Mensagem
por bolabyte » 23 Set 2011, 17:43
Estou fazendo uma série de testes aqui, para entender bem esses parâmetros do iGO (Primo 1.2 com diMka, no meu caso). Criei um speedcam.txt com um radar fictício para isso.
Nos resultados que obtive, até o presente momento, parece que:
- Para o navegador soar o alerta é necessário sim que os 3 parâmetros sejam atendidos: maxdistance, max_angle e distance.
- speedcam_maxdistance_from_road não tem maiores segredos, é a distância lateral em relação à pista do mapa por onde o carrinho do navegador trafega, dentro da qual o radar deve estar para ser alertado. Só uma observação: se o mapa estiver descalibrado ao ponto do navegador não manter o carrinho na pista, ou seja, você esta naquela pista, mas o carrinho aparece rodando numa outra pista lateral, se o speedcam_maxdistannce_from_road, de lá, daquela outra pista, não alcançar o radar, ele não alerta. Ou seja, não vale a posição real do seu veículo (o pontinho). Vale o carrinho mesmo.
- warm_distances: não estou configurando esse parâmetro no meu sys.txt, pois está me parecendo que o Primo com a diMka faz algum tipo de cálculo considerando a velocidade do veículo e a velocidade cadastrada do radar. Fiz uns testes, e quando eu mudo a velocidade de aproximação do meu carro, muda a distância da detecção. Também quando mudo a velocidade cadastrada do radar, mas mantenho a velocidade de aproximação do carro, também muda a distância da detecção. Nem quis configurar no sys.txt porque, seja lá como for esse cálculo, os alertas estão soando em distâncias muito confortáveis. Não soa muito longe, nem muito perto. É muito equilibrado o comportamento do navegador/skin.
- speedcam_max_angle: aqui o bicho pega. Até agora, tá me parecendo que realmente é um ângulo entre a linha da pista e a linha da direção do radar. Parece mesmo que não tem nada a ver pensar que é uma espécie de cone à frente do veículo não. Vejam só dois resultados:
1) Colocando o speedcam_max_angle em 360º, o navegador tratou o radar como se fosse um radar sem direção. Alerta quando meu carro vai num sentido, no sentido contrário e até na perpendicular da direção do radar.
2) Colocando 180º o alerta soa até na perpendicular da direção do radar, mas passou disso, não. Observação: para esse parâmetro, nos mapas descalibrados, ainda não testei se vale o pontinho da posição real ou o carrinho na trajetória. Eu preciso para isso achar um ponto descalibrado do mapa onde meu carrinho apareça rodando não onde estou, mas numa via próxima e que tenha um ângulo diferente. Tá meio difícil, pois quando o navegador não dá conta de compensar, ele sempre tem jogado o carrinho em alguma pista parelela à que estou. Mas, a julgar pelo comportamento dos outros parâmetros, acredito que vai considerar a via onde estiver o carrinho e não a que eu efetivamente estiver.
Bem, não encarem, por enquanto, esses meus testes como 100 por cento corretos. Ainda falta testar muitas combinações de valores dos parâmetros e do deslocamento do veículo.
Agora, uma coisa já é certa pra mim:
Fazer uma base de dados de radares tem que ser como está sendo feita no MapaRadar. O Radar tem que ser cadastrado nas coordenadas geo corretas. Não interessa se em algum navegador, seja mais usado ou menos usado, vai funcionar ou não.
O erro dos mapas não justificariam o erro de cadastramento.
Fazer o cadastramento de um radar numa posição errada para atender um determinado navegador ou mapa, seria querer fazer a cana a partir da rapadura.
Que o radar, na tela do GPS fique lá, no meio do mato, do mar, na rua, na chuva, na casinha de sapê, sei lá. Mas vai estar correto.
O argumento de que no Brasil ninguém compra mapa e que, por isso, não é lucrativo para as empresas produtoras aprimorarem os mesmos, não acho válido.
Muita gente navega sim com o mapa que vem no seu GPS comprado legalmente.
Outra coisa é que os automóveis começam a sair com sistemas de GPS já integrados em seus painéis, e eles usam os mesmos mapas. A indústria automobilística vai cobrar mapas com uma certa qualidade.
E também, eu tenho visto muita reclamação dos últimos mapas da Teleatlas/TomTom. Dos demais, se não melhoraram, parece que não pioram tanto não. Esse último da TA tá de lascar. Já encontrei lugar onde o mapa tá uns 400 metros fora da realidade. E não é dentro de cidade pequena não, é em rodovia mesmo.
Minha campanha tem o seguinte slogan: "Radar no seu devido lugar"