Cuidado ao passar no SEM PARAR

Relacionadas com pontos de alerta
Fábio Fernandes
Novato
Novato
Contato:

Sem-parar Via Fácil começa a multar nos pedágios??

Mensagem por Fábio Fernandes »

Bom dia

Tive a informação de um amigo meu que a parte dos pedágios onde tem o Via Fácil Sem-Parar iria começar a fazer atuações.
Bem... fui de São Paulo ao Rio de Janeiro pela Br-116 e acabei levando uma multa de um radar a 41 kms por hora sendo que não me recordo em momento algum ter visto radar de 40kms/h a não ser nos pedágios e na Serra das Araras. Procurei no google maps pelo km da atuação passada e vi que não foi na Serra das Araras e também não mostrou nenhum pedágio. Intrigante não?? Bem... ai fica ai a dúvida, o Sem-Parar via Fácil da Concessionária CCR multa ou não multa seus usuários???
Desde já agradeço a atenção e o espaço.
Fábio
Fábio Fernandes Pinto
TomTom Go 730 Mapa 850
http://www.metalcryo.com.br
http://www.confraria-old-cars.com.br
Marcio
Administrador
Administrador
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Sem-parar Via Fácil começa a multar nos pedágios??

Mensagem por Marcio »

Boa pergunta Fabio.
Se levou a multa seria muito interessante na notificação dela identificar a rodovia e o km estampado e nos informar.
Moro no RJ, mas estando recentemente em SP me desloquei pela Rodovia Castelo Branco para Sorocaba.
Nessa Rodovia tem alguns pedágios e todos eles tem placa limitadora de velocidade a 40 km/h e sinalização informando a velocidade do veículo.
Meu genro, a bordo meu carro, alertou que ali é multado quem passa acima de 40 km/h, mas não tenho ainda confirmação disso.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

Fabio,
pesquisando na net encontrei essa matéria deste ano:

Controle de velocidade em pedágios poderá ser usado para multas

Brasília (DF) – A Câmara analisa o Projeto de Lei 6145/09, do deputado Ratinho Junior (PSC-PR), que inclui as praças de pedágio entre os trechos viários em que os motoristas são passíveis de multa por excesso de velocidade.
Segundo o deputado, o objetivo do projeto é aumentar a eficiência do controle de velocidade nas estradas, de forma a coibir os abusos que, frequentemente, são responsáveis por tragédias que dizimam famílias e provocam bilhões de reais em prejuízos para o sistema de saúde.

Ratinho Junior ressalta que os países mais avançados já contam com equipamentos instalados em praças de pedágio, que medem com precisão absoluta a velocidade média desenvolvida por qualquer veículo entre postos sucessivos.

A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para acrescentar as “praças de pedágio sucessivas” no artigo que estabelece multa para quem “transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias”. A regulamentação da norma ficará a cargo do Poder Executivo.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Nada consta ainda que foi aprovado.
Fábio Fernandes
Novato
Novato
Contato:

Mensagem por Fábio Fernandes »

Boa noite Marcio

Essa informação eu tive de um funcionário da concessionária Auto-Ban que detem a concessão da rodovia Anhangüera e Bandeirantes aqui em sp.
E engraçado que assim que tive a informação dele acabei levando a atuação... rs
O pior que tento passar dentro do limite de 40km/h dentro do sem-parar e quase não consigo pois os carros que vem atrás vem em alta velocidade e dá medo de ocasionar um acidente.
Tive um amigo aqui em sp que morreu no sem-parar pois tinha um caminhão na frente dele que não abriu a cancela e o caminhão parou, ele parou logo atrás com uma saveiro.
Pois uma carreta com areia vinha logo atrás e não conseguiu parar e prensou ele contra o outro caminhão vitimando na hora.
Então vai da consciência de cada um maneirar no sem-parar.
Eu não estou com a atuação aqui comigo, está na empresa e assim que pegar eu posto aqui e quem sabe teremos mais detalhes.
Pelo que vi no Google parece ser aquele pedágio que tem próximo ao distrito de queimados que tem uma guarnição da policia rodoviária logo em seguida.
Mas é bom esse tipo de esclarecimento a tds.
Amanha eu tento postar o km da atuação
Abraço e valeu pela pesquisa.
Fábio Fernandes Pinto
TomTom Go 730 Mapa 850
http://www.metalcryo.com.br
http://www.confraria-old-cars.com.br
Bulli
Aprendiz
Aprendiz

Cuidado ao passar no SEM PARAR

Mensagem por Bulli »

A partir de ONTEM se passar no SEM PARAR acima de 40km/h leva multa.

Esta no Datena agora na Band
Bulli
Aprendiz
Aprendiz

Re: Cuidado ao passar no SEM PARAR

Mensagem por Bulli »

analista175
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Residência: BRASIL - SP - São Paulo

Mensagem por analista175 »

É uma ótima notícia! Pois ninguém está sabendo disto! Mas agora teremos que ter muito cuidado, pois eu mesmo; às vezes; passo à 60 km/h.! Eu já ví velocidades de 80 km/h.!
pedrovidatorta

Mensagem por pedrovidatorta »

Bom pelo jeito os avisos de pedágio do MR vieram na hora certa segunda fui para santos e costumo passar no pedágio sempre acima dos 40km/h mas com o aviso do gps automaticamente passei em uma velocidade correta, e não adianta reclamar tem placa de controle em todos , não tem jeito de recorrer, mas que e uma enorme sacanagem começar a multar sem uma campanha educativa antes.
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra

Mensagem por mreis »

Passar acima do limite de velocidade no Sem Parar pode gerar multa?

Recentemente têm surgido comentários de que se o veículo passar acima do limite de velocidade no pedágio pode gerar multa. Será verdade?

http://www.portallemenews.com.br/notici ... ticia=1585
wtqueiroz
Colaborador
Colaborador
Residência: Brasil - SC - Florianópolis

Mensagem por wtqueiroz »

Parabéns pelo retorno!!
Wagner T M Queiroz
Engenheiro Eletricista
Ghost Navigator
Novato
Novato

Mensagem por Ghost Navigator »

Fiz a consulta no SEMPARAR e eis a resposta que me deram:

A STP, empresa que opera os meios eletrônicos de pagamento Sem Parar/Via Fácil, esclarece que a emissão de multas não é uma atribuição da empresa e sim uma exclusividade da Polícia Rodoviária.
O uso do sistema de pagamento automático de pedágios Sem Parar/Via Fácil torna as viagens por rodovias mais rápidas e confortáveis. Para garantir uma viagem tranqüila, os usuários devem respeitar as normas do Código Brasileiro de Trânsito, as placas e sinalizações dispostas nas praças de pedágio, assim como em qualquer outro ponto da rodovia.
Ao se aproximar das pistas automáticas, o motorista deve, obrigatoriamente, manter a distância mínima de 30 metros do veículo à frente, trafegar em velocidade máxima de 40 km/h e respeitar o semáforo.
Esclarecemos que não houve qualquer modificação nos procedimentos do Sem Parar/Via Fácil. A fiscalização e aplicação de multa sempre foi e continua sendo responsabilidade da Polícia Rodoviária.

Atenciosamente,
Atendimento ao Cliente
Sem Parar/Via Fácil
DupiraSP
Novato
Novato

Mensagem por DupiraSP »

MODERAÇÃO:
QUOTE DELETADA!
NÃO FAÇA QUOTE DE TODA A MENSAGEM SUPERIOR A SUA E A QUE VAI SE REFERIR!

Ou seja, as regras são 40km/h + 30 metros do veículos à frente pra poder passar com segurança nas cancelas do Sem Parar e cabe à Polícia Rodoviária a aplicação das multas, porém não informaram se as câmeras do Sem Parar, bem como os sensores de velocidade estão integrados ao Sistema automático de multas(indústria das multas), ou se somente quando houver uma viatura da PR ou radar deles é que serão realizadas as autuações...
Bela resposta do Sem Parar!
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Pedágios Multando no Sem Parar em São Paulo

Mensagem por bolabyte »

Parece que tudo começou com uma reportagem da Rádio Bandeirantes, segundo a qual, desde o dia 5 ou 6 de setembro de 2011, os guichês do Sem Parar, nos pedágios de São Paulo, estariam multando os veículos em duas situações:
- Passar pelo guichê do Sem Parar acima da velocidade permitida (40 km/h)
- Passar "colado" (menos de 30 metros) do veículo da frente (com o semáforo do guichê ainda vermelho)
Pesquisei na internet sobre o assunto, e, boato ou não, a história já foi repercutida para todo lado.
Um amigo meu, que trabalha em uma grande empresa do ramo de tratores e insumos agrícolas, me disse que todos os funcionários foram notificados do fato e, inclusive, que eventuais multas com veículos da empresa serão de responsabilidade dos funcionários que as cometerem.
Hoje, em uma pequena viagem que fiz, passei por um pedágio que costumo passar sempre. Além daquela câmera que fica apontada pra frente do carro (para nossa cara), agora tem também uma câmera apontada para a traseira do veículo (confesso que não tenho certeza, mas parece que nesse pedágio não tinha isso antes).
Acho conveniente que nós, usuários, moderadores e adminstradores do MapaRadar busquemos alguma informação oficial sobre tal procedimento de multas.
Se for confirmado que o Sem Parar multa por excesso de velocidade, creio que logo haverá também radares que irão avaliar a velocidade de aproximação dos veículos nos demais guichês. Nesse caso, ao meu ver, se tornaria conveniente o MapaRadar passar a incluir nos "Pedágios" as velocidades dos mesmos (até hoje eu só vi de 40 km/h).
Para finalizar, numa coisa eu creio: que se os pedágios ainda não multam, uma hora vão começar a multar. Os Governos, e o do Estado de São Paulo em especial, não costumam perder qualquer oportunidade de arrecadar com multas.
bolabyte
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por bolabyte »

Como coloquei me outro post meu, desta mesma data, pelo sim, pelo não, acho que o MapaRadar deveria cadastrar as velocidades dos Pedágios.
Outro dia, o Márcio me deu um argumento muito forte para justificar o cadastramento com velocidade 0 (zero). O argumento de que é um ponto de parada.
Mas, nos dias seguintes, "matutando" sobre o caso, pensei: é, e não é, ponto de parada, pois:
- O número de usuários do Sem Parar vem aumentando absurdamente (para esses não é um ponto de parada).
Eu voltei ao meu velho raciocínio de que o MapaRadar deve incluir as velocidades dos postos de pedágios na base de dados. Independente da discussão do Sem Parar, o posto de pedágio é um ponto da rodovia onde muitas e muitas vezes nos deparamos com fiscalizações, que podem vir a monitorar a velocidade de aproximação do veículo. Comparativamente, os postos de polícia rodoviária, que têm suas velocidades cadastradas, também podem estar ou não fiscalizando no momento da passagem, assim como um radar móvel pode ou não estar nos locais que marcamos no MapaRAdar.
E afinal, qual seria o inconveniente do GPS avisar a velocidade de aproximação do posto de pedágio?
Se não começar já colocar as velocidades nos postos de pedágio e futuramente for julgado necessário, imagina o trabalho que vai dar para consertar todos os pontos, ainda mais se começarem a colocar postos com velocidades diferentes.
alexeiev
Aprendiz
Aprendiz

Mensagem por alexeiev »

Também acho que os pedágios deveriam ter o limite de velocidade cadastrado com 40km/h. Vejam o Pit lane nos boxes da formula 1, também é um ponto de parada, mas se ultrapassarem o limite recebem multa. Nos pedágios existe um limite máximo de velocidade, e não limite minimo. Esse cadastro da velocidade nos avisaria da velocidade máxima, além dos alertas visuais e sonoros, ou seja, nos lembraria que alí também podemos receber multa se não reduzirmos.
Marcio
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Marcio »

bolabyte,
alem de pedágio ser um ponto de parada lembro que a faixa reservada aqueles que tem o sem parar é uma "faixa seletiva".

Por porincipio normativo não cadastra o maparadar pontos em faixas seletivas.

Abrindo essa excessão teriamos que abrir para todos os demais sensores instalados em faixas seletivas e que não cadastramos.
Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”