PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Parabéns Israel pelo louvavel espírito de reconhecimento! Parabéns Vilmar pela promoção por mérito!
Muito interessante essas características do iGO e observo que será mais uma matéria que irei me aprofundar nas pesquisas na NET. Pelo visto vou ter de começar a usar meu Android que tem o irmão do iGO nele, o tal de MotoNav.
Muito interessante essas características do iGO e observo que será mais uma matéria que irei me aprofundar nas pesquisas na NET. Pelo visto vou ter de começar a usar meu Android que tem o irmão do iGO nele, o tal de MotoNav.
Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Jatinha,
Passei pelo radar hoje, e já está alertando.
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- jatinhaoutro
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Vilmar
Eu pedi a sua cabeça ao Israel! Voce tava dando trabalho demais, ja pra la de provou que não precisa de nós, nós e quem precisamos de você. Obrigado por juntar-se ao grupo.
Voltando a vaca fria. A que conclusão vc chegou com este radar afinal. Vai deixar na reta onde o Marcio postou?
Eu pedi a sua cabeça ao Israel! Voce tava dando trabalho demais, ja pra la de provou que não precisa de nós, nós e quem precisamos de você. Obrigado por juntar-se ao grupo.
Voltando a vaca fria. A que conclusão vc chegou com este radar afinal. Vai deixar na reta onde o Marcio postou?
Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Obrigado Jatinha,
Aquele radar poderia ficar do jeito que o Márcio deixou, afinal já dá alerta, mas ficou um pouco adiantado, mas tarde volto à ele.
Tenho outra coisa interessante para relatar, mas antes vou fazer alguns testes.
Me envie seu e-mail por mensagem privada.
Aquele radar poderia ficar do jeito que o Márcio deixou, afinal já dá alerta, mas ficou um pouco adiantado, mas tarde volto à ele.
Tenho outra coisa interessante para relatar, mas antes vou fazer alguns testes.
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- jatinhaoutro
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Vilmar e Marcio, o metodo que uso foi instrução de um topico do MR, de como extrair o angulo para definir a posição em graus do radar, tenho utilizado a orientação do tangenciamento da curva citado pelo Vilmar. Isso imposto por o grau de leitura do IGO ser de 11,25 graus.
Aguardo ancioso...
Para ilustrar o debate... solicito ajuda para o semaforo!
Semáforo
ID: 18440
Pais: Brasil
Estado: CE
Cidade: Fortaleza
Inteligente: Não
Velocidade: 60 km/h
Coordenadas: (-3.733948, -38.584460)
Direção: 90 - Sentido Duplo: Não
Data Criação: 16/04/2010 11:01
Data Alteração: 16/04/2010 11:01
Observações:
Por Roberto Holanda.
Aguardo ancioso...
Para ilustrar o debate... solicito ajuda para o semaforo!
Semáforo
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Por Roberto Holanda.
- Marcio
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
1000T0N,
costumo utilizar o MBRuler imaginando uma abertura angular de 11,25º para cada lado do eixo da via cuja direção estou extraindo.
Teoricamente, se a via em curva recai dentro da faixa dessa abertura, a direção estará adequada.
Nesse exemplo do Semaforo ID 18440 Coordenadas: (-3.733948, -38.584460)
Extraí pelo MB Ruler a direção 77º imaginando fazer com que a abertura de 11,25º para cada lado da direção cobrisse a via em curva.

Observe o grau de abrangencia dentro da tolerancia dos 11,25º para cada lado de 77º


costumo utilizar o MBRuler imaginando uma abertura angular de 11,25º para cada lado do eixo da via cuja direção estou extraindo.
Teoricamente, se a via em curva recai dentro da faixa dessa abertura, a direção estará adequada.
Nesse exemplo do Semaforo ID 18440 Coordenadas: (-3.733948, -38.584460)
Extraí pelo MB Ruler a direção 77º imaginando fazer com que a abertura de 11,25º para cada lado da direção cobrisse a via em curva.

Observe o grau de abrangencia dentro da tolerancia dos 11,25º para cada lado de 77º


Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
MARCIO
Tem que mover essa 'aula' para um forum de reseva de conhecimento: Como usar o Mbruler!
Tem que mover essa 'aula' para um forum de reseva de conhecimento: Como usar o Mbruler!
Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Marcio, entao vamos manter como padrao esta tolerancia?
Concordo com jatinhaoutro... é muito importante visto que temos questões mais complexas do que esta.
Concordo com jatinhaoutro... é muito importante visto que temos questões mais complexas do que esta.
- Marcio
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Milton,
essa tolerancia é a padrão do iGO.
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Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Milton
Essa tolerancia tem uma base. Os pontos cardeais distam 90 graus ente si, do Norte(360) + 90=Norte (90) + 90 = Sul(180) + 90 = Oeste(270) .
Os pontos colaterais são intermediários dos Cardeais a 45 graus. Por exemplo : Norte 360, Ponto zero, + 45 = Nordeste.
Ente os colaterais existem os sub colterais, que tambem tem la seu nome (metade de 45) que da 22,5 a tao comentada tolerancia, na verdade é a fração minima entre pontos direcionais adotada como valor de precisão do angulo de varredura. O meu esta ajustado para 45 graus, posto que é customizavel via parametro "maxangle" .
Quem é bom mesmo nisso é o Marcio que usa o prato ao Norte o garfo a Oeste, a faca a Leste e o copo a Nordeste.
(Nao tente entender cabeça de aviador, eles navegam dentro de casa, tenho alguns dentro da familia, tudo doido!)
Nem sei se consegui explicar direito, tomara que vc entenda.
Marcio, corrige isso ai, por favor!
Essa tolerancia tem uma base. Os pontos cardeais distam 90 graus ente si, do Norte(360) + 90=Norte (90) + 90 = Sul(180) + 90 = Oeste(270) .
Os pontos colaterais são intermediários dos Cardeais a 45 graus. Por exemplo : Norte 360, Ponto zero, + 45 = Nordeste.
Ente os colaterais existem os sub colterais, que tambem tem la seu nome (metade de 45) que da 22,5 a tao comentada tolerancia, na verdade é a fração minima entre pontos direcionais adotada como valor de precisão do angulo de varredura. O meu esta ajustado para 45 graus, posto que é customizavel via parametro "maxangle" .
Quem é bom mesmo nisso é o Marcio que usa o prato ao Norte o garfo a Oeste, a faca a Leste e o copo a Nordeste.
(Nao tente entender cabeça de aviador, eles navegam dentro de casa, tenho alguns dentro da familia, tudo doido!)
Nem sei se consegui explicar direito, tomara que vc entenda.
Marcio, corrige isso ai, por favor!
- Marcio
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Havia eu entendido que o Milton perguntou se iríamos manter o padrão de 11,25º para cada lado do eixo da direção como tolerância.1000TON escreveu:Marcio, entao vamos manter como padrao esta tolerancia?
Respondi que essa era a tolerância default do iGO e sendo ele o navegador que conheço mais utilizado e que reconhece direcionamento, citei sim em resposta.
Quanto ao dito pelo jatinha a respeito dos pontos cardeais (e seus correlatos), não entendi que relação esses tem com a tolerância dos 22,5º (11,25º para cada lado) do max-angle default do iGO. Essa tolerância angular independe do sentido de direção (rumo, proa, etc). Ela se veincula a qualquer angulo.
Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
O que eu entedi foi a intenção de me instruir na capacidade de configurarmos o "maxangle" de acordo com nossas necessidades. Agradeço a gentileza.jatinhaoutro escreveu:Milton
Essa tolerancia tem uma base. O meu esta ajustado para 45 graus, posto que é customizavel via parametro "maxangle".
A parte mais complexa discernida, pelo Marcio poe mais uma lanterna no meu candelabro...
- Marcio
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
poe mais uma lanterna no meu candelabro



Pensei que conhecia todos os ditados populares, mas esse não conheço.
Isso é bom ou ruim?
Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Marcio, nem eu, são coisas das inspirações que MR. me traz. Como se trata de lanterna / candelabro (luz de Zeca Pagodinho, "encandeia") acredito que é bao!
-
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Olá Pessoal!
Tinha postado a dúvida a uns dias atrás. Vejam:
"Tenho uma dúviada.
Na BR 452, entre Uberlândia/MG e Tapuirama/MG, foi colocado um radar de duplo sentido, nas coordenadas (-19.121183° e -47.952911°), com velocidade de 60 Km/h.
Veja: http://megaminas.globo.com/2011/09/29/r ... os-radares
Para obter a direção, de um lado da via é fácil utilizando a régua.
Porém do outro lado, temos uma curva (bem acentuada, pois conheço bem essa estrada).
Nesse caso, qual é a orientação para obter a direção?"
Então o Jefersonba me passou esse tópico para que eu desse uma lida por completo.
Como sou novo nesse assunto e tenho GPS somente a uns dois meses, ainda estou meio que "boiando".
Mas tenho muita vontade de aprender e de colaborar com esse site.
Pelo que li da explicação de vocês, acredito que a minha dúvida não tenha sido respondida com esse tópico, pois a situação desse radar é um ponco diferente: ele é de sentido duplo e bem próximo a uma curva.
Sendo assim, gostaria da ajuda de vocês para adicionar esse novo radar.
Grande abraço,
José Antonio
Tinha postado a dúvida a uns dias atrás. Vejam:
"Tenho uma dúviada.
Na BR 452, entre Uberlândia/MG e Tapuirama/MG, foi colocado um radar de duplo sentido, nas coordenadas (-19.121183° e -47.952911°), com velocidade de 60 Km/h.
Veja: http://megaminas.globo.com/2011/09/29/r ... os-radares
Para obter a direção, de um lado da via é fácil utilizando a régua.
Porém do outro lado, temos uma curva (bem acentuada, pois conheço bem essa estrada).
Nesse caso, qual é a orientação para obter a direção?"
Então o Jefersonba me passou esse tópico para que eu desse uma lida por completo.
Como sou novo nesse assunto e tenho GPS somente a uns dois meses, ainda estou meio que "boiando".
Mas tenho muita vontade de aprender e de colaborar com esse site.
Pelo que li da explicação de vocês, acredito que a minha dúvida não tenha sido respondida com esse tópico, pois a situação desse radar é um ponco diferente: ele é de sentido duplo e bem próximo a uma curva.
Sendo assim, gostaria da ajuda de vocês para adicionar esse novo radar.
Grande abraço,
José Antonio
- Marcio
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Prezado jacastilho,
em que pese que temos cadastros de radares com sentido duplo compreenda que na realidade NUNCA existirá um radar de sentido duplo.
O radar, na verdade, se resume aos sensores (gatilhos) posicionados no pavimento da pista e que são sensíveis a somente um sentido de direcionamento, de passagem sobre eles.
Por essa razão que quando existe radar duplo (ambos os sentidos) são colocados obstaculos fisicos ou não, entre faixas, de forma a obrigar ao veiculo passar sobre os gatilhos no sentido que eles monitoram.
As câmeras registradoras sempre estarão apontadas para esses gatilhos e geralmente para registrar a placa traseira do veiculo infrator.
Com essa breve explicação já pode voce concluir que dificilmente pode-se ter radar de duplo sentido no mesmo ponto. Sempre serão dois pontos defasados entre si e não lado a lado.
Estamos procurando no MapaRadar não cadastrar radar de sentido duplo utilizando somente um ponto para refletir isso, principalmente quando existe curva em um dos lados de monitoramento.
Para que o sistema reconheça um ponto direcionado existe uma função configuravel no software de navegação iGO que é o speedcam_max_angle. Esse varre a frente do deslocamento a área angular estabelecida nele.
Para extrair a direção de um ponto localizado em curva deve o utilizador imaginar que direção deve se extrair a partir de antes do ponto (+- 200 mts) de forma que a área angular citada e à frente tenha o ponto dentro dela.

em que pese que temos cadastros de radares com sentido duplo compreenda que na realidade NUNCA existirá um radar de sentido duplo.
O radar, na verdade, se resume aos sensores (gatilhos) posicionados no pavimento da pista e que são sensíveis a somente um sentido de direcionamento, de passagem sobre eles.
Por essa razão que quando existe radar duplo (ambos os sentidos) são colocados obstaculos fisicos ou não, entre faixas, de forma a obrigar ao veiculo passar sobre os gatilhos no sentido que eles monitoram.
As câmeras registradoras sempre estarão apontadas para esses gatilhos e geralmente para registrar a placa traseira do veiculo infrator.
Com essa breve explicação já pode voce concluir que dificilmente pode-se ter radar de duplo sentido no mesmo ponto. Sempre serão dois pontos defasados entre si e não lado a lado.
Estamos procurando no MapaRadar não cadastrar radar de sentido duplo utilizando somente um ponto para refletir isso, principalmente quando existe curva em um dos lados de monitoramento.
Para que o sistema reconheça um ponto direcionado existe uma função configuravel no software de navegação iGO que é o speedcam_max_angle. Esse varre a frente do deslocamento a área angular estabelecida nele.
Para extrair a direção de um ponto localizado em curva deve o utilizador imaginar que direção deve se extrair a partir de antes do ponto (+- 200 mts) de forma que a área angular citada e à frente tenha o ponto dentro dela.

Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Olá Marcio!
Não respondi ainda porque até então a informação que eu tinha era de um amigo que tinha passado no local.
Nesse final de senama fui até o local e tirei umas fotos.
Os radares monitoram os dois sentidos da pista e não tem obstáculos, conforme você mencionou.
Nesse caso, como ficaria esse cadastro?
Faço o cadastro de um radar com sentido dulplo ou faço o cadastro de dois radares?
Att.,
José Antonio Castilho
Não respondi ainda porque até então a informação que eu tinha era de um amigo que tinha passado no local.
Nesse final de senama fui até o local e tirei umas fotos.
Os radares monitoram os dois sentidos da pista e não tem obstáculos, conforme você mencionou.
Nesse caso, como ficaria esse cadastro?
Faço o cadastro de um radar com sentido dulplo ou faço o cadastro de dois radares?
Att.,
José Antonio Castilho
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Observe a definição de pista dupla:Os radares monitoram os dois sentidos da pista e não tem obstáculos, conforme você mencionou.
Um trecho de via é considerado de pista dupla quando existirem obstaculos, físicos ou não, que impedem ultrapassagem utilizando a faixa de pista contrária.
Pelo CTB a faixa contínua pintada entre faixas de pista e que aparece em suas fotos é considerada canteiro virtual, ou seja, ele impossibilita utltrapassagem se valendo da faixa contrária.
O MapaRadar tem por norma, em trecho de via de pista dupla, onde existem sensores monitorando ambos os sentidos, cadastrar 2 pontos. Um para cada sentido.
Marcio Marques Soares
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Re: PR - Curitiba - Debate direcionamento Radar
Ok Marcio.
Farei o cadastro de dois radares, conforme sua orientação.
Acredito que o que me deixou um pouco confuso foi que tentei me basear em um radar nessa mesma estrada e que foi cadastrado com sendido duplo. Veja:
Radar Fixo
ID:
Pais: Brasil
Estado: MG
Cidade: Santa Juliana
Inteligente: Não
Velocidade: 60 km\h
Coordenadas: (-19.309113, -47.537385)
Direção: 37 - Sentido Duplo: Sim
Ultimo Usuário: N/D
Data Criação: 31/05/2010 02:57:23
Data Alteração: 02/05/2011 16:12:35
Observações: Alterado jefersonba
Att.,
José Antonio
Farei o cadastro de dois radares, conforme sua orientação.
Acredito que o que me deixou um pouco confuso foi que tentei me basear em um radar nessa mesma estrada e que foi cadastrado com sendido duplo. Veja:
Radar Fixo
ID:
Pais: Brasil
Estado: MG
Cidade: Santa Juliana
Inteligente: Não
Velocidade: 60 km\h
Coordenadas: (-19.309113, -47.537385)
Direção: 37 - Sentido Duplo: Sim
Ultimo Usuário: N/D
Data Criação: 31/05/2010 02:57:23
Data Alteração: 02/05/2011 16:12:35
Observações: Alterado jefersonba
Att.,
José Antonio