs
No meu caso, meu carro (Gol g4) está todo original (2 meses de uso) e o velocimetro não é digital.
Mas eu achei a diferença considerável.
Obrigado pessoal,
Abs
A variação dependo do modelo do carro. No que eu testei o GPS 765T da Garmin marcou entre 3 e 4 km/h a menos, independente da velocidade.
-
- Novato
No meu carro, um AUDI A3 1.8 Aspirado (Aut) 2003/04 a velocidade no GPS (Powerpack 4321/IGO 8.3) é em média uns 4km/h a mais que no velocímetro do carro! 

Só uma observação, não é porque tém ponteiro que não é digital, é digital sim é um sinal de frequencia enviado pelo sensor VSS até a ECU e repetido para claster(painel), e qualquer coisa em torno de 5% é lucro, não dá para esperar alguma coisa mais precisa que isso, e o GPS também erro como qualquer instrume nto que mede qualquer coisa, menor mais tém, então os 5% está de bom tamanho.
Abraços
Abraços
Até 7% está de bom tamanho, pois o órgão emissor da multa faz assim: pega a velocidade medida pelo radar, subtrai uma porcentagem ou um valor fixo e compara com a velocidade máxima permitida. Se for maior, multa.
Olhem nas sua multas, está lá: Medição Realizada, Medição Considerada e Limite Máximo.
Isto é feito por causa da portaria 115 do Inmetro, que determina:
- até 100 km/h, subtrai 7 km/h
- a 110 km/h, subtrai 7.7 km/h
- a 120 km/h, subtrai 8.4 km/h
- a 130 km/h, subtrai 9.1 km/h
- a 140 km/h, subtrai 9.8 km/h
- a 150 km/h, subtrai 10.5 km/h
Portaria 115: http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/rtac000537.pdf
Olhem nas sua multas, está lá: Medição Realizada, Medição Considerada e Limite Máximo.
Isto é feito por causa da portaria 115 do Inmetro, que determina:
Quer dizer, até 100 km/h, subtraem 7 km/h da velocidade medida. Acima de 100 km/h, subtraem 7%:Inmetro Portaria 115/98 escreveu:4.2.4 Os erros máximos admitidos para medição em serviço são ± 7 km/h para velocidades até 100 km/h e ± 7% para velocidades acima de 100 km/h.
- até 100 km/h, subtrai 7 km/h
- a 110 km/h, subtrai 7.7 km/h
- a 120 km/h, subtrai 8.4 km/h
- a 130 km/h, subtrai 9.1 km/h
- a 140 km/h, subtrai 9.8 km/h
- a 150 km/h, subtrai 10.5 km/h
Portaria 115: http://www.inmetro.gov.br/rtac/pdf/rtac000537.pdf
- jatinhaoutro
- Administrador
Olha só. A 200km/h um erro de 10% da 20km/h, que diferença faz isso quando vc ta reduzindo de 150 para passar num radar de 60 ou 40?
hehe, meu carro mal chega aos 180... Não dá para competir com sua moto!
No caso de velocidade mais "baixas" (por exemplo, até 150 por hora numa pista de 120) estes 7% podem fazer diferença entre estar "até 20% acima do limite" e "acima de 20% do limite". A multa muda de grave para gravíssima.
No caso de velocidade mais "baixas" (por exemplo, até 150 por hora numa pista de 120) estes 7% podem fazer diferença entre estar "até 20% acima do limite" e "acima de 20% do limite". A multa muda de grave para gravíssima.
-
- Novato
Em varias ocasioes pude constatar em barreiras eletronicas (que informam a velocidade que se passou) que o valor do GPS é o que é mais real. Nunca variou mais de 1 Km/h do informado.
Por isso aquela pratica de que muitos motorias tem de passar a 40 num radar de 60 "só pra garantir" nao faz sentido.
Lembro de ter lido que é proposital ou por determinação legal que ha uma medida pra menos nos velocimetros (mesmo os mais modernos)
Como disse o pessoal ai pra cima, a medição do gps é bem mais precisa.
Por isso aquela pratica de que muitos motorias tem de passar a 40 num radar de 60 "só pra garantir" nao faz sentido.
Lembro de ter lido que é proposital ou por determinação legal que ha uma medida pra menos nos velocimetros (mesmo os mais modernos)
Como disse o pessoal ai pra cima, a medição do gps é bem mais precisa.
- Fernando_Cesar
- Ativo
Tenho um New Civic e o vendedor disse que o velocímetro tinha uma variação de 5km/h a mais e quando conferi com o GPS deu em cima, inclusive a velocidade do GPS bate as das cabines de pedágio.
A velocidade medida pelo GPS somente é confiável quando você a mantém constante, em acelerações ou freadas a precisão vai para o espaço.
A velocidade medida pelo GPS somente é confiável quando você a mantém constante, em acelerações ou freadas a precisão vai para o espaço.
Caro Fernando_Cesar
Não descordando de sua afirmação mas apenas complementando-a(cultura inútil de vez em quando é bom).
Se você observar o valor instantâneo no momento da freada por exemplo sua afirmação está correta, mas esse "erro" é devido à forma de amostragem do valor que é "filtrado", ou seja é uma espécie de média contínua em um determinado intervalo de tempo, se o "peso" do filtro for muito baixo, se observaria uma instabilidade no valor, então existe um compromisso entre estabilidade e exatidão.
Ou seja, valor é sempre correto porém depende de quando você olha para ele, pois o desvio poderá ser maior ou menor.
Abraços
Não descordando de sua afirmação mas apenas complementando-a(cultura inútil de vez em quando é bom).
Se você observar o valor instantâneo no momento da freada por exemplo sua afirmação está correta, mas esse "erro" é devido à forma de amostragem do valor que é "filtrado", ou seja é uma espécie de média contínua em um determinado intervalo de tempo, se o "peso" do filtro for muito baixo, se observaria uma instabilidade no valor, então existe um compromisso entre estabilidade e exatidão.
Ou seja, valor é sempre correto porém depende de quando você olha para ele, pois o desvio poderá ser maior ou menor.
Abraços
Se alguém puder ajudar...
Comprei o Slimway TV 5 nesta semana, mas não descobri como deixar o velocímetro do GPS na tela.
Como posso fazer isso ???
Comprei o Slimway TV 5 nesta semana, mas não descobri como deixar o velocímetro do GPS na tela.
Como posso fazer isso ???
- jatinhaoutro
- Administrador
Ma qual é o navegador?
o navegador é o igo amigo 8.4.3.134502
OBRIGADO
OBRIGADO