Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Relacionadas com pontos de alerta
tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 04 Set 2020, 16:17

Moro em Brasilia e nestes dias notei que vários radares não estavam sendo notificados pelo meu GPS . Como costumo sempre atualizar o aparelho pelo Speedcam que baixo do site , fui verificar o mapa dos pontos de alerta no site do maparadar e, para minha supresa, estes radares simplesmente desapareceram !!! Varios radares da DF-095 (EPCL) e da DF-085 (EPTG) No trecho entre Taguatinga e a 450 (EPIA) em Brasilia não existem mais! Só na EPTG contei mais de 7 radares que estão faltando no mapa do maparadar !!! Gostaria de saber o que aconteceu ! Qual o motivo para estes radares não constarem mais do mapa.. Alguns vou re-incluir agora, mas outros terei que mapear.
Aproveitei para olhar o mapa do maparadar para outros radares da região e percebi que vários outros que estão em operação foram também retirados ! Por exemplo da via EPVP ! que liga a via EPTG (DF-085) , à EPNB (DF-075) , desapareceu a maioria do maparadar (mas eles estão lá fisicamente) . na 070 (continuação da DF-095) igualmente, vários radares não constam mais no mapa.
Não sei porque estes radares foram retirados ! Se foi por algum erro do sistema , ou simplesmente por falta de certificação pelo inmetro. Mas gostaria de entender o que aconteceu !.
Mas se o "sumiço" dos radares foi simplesmente um erro, e se tiverem um mapa mais antigo , por comparação, poderei apontar quais os radares foram retirados .

Update 06/09/2020

Troquei o Speedcam.txt por uma versão mais antiga, que baixei em 26/07/2020 e nesta versão ainda constam todos os radares que foram deletados do site . Fiz um teste rodando pela DF-095 e com este Speedcam de 26 de Julho, todos os radares constam e estão corretos . Então o problema ocorreu após 26 de Julho de 2020 .

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 09 Set 2020, 17:39

Tadeu, sou eu que estou fazendo uma revisão nos radares das vias administradas pelo DER-DF. Descobri que mais da metade dos radares destas vias não têm verificação do Inmetro, ou seja, não podem multar. Consegui baixar toda a base do Inmetro para o DF e estou olhando radar por radar de várias das vias administradas por eles.

Nas vias administradas pelo DETRAN e pela PRF isso não acontece, todos os radares têm verificação Inmetro e estão ativos.

Por exemplo, a EPGU tem 14 radares aparentes, mas apenas 6 têm verificação do Inmetro. Eu sempre desconfiei desta enorme quantidade de radares, o custo disso deve ser enorme, este levantamento que estou fazendo está esclarecendo as coisas. Por exemplo, o DF tem ao todo 606 radares, sendo que o DER-DF tem "apenas" 191 deles

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 09 Set 2020, 19:03

Entendi ... o DER é a principal entidade que emite multas no DF . Vejo esta questão de um modo preocupante . De um lado, bom saber que boa parte dos radares não está certificada pelo INMETRO e a multa não é valida. Mas a questão é: O DER pode multar através destes radares ou não ? Se ele puder emitir a multa, mesmo com o radar não sendo certificado, teríamos que verificar se o radar é valido e entrar com uma defesa prévia, ou recurso !
Minha opção .... Prefiro que o GPS me alerte do radar, mesmo não certificado pelo INMETRO para, na dúvida , evitar uma multa .

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 09 Set 2020, 21:30

O art 3º da Resolução 396/2011 do Contran determina que:

Art. 3° O medidor de velocidade de veículos deve observar os seguintes requisitos:

I - ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos nesta Resolução;

II - ser aprovado na verificação metrológica pelo INMETRO ou entidade por ele delegada;

III - ser verificado pelo INMETRO ou entidade por ele delegada, obrigatoriamente com periodicidade máxima de 12 (doze) meses e, eventualmente, conforme determina a legislação metrológica em vigência.


Se não tiver esta verificação, o radar não pode multar e qualquer multa expedida nele é inválida. A listagem de aparelhos verificados pode ser consultada no endereço:
https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento

Eu duvido que o DER multe sem a verificação, pois cada auto de infração tem que trazer o número de verificação do aparelho. Mas já sei de um radar da EPVP onde vou fazer um teste, vou passar a 75 no radar de 60 e ver se em 30 dias chega algo.

PS: A resolução 396 foi revogada pela resolução 798/2020, que entra em vigor em 1º de novembro, mas tem o mesmo artigo.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 09 Set 2020, 22:13

Ótimo que não possam multar sem o aparelho estar homologado .
A EPVP foi um caso bem típico do que é a industria da multa . Há coisa de pouco mais de 1 ano ou 2 , de um dia para outro, encheram a via de radares ! Muitos com uma distancia muito pequena entre eles, coisa de 300 metros . Reportei e pedi ainclusão de todos aqui no maparadar . Agora percebi que muitos foram retirados do mapa , provavelmente, por não terem a certificação do INMETRO .
Depois me conta se recebeu ou não a multa ..
Editado pela última vez por tadeu77 em 10 Set 2020, 17:05, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 10 Set 2020, 15:30

Tadeu, passei hoje em 4 radares "inexistentes" da EPVP a 75 km/h no GPS. O suficiente pra multar, mas pra multa ser a de até 20% (75-7, VC=67). Freei em todos que estão verificados, fazendo questão de passar abaixo de 60 (e dois de 50).

Hoje é 10/09, vamos ver se até 10/10 aparece alguma coisa. Não pode aparecer, pois estes radares não têm verificação do Inmetro.

Até porque uma palhaçada dessas seria digna de alguma ação do Ministério Público. Ou verifica (e $$$paga$$$) essa pancada de radar ou não multa por eles.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 10 Set 2020, 17:03

Estou curioso para saber o que vai acontecer ... Li que o as certificacões do INMETRO que vencem este ano foram prorrogadas para o próximo ano devido à pandemia . você verificou isto ?

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 10 Set 2020, 17:29

Sim, Tadeu, inclusive o Inmetro estendeu todas as validades desde março enquanto durar a pandemia. Fizeram até portaria pra isso. Gerenciar essas certificações para os mais de 600 radares do DF é loucura, iria ser um tal de exclui radar, restaura radar o tempo todo. E teria que ficar vigiando sempre.

Eu só passei em radares que NUNCA foram certificados, ou seja, nunca puderam multar. Estes sem nenhum registro eu achei "seguros", pois entendo que o DER colocou ali sem intenção de ativar, só pra dar uma impressão de fiscalização ostensiva. Mas é só o DER que faz isso, os radares das BR e do Detran, todos que eu chequei tinham validação...

Acontece também que às vezes o contrato acaba, o radar fica um tempo sem multar, aí depois volta e volta a multar. Muito risco, vai que conseguiram renovar o contrato neste meio tempo...

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 10 Set 2020, 19:17

Exatamente ... vc tocou no ponto que questionei . E se de repente o radar é homologado, volta a multar mas ainda não voltou para a nossa base do Multiradar ? Por isto prefiro ser alertado , mesmo que o radar não esteja válido ! Prefiro pecar pelo excesso ...
Cheguei a conversar isto com o Flavio Costa e ele me disse que foi uma decisão colegiada, de retirar os radares não homologados ! Até para diminuir o número de radares e os custos do site .
Outra coisa, vc falou que os radares do Detran estão todos válidos, e que os não certificados pelo INMETRO são do DER . Então a EPVP , eprtence ao DER ? Pensei que fosse uma via municipal !!!!

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 10 Set 2020, 20:17

Todas as DF-XXX são do DER-DF. As EPxx são DER-DF

EPVP é a DF-079.

Aqui tem a lista de todas:

http://arquivos.der.df.gov.br/downloads ... 9_2018.pdf

Estão aí as rodovias administradas pelo DER-DF

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 10 Set 2020, 23:07

Opa ... valeu ... obrigado pela dica ! vou olhar

Avatar do usuário
Route 66
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1138
Registrado em: 14 Nov 2010, 21:53
Residência: BRASIL - DF - Brasília

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Route 66 » 10 Out 2020, 10:00

Tadeu, passaram-se 30 dias desde que passei a 75 em 4 pardais de 60 sem INMETRO da EPVP (dia 10/09) e não chegou NENHUMA multa no SNE. Pesquisei também no Detran e no DER, zero multa. Realmente os pardais não cadastrados no INMETRO não estão multando, estão lá só de enfeite mesmo pro povo frear no radar.

tadeu77
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 367
Registrado em: 08 Out 2012, 13:16
Residência: Brasil - DF - Brasilia

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por tadeu77 » 10 Out 2020, 12:42

Ótimo saber disto ... Obrigado pela resposta . Grande abraço

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por FlavioAlCosta » 10 Out 2020, 17:25

tadeu77 escreveu:....De um lado, bom saber que boa parte dos radares não está certificada pelo INMETRO e a multa não é valida....
Não está certificado porque não está operando com função radar.
tadeu77 escreveu:...Mas a questão é: O DER pode multar através destes radares ou não ?
Desconhecemos casos de multas a partir de equipamentos que não possuem certificados de homologação válidos.
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25019
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por FlavioAlCosta » 10 Out 2020, 17:37

Complementando, nem todas as câmeras instaladas ao longo de ruas, avenidas e rodovias são equipamentos destinados a monitorar velocidade.
Boa parte delas fazem serviço de controle de tráfego acompanhando o fluxo de veículos, comportamentos estranhos, acidentes e etc.
Outras são do tipo OCR, fazem leitura das placas veiculares e identificam veículos furtados/roubados e com licenciamento vencido, por exemplo.
Em rodovias temos também o controle de veículos de carga cujos equipamentos são muito parecidos com os que tem função "radar".

Só mantendo os equipamentos que fazem efetivamente monitoramento de velocidade, a base já está enorme, agora imaginem se formos cadastrar
qualquer tipo de câmeras espalhadas pelo Brasil afora, como vai ficar ?
Daí aplicamos um filtro chamado "INMETRO" que nos garante a qualidade e a confiabilidade da base de radares do MAPARADAR, nada de "radar" que não seja "radar".

Aí poderiam perguntar: Como vou saber se é radar ou não ?
Muito simples, respeitar os limites de velocidade em todas as vias pois o MAPARADAR visa tão somente complementar a sinalização existente para que nos casos onde o motorista não tenham percebido a sinalização, por qualquer motivo que seja, o mesmo possa ser alertado para o limite de velocidade da via.
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24835
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Radares de Brasilia desapareceram do maparadar

Mensagem por Marcio » 11 Out 2020, 11:40

tadeu77 escreveu:Minha opção .... Prefiro que o GPS me alerte do radar, mesmo não certificado pelo INMETRO para, na dúvida , evitar uma multa .
me perdoe Tadeu, para se evitar multa basta seguir a sinalização existente na via quanto a velocidade máxima permitida.

Compreenda que em muitos países o serviço prestado pelo maparadar é proibido e até tentaram impor essa restrição no Brasil há uns 6 anos atrás, mas não conseguiram porque o maparadar na verdade auxilia a segurança alertando a velocidade maxima permitida (cadastro radar) nas vias que por muitas vezes não sofrem manutenção de sua sinalização. Vandalismo e mato encobrindo a sinalização é muito comum.

Não é só voce que prefere ter até os radares fakes cadastrados, outros usuários também preferem, mas nesses casos sugerimos empregar o APP Waze com o modo radar ativado. Ele coleta dados de usuarios e no Brasil e maioria de condutores conclui radar fixo que multa pelas cameras instaladas nas laterais da pista ou em totem acima dela.

Uma coisa que temos observado no Brasil é o emprego de sinalização de fiscalização eletrônica e cameras só para induzir o condutor a reduzir a velocidade. Estamos substituindo por lombada aqueles que tem display de velocidade e não multam. Talvez em vez de cadastrar radar como voce prefere, talvez seja interessante fazermos o mesmo com esses radares fakes.

Por fim compreenda que se propoe o maparadar prestar um serviço eficiente e com qualidade. Perderíamos a qualidade se estampássemos radares fakes sabendo que eles não podem multar.

Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”