AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 11 Mar 2011, 09:26

Olavo,
Conheço você do seu serviço paralelo de radares de outro fórum e cheguei a esta discussão atreves dele, e minha pergunta tem um motivo, segue texto que você postou naquele fórum:

Código: Selecionar todos

Olá pessoal,

Obrigado pelos comentários postados, assumi o cargo de gerente na implantação da refinaria Abreu e Lima em Ipojuca - PE, me mudei para Recife e fiquei sem tempo para atualizar a minha base. 
.
No final do ano passado baixei um arquivo do MapaRadar, fui para o Rio, São Paulo e Floripa e para minha surpresa diversos radares passaram a não funcionar. Tive que voltar para o meu antigo arquivo BR101.
.
De volta pesquisei o que estava havendo e descobri que estão modificando os antigos radares e cadastrando novos com base na foto satélite, o que faz com que eles fiquem fora da via. Assim os radares não sinalizam, esqueceram que o GPS navega através do mapa que é baseado no mapa do Google.
.
Deixei comentário no novo site do MapaRadar, o debate está aberto, é bom que todos opinem para chegarmos a uma conclusão boa para todos.
.
Link: 
http://maparadar.com/forum/viewtopic.php?f=92&t=700&sid=3ca4e4338084b7b3a683d3ca171276e2&start=10


Assim que der vou postar novo arquivo.

Abraços a todos,
Olavo

A minha pergunta tem por base este seu comentário acima, você perdeu um excelente oportunidade de atualizar a nossa base de dados e esta apenas criando polemica inclusive buscando amparo para a sua causa até fora deste fórum.

Todos nos usuários agradecemos o seu auxílio no passado, não esta na hora de você colocar os pés no presente e contribuir também, que tal começar atualizando os radares em Recife?

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 11 Mar 2011, 09:49

Jefersonba,

Esta discussão não esta sendo levada para o lado pessoal, estava sendo travada no lado técnico em defesa deste site que é muito útil para nos, tem muitas pessoas que criticam sem participar e sem contribuir, tenho visto varias críticas injustas ao maparadar em outros fóruns de pessoas que apenas conhecem superficialmente o site.

Quem levou para o lado pessoal foi o KOUR com uma postura muito superficial e fútil levando a discussão de radares para a de bens materiais, isto prova que ele não tem mais nenhum argumento valido para a tese que estava defendendo em nome outro usuário e começou a apelar.

EVALDO LUIZ DA SILVA
Novato
Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 12 Mar 2011, 02:29

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por EVALDO LUIZ DA SILVA » 12 Mar 2011, 04:00

Olá Pessoal!!!

Acompanho alguns fóruns já há tempos e gostaria de externar a minha opinião sobre
esse assunto tão desnecessário (na minha opinião).
O Olavo sempre trabalhou sozinho (até onde sei) para colocar no "ar" uma base
de radares bastante confiável, que sempre foi usada por muita gente.
O site maparadar executa um brilhante serviço aos possuidores de gps, mantendo
atualizada uma base de radares. (além de ser o único em sua categoria)
Alguém já imaginou se não existisse o site maparadar?
Na minha opinião, muito provavelmente, uns 90/95% dessa base está rigorosamente correta
em relação às coordenadas dos radares, pelo menos é o que noto aqui em São Paulo e em
algumas rodovias que passo com certa frequência. (374/075...etc).
Uma pequena quantidade...posso contar em apenas uma das mãos, realmente está
com uma posição incorreta em relação ao mapa.
Fui ontem de São Paulo a Itú e apenas 1 radar estava com posição incorreta e 2 não avisaram (são novos!!!)
É uma quantidade muito pequena para gerar tanta polêmica!!!
O site está de parabéns pelo belíssimo trabalho que realiza.
Geralmente as pessoas passam pelo radar com bastante frequência, pois é o caminho de
suas residências, trabalho, enfim, conhecem o posicionamento correto dos radares em relação ao mapa que estão usando.
Partindo dessa premissa, como sugestão, poderia ser feito um arquivo de texto, como o speedcam, acrescentando os endereços das coordenadas.
Esse arquivo poderia ser baixado pela comunidade do maparadar e cada membro que passasse por um radar (em seu trajeto)colocaria nesse arquivo texto a sua opinião em relação ao posicionamento.(se estivesse ok, ou como seria seu reposicionamento).
Feito isso, enviariam esse arquivo novamente ao site maparadar para montagem de uma nova base de dados.
Acredito que com um pouquinho de trabalho, teríamos uma base de radares bastante confiável (talvez por algum tempo, ou até sair uma nova versão de mapa), mas seria uma base nova.
Eu particularmente me coloco `a disposicao para efetuar essa auditoria/atualizacao/reposicionamento.......aqui em Sao Paulo e enviar para
o site maparadar as divergências encontradas.

Abs!

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 12 Mar 2011, 04:24

Prezado EVALDO LUIZ DA SILVA,
agradecemos a sua participação em nosso forum e esperamos que nele informe a pequena quantidade de radares que observou erradamente cadastrados. Isso nos permitirá analiza-los e, quem sabe, corrigir posicionamentos e configurações.

Em momento algum houve intenção de desmerecer o trabalho voluntario do Olavo, não só aqui no MapaRadar, como tambem para a comunidade que se vale do navegador iGO.

Se leu todas as postagens deste topico identificou nossas ponderações quanto ao objetivo do MapaRadar que é o de prover pontos de alerta para todos os tipos de navegadores e não somente o iGO.

Aqui no MapaRadar passamos a melhor georeferenciar pontos de alerta. Se os provedores de mapa não corrigirem seus mapas a culpa da falta de alertas não pode ser creditada ao Maparadar e tampouco deve o MapaRadar posicionar os pontos acompanhando erros de determinado mapa. Se assim o fizer penalizará a todos os demais usuários que se valem de outros navegadores e, consequentemente, de mapas de outros desenvolvedores.

Na minha opinião sua idéia seria praticavel se não existissem mapas diferentes. Existindo fica dificil operacionaliza-la.

O importante é que passamos a implantar novos pontos de alerta satisfatoriamente bem georeferenciados e ainda estamos corrigindo aqueles constantes da nossa base e cadastrados erradamente no passado. A aproximação da excelência se dará no espaço de tempo que a comunidade desejar. Para isso basta que ela nos informe onde corrigir.

Por gentileza, não se esqueça de nos ajudar nessa redução de tempo informando os pontos errados observados.

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 12 Mar 2011, 11:34

Os radares cadastrados pelas coordenadas do gps independem de mapa, pelo menos para o meu aparelho.
Ja fui notificado com exatidao de radares que no mapa do gps apareciam no meio do mato e até do mar.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 12 Mar 2011, 12:11

jatinhaoutro,
sem duvida os radares cadastrados pelas coordenadas extraidas do GPS independem do mapa, porém a ativação do alerta depende do mapa, do alinhamento da via desenhada no mapa. Se a via estiver mal georeferenciada o ponto posicionado corretamente ficará distante dela e por vezes a uma distancia superior a estabelecida no algoritmo do navegador para reconhecer aquele ponto como um ponto de alerta para aquela via.

Por isso existe no iGO o max_distance que pode ser configurado pelo usuário que tem certa intimidade com configuração de arquivo de sistema.

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 12 Mar 2011, 13:27

PessoALL

Muito bem colocado pelo Jatinhaoutro e Marcio, entendo que toda essa discussão está sendo gerada pelos usuários do IGO, porque o vagabundo do Garmin só não apita se radar não estiver lá, pois se estiver lá, até sem mapa ele apita, e se não estiver no lugar correto, pode escolher o mapa que quiser que não vai apitar.

Para quem está criticando:

O Maparadar é simplesmente um site de gestão de informações sobre radares, a precisão das informações depende fundamentalmente de quem contribui, e lamento informar mas a base de dados do maparadar jamais será perfeita, pois o que está perfeito hoje é passível de correção no dia de amanhã, então criticar que o ponto está errado não resolverá o problema, o problema só será resolvido mediante contribuição, é uma energia extremamente desnessária que está sendo gasta nesse post.

Abraços

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 12 Mar 2011, 16:32

Marcio
Eu nao tinha pensado nisso, esses radares que avisaram no meio do mato estavam sem direção, caso contrario acho que nao teriam avisado.

1000T0N
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 911
Registrado em: 30 Out 2010, 21:46

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por 1000T0N » 12 Mar 2011, 20:15

Sem direção e numa distancia aproximada à 300 mts, onde o IGO tem por definição o reconhecimento do ponto.

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 13 Mar 2011, 10:20

O meu avisa a 500 metros, tem um parametro para configurar é o maxlookahead.
O maxdistance frm de road nao deu certo no meu, acho que só serve no Igo Primo. O meu ficou lento e parou de bipar.
Talvez o label nao seja o mesmo dos demais.
Alguem por ai ja testou isso?

Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jefersonba » 13 Mar 2011, 10:49

jatinhaoutro escreveu:O meu avisa a 500 metros, tem um parametro para configurar é o maxlookahead
Confesso ainda não saber o real significado de todas as configurações para o iGO.
Os parâmetros que utilizo neste caso, são:
speedcam_maxdistance_from_road
speedcam_max_angle
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 14 Mar 2011, 09:57

Acho que os avisos de radares são uma combinação de parâmetro, veja o arquivo anexo com o exemplo, se o radar ficar fora deste campo ele é descartado e não avisa.
Anexos
Radar.JPG
Radar.JPG (28.6 KiB) Exibido 37223 vezes

1000T0N
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 911
Registrado em: 30 Out 2010, 21:46

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por 1000T0N » 15 Mar 2011, 20:55

Fernando_Cesar, aproveitando a aula... se temos uma definição em speedcam_max_angle e warn_distances indicado na sua ilustração speedcam_maxdistance_from_road não é despresível?

Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jefersonba » 15 Mar 2011, 22:53

Muito boa a ilustração, também não sei, corrijam-me (pois vai servir pra eu aprender), mas
warn_distances="120:480,110:440,100:400,90:350,80:300,70:220,60:150,50:120,40:100"

Warn_distances não seria para avisar a tantos metros do radar à frente de acordo com a velocidade do mesmo. Já, penso que se colocar um valor muito alto para o speedcam_maxdistance_from_road ele acabará avisando outros radares próximos.
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 17 Mar 2011, 17:18

1000T0N,
Com certeza o valor de speedcam_maxdistance_from_road é desprezível, o que pode acontecer é descartar radares que ficaram foram cadastrados com uma versão de mapa em que a estrada esta defasada de sua posição real e que foi corrigida em uma versão seguinte, creio que é este o caso de muitas reclamações de radares que não bipam já que recentemente tivemos varias atualizações de mapas, por outro lado ele pode bipar para radares em ruas ou avenidas paralelas como a marginal Tiete ou Pinheiros.

Jefersonba,
Acho que ele sempre vai avisar primeiro os radares mais próximos, tem que ter cuidado para que a distancia do warn_distances não fique muito baixa, se ficar muito baixa você não vai ter tempo de fazer uma desaceleração com segurança.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 17 Mar 2011, 18:21

Fernando_Cesar,
não considero o valor do speedcam_maxdistance_from_road desprezivel.

Na minha opinião (não tenho iGO para testar) quanto maior for o valor dele menos problemas de desalinhamento de mapa ocorrerão desde que se eleve junto o speedcam_max_angle.

Mantendo-se os 22,5º do padrão para o speedcam_max_angle, ao elevarmos o speedcam_maxdistance_from_road pegaremos radares fora da via, mas por outro lado esses não ativarão o alerta porque extrapolam a tolerancia aplicada no speedcam_max_angle. Se elevarmos um teremos que elevar o outro.

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 28 Mar 2011, 16:10

Marcio,

Acho que me expressei errado quando falei em valor desprezível, creio que para cada situação um ou outro parâmetro tem mais relevância que outro.

Eu ainda tenho duvidas como estes parâmetros atuam, os alarmes são ativados quando o radar esta posicionado na área de abrangência dos 3 parâmetros ou de apenas 2 é ativado também?
Veja a figura:

a. Radar Laranja, este com certeza esta ativo já que passou pelos e 3 parâmetros;
b. Radar Azul, acho que este esta inativo por estar apenas sobre a ação de 1 parâmetros;
c. Radar Verde, este não tenho certeza como se vai ativar ou não ativar nesta posição;
d. Radar vermelho, ativo sem duvida

Pela minha lógica, acho que deveriam ser ativados apenas com os 3 parâmetros juntos, mas aqui mesmo no site vamos encontrar quem ache que com 2 é suficiente, qual teria sido a lógica de quem projetou o Igo?

Um problema no Igo é que se o radar estivar na abrangência dos 3 parâmetros (ou talvez 2) ele é ativado mesmo estando em outra rodovia mesmo que esta seja quase perpendicular a primeira, veja este exemplo na rodovia dos Bandeirantes, o radar tem a direção correta e sempre recebo este alerta quando estou na Bandeirantes assim como recebo alertas de alguns radares na pista local da Marginal Pinheiros quando estou na Expressa. Imaginem na Marginal Tiete com 3 pistas.

Acho também que escondidos nestas configurações estão boa parte das reclamações dos usuários sobre de alarmes que não bipam.
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (55.46 KiB) Exibido 37174 vezes
Radares.jpg
Radares.jpg (32.43 KiB) Exibido 37174 vezes

DMZamora
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 551
Registrado em: 29 Ago 2010, 19:44
Localização: Brasí­lia, DF

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por DMZamora » 28 Mar 2011, 17:41

Precisamos deixar bem clara função do parâmetro speedcam_max_angle.

Em algumas mensagens pode ficar a impressão de que o parâmetro define um "cone de cobertura" à frente do veículo, mas não, o que ele define é a máxima tolerância entre a direção real de movimento do veículo e a direção indicada no POI.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 28 Mar 2011, 18:47

Caro Fernando_Cesar,
analisando esse ponto de Radar Movel do seu exemplo identificamos que ele está com direção ERRADA. A direção ali nunca poderia ser 225º. A direção correta dele é 178º. Com 225º estaria 47º defasado do 178º que á a direção real da via ali.
Ora, se o max_angle default é 22,5º (11,25º para cada lado da direção cadastrada) a tolerancia para cadastro desse ponto em direção seria 189,25º.

Se o mapa utilizado estiver bem alinhado nessa área o usuário do GPS nunca receberia o alerta desse radar com direção 225º.

Se o mapa estiver com a via desalinhada lateralmente é outra estória já que a referencia para o max_angle para aquele ponto seria outra.

Se a via estiver desalinhada lateralmente em sentido contrario ao ponto esse pode ultrapassar o max_angle da via desenhada no mapa.

Outra situação a ser levada em consideração é que esse ponto se encontrava mal georeferenciado em nossa base. Ele estava posicionado entre pistas e não na pista que monitora que é a de direção SUL.

Como estava erradamente cadastrado e configurado, esse ponto não pdoeria servir antes como fator de análise. Agora sim pode ser utilizado para analise já que foi por mim corrigido o cadastro dele.

Na minha opinião o iGO ativa o alarme do ponto se todos os três parametros forem atendidos e se um deles não for o alarme não será ativado.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por bolabyte » 23 Set 2011, 17:43

Estou fazendo uma série de testes aqui, para entender bem esses parâmetros do iGO (Primo 1.2 com diMka, no meu caso). Criei um speedcam.txt com um radar fictício para isso.
Nos resultados que obtive, até o presente momento, parece que:
- Para o navegador soar o alerta é necessário sim que os 3 parâmetros sejam atendidos: maxdistance, max_angle e distance.
- speedcam_maxdistance_from_road não tem maiores segredos, é a distância lateral em relação à pista do mapa por onde o carrinho do navegador trafega, dentro da qual o radar deve estar para ser alertado. Só uma observação: se o mapa estiver descalibrado ao ponto do navegador não manter o carrinho na pista, ou seja, você esta naquela pista, mas o carrinho aparece rodando numa outra pista lateral, se o speedcam_maxdistannce_from_road, de lá, daquela outra pista, não alcançar o radar, ele não alerta. Ou seja, não vale a posição real do seu veículo (o pontinho). Vale o carrinho mesmo.
- warm_distances: não estou configurando esse parâmetro no meu sys.txt, pois está me parecendo que o Primo com a diMka faz algum tipo de cálculo considerando a velocidade do veículo e a velocidade cadastrada do radar. Fiz uns testes, e quando eu mudo a velocidade de aproximação do meu carro, muda a distância da detecção. Também quando mudo a velocidade cadastrada do radar, mas mantenho a velocidade de aproximação do carro, também muda a distância da detecção. Nem quis configurar no sys.txt porque, seja lá como for esse cálculo, os alertas estão soando em distâncias muito confortáveis. Não soa muito longe, nem muito perto. É muito equilibrado o comportamento do navegador/skin.
- speedcam_max_angle: aqui o bicho pega. Até agora, tá me parecendo que realmente é um ângulo entre a linha da pista e a linha da direção do radar. Parece mesmo que não tem nada a ver pensar que é uma espécie de cone à frente do veículo não. Vejam só dois resultados:
1) Colocando o speedcam_max_angle em 360º, o navegador tratou o radar como se fosse um radar sem direção. Alerta quando meu carro vai num sentido, no sentido contrário e até na perpendicular da direção do radar.
2) Colocando 180º o alerta soa até na perpendicular da direção do radar, mas passou disso, não. Observação: para esse parâmetro, nos mapas descalibrados, ainda não testei se vale o pontinho da posição real ou o carrinho na trajetória. Eu preciso para isso achar um ponto descalibrado do mapa onde meu carrinho apareça rodando não onde estou, mas numa via próxima e que tenha um ângulo diferente. Tá meio difícil, pois quando o navegador não dá conta de compensar, ele sempre tem jogado o carrinho em alguma pista parelela à que estou. Mas, a julgar pelo comportamento dos outros parâmetros, acredito que vai considerar a via onde estiver o carrinho e não a que eu efetivamente estiver.
Bem, não encarem, por enquanto, esses meus testes como 100 por cento corretos. Ainda falta testar muitas combinações de valores dos parâmetros e do deslocamento do veículo.
Agora, uma coisa já é certa pra mim:
Fazer uma base de dados de radares tem que ser como está sendo feita no MapaRadar. O Radar tem que ser cadastrado nas coordenadas geo corretas. Não interessa se em algum navegador, seja mais usado ou menos usado, vai funcionar ou não.
O erro dos mapas não justificariam o erro de cadastramento.
Fazer o cadastramento de um radar numa posição errada para atender um determinado navegador ou mapa, seria querer fazer a cana a partir da rapadura.
Que o radar, na tela do GPS fique lá, no meio do mato, do mar, na rua, na chuva, na casinha de sapê, sei lá. Mas vai estar correto.
O argumento de que no Brasil ninguém compra mapa e que, por isso, não é lucrativo para as empresas produtoras aprimorarem os mesmos, não acho válido.
Muita gente navega sim com o mapa que vem no seu GPS comprado legalmente.
Outra coisa é que os automóveis começam a sair com sistemas de GPS já integrados em seus painéis, e eles usam os mesmos mapas. A indústria automobilística vai cobrar mapas com uma certa qualidade.
E também, eu tenho visto muita reclamação dos últimos mapas da Teleatlas/TomTom. Dos demais, se não melhoraram, parece que não pioram tanto não. Esse último da TA tá de lascar. Já encontrei lugar onde o mapa tá uns 400 metros fora da realidade. E não é dentro de cidade pequena não, é em rodovia mesmo.
Minha campanha tem o seguinte slogan: "Radar no seu devido lugar"

Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”