AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 13 Fev 2011, 23:03

Prezado Olavo Filho,
não seria mais recomendavel voce invadir de mensagens as caixas postais dos desenvolvedores de mapas com informações de desalinhamentos encontradas?

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por escadajr » 14 Fev 2011, 00:00

Caro mabroglia, suas informações são bem-vindas! Acho que o pessoal do Tracksource deveria "expandir seus horizontes" e lançar mapas para outros navegadores. Já tem alguma previsão?

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 14 Fev 2011, 02:43

escadajr

Quanto aos "horizontes", todos nós sempre achamos isso também, a vontade de outros padrões sempre existiu, e a previsão é talvez jamais :(
O problema principal é o compilador, o único fabricante de GPS que teve seu código de criptografia quebrado foi o Garmin, e o único software que compila mapas roteáveis no padrão Garmin é o Cgpsmapper ao qual temos uma licença paga sob concessão "Creative Commons".
Se algum fabricante disponibilizar o compilador para o seu padrão ou a especificação do seu código de criptografia, no outro dia o pessoal começa a disponibilizar os mapas, pois o Tracksource é essencialmente um "data base", mas ja foi contactado praticamente todos os fornecedores de software para GPS inclusive o Sygic e a resposta foi sempre negativa, o pessoal quer continuar à vender mapas.

Enfim, se o Google é a referência do Maparadar e se Google em alguma região não está atendendo, não vejo impeditivo do usuário do Maparadar ou mesmo a coordenação do Maparadar, puxar as coordenadas pelo Tracksource, como uma opção alternativa.

Abraços e espero ter colaborado.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 14 Fev 2011, 08:57

Escada,
o TrackSource esta enfrentando um grande problema que é a descontinuidade do compilador cgpsmapper e a introdução por parte da Garmin de proteções no sistema de forma que não leia produtos não licenciados por ela.
mabroglia escreveu:Enfim, se o Google é a referência do Maparadar e se Google em alguma região não está atendendo, não vejo impeditivo do usuário do Maparadar ou mesmo a coordenação do Maparadar, puxar as coordenadas pelo Tracksource, como uma opção alternativa.
Prezado mabroglia,
apenas uma pequena correção. Cita voce TRU e bem sabe que o TRU é um mapa teste que ainda não foi promovido ao TRC. NO TM devemos utilizar o TRC GTM e não o TRU GTM.
Como exemplo cito os mapas de Prado e Alcobaça, ambos na Bahia, que quando os peguei para desenvolver estavam ainda somente no TRU-BA. Neles encontrei erros de alinhamento em mais de 300 mts, inclusive na BR-101. Hoje eles já estão no TRC e são desenvolvidos por outro companheiro.

Quanto ao uso do Google como referencia saiba que na nossa Norma PADRÃO de INCLUSÂO, ALTERAÇÃO e EXCLUSÃO de ponto, dentre outros, consta o seguinte:
Padrão escreveu:1 - em princípio o ponto deve ser cadastrado no eixo da via, tendo como referência a imagem do Google Earth. Só se usará as coordenadas extraídas do GPS se a imagem do Google Earth estiver muito desalinhada no local do ponto extraido pelo GPS (mais de 30 mts).
Como voce também sou desenvolvedor TrackSource há mais de 3 anos e com bastante experiencia no uso do GTM PRO. Tenha certeza que aqui no MapaRadar já utilizamos o proposto por voce. Não todos, mas já utilizamos.

Não só utilizamos o GTM como também o MapSource com os 3 mapas carregados nele ( TRC, CNbr e AutoGuia).

O que na verdade ainda ocorre é que o MapaRadar equivocadamente cadastrava pontos tendo como referencia o mapa do Google e ainda existem muitos mal georeferenciados cadastrados no passado. Gradativamente por estimulo de algum elemento da comunidade ou quando encontramos esses pontos estãos sendo corrigidos. A credibilidade no MapaRadar é questão de tempo.

Por gentileza de uma lida no postado em viewtopic.php?f=92&t=700

Avatar do usuário
Fernando_Cesar
Ativo
Ativo
Mensagens: 164
Registrado em: 03 Set 2010, 08:34
Localização: Jundiaí

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Fernando_Cesar » 14 Fev 2011, 09:22

Olavo,

A tendência é que todos os mapas convergirem um dia para a posição correta, até este dia teremos que conviver com as diferenças e elas serão maiores fora dos grandes centros e nas rodovias com menor quantidade de trafego.

Acho melhor termos alguns alertas do que nenhum, e o mais importante, sempre que você descobrir um radar fora de posição basta atualizar a base de dados do site.

Quando radares você atualizou no ultimo mês?
Editado pela última vez por Fernando_Cesar em 11 Mar 2011, 08:55, em um total de 1 vez.

Olavo Filho
Novato
Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:45

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Olavo Filho » 20 Fev 2011, 20:22

Fernando_Cesar escreveu: Quando radares você atualizou no ultimo mês?
.
Fernando Cesar, certamente vc não me conhece, não sabe da contribuição que dei ao MapaRadar, não sabe que foi por denuncias minhas que o Israel decidiu colocar senha no site, não sabe que fui o primeiro Moderador na comunidade do O r k u t, não sabe que fui o primeiro a receber senha do MapaRadar, não sabe que tive que me afastar devido a compromissos profissionais.
O fato de estar afastado não impede que eu continue zelando e contribuindo com projeto do Israel, mesmo que seja de forma escassa.
Estive a frente deste projeto desde a criação do site MapaRadar, se não me falha a lembrança, em agosto ou setembro de 2008.
Alguns links para vc me conhecer melhor.
.

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=67677241&tid=5326425515032742394

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=67677241&tid=5335759011542895098&na=1&nst=1

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=67677241&tid=5381728926980278778

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=67677241&tid=5381729897642887674

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=68629065&tid=5359712860196473338

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=68629065&tid=5324188404007209466

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=68629065&tid=5381669931309500922

Código: Selecionar todos

http://www.gpsbra.com/bra/viewtopic.php?f=76&t=2446&sid=a0494e79899a571ead6aa19ca13f7dae&start=450

Código: Selecionar todos

http://www.gpsbra.com/bra/viewtopic.php?f=76&t=4053&sid=a0494e79899a571ead6aa19ca13f7dae

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 20 Fev 2011, 21:09

Prezado Olavo Filho,
o avanço tecnologico nos atropela, a ciencia evolui e se nos mantivermos em conceitos ultrapassados somos fadados a ficar na cozinha do mundo.

O MapaRadar reconhece seu esforço e é muito grato a voce pelas horas a ele dedicadas, porém compreenda que ele cresceu e nesse crescimento, o que é natural, adquiriu mais experiencia não só pelo "feedback" de seus usuários como também pela colaboração voluntária daqueles experientes em geodésia.

A pergunta do nosso amigo Fernando_Cesar pode parecer ofensiva, mas no fundo podemos ve-la como estimulativa e por essa razão é muito importante resgatarmos nosso espirito comunitario e contribuirmos com falhas observadas quando em navegação.

Não o Maparadar em si, mas a comunidade MapaRadar agradece.

KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por KOURY » 26 Fev 2011, 18:37

101% de acordo com Olavo.
Ele já prestou muita ajuda ao Mapa Radar e suas bases nos ajudaram bastante até maio do ano passado quando postou sua última contribuição. Espero que continue participando e ajudando com seus conhecimentos, mesmo agora morando em Recife.

Queremos você conosco Olavo!!!
Abração

P. Koury

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 26 Fev 2011, 19:29

Olavo escreveu:O mapa que serviria como referência é o do navegador mais usado.
.
Não existe tendência dos mapas serem corrigidos, a Teleatlas não tem interesse em mapear o nosso país, pois ninguém aqui compra mapa.Tenho GPS desde 2006 e desde então os mapas apresentam os mesmos erros.
.
Quando auditarem alguma região e revisarem o mapa temos sim que corrigir os radares, como foi feito quando lançaram o iGO8 (na época tínhamos o iGO 2006) e os mapas mais recentes.
.
Dificilmente vc vai encontrar aqui alguém com mais viagens de carro neste país do que eu, tenho 122 trechos gravados em meu GPS , do Nordeste ao Sul do país, tenho perfeita noção dos erros do mapa.
.
Continuo afirmando que os radares devem ser cadastrados com base no mapa do navegador mais usado.
Prezado KOURY,
estando 101% de acordo, por gentileza, responda as seguintes perguntas:

1 - Como ficariam os usuários que participam da comunidade MapaRadar e utilizam outros navegadores?

2 - Para que servem as constantes atualizações dos diversos mapas para GPS que presenciamos?

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 27 Fev 2011, 10:18

Que é que eu faço quando o proximo mapa Teleatlas for distribuido?

Alguem tem alguma sugestão.?
Eu ja peguei um trecho em Buzios que o Mapa indicave meio do mar e era estrada.... tinha um radar e ele avisou certinho.

Se tivesse cadastrado pelo mapa o que aconteceria: Marque a alternativa correta:

A) eu teria sido multado ( )
B) eu teria morrrido afogado e nao seria multado ( )
C) eu seria multado e afogado ( )

" Levo pernoite mas não perco a piada " Seeelvaaa !

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 27 Fev 2011, 10:49

Jatinha,
tem um dito popular que muito admiro:

- Se alguem tenta gerar discordia, mal ou outra coisa ruim, pare e pense: - Esse alguem que tem problema e não voce.

Estou esperando a resposta do KOURY, mas como ele se cadastrou só para postar uma unica mensagem aqui, tenho minhas duvidas se veio para somar com a comunidade Maparadar. Esperemos e desejo estar enganado no meu pensar.

KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por KOURY » 27 Fev 2011, 22:47

Marcio,
Até o ano passado vinhamos usando os arquivos de radares que funcionavam relativamente bem. Agora o que percebo quando viajo é que alguns radares antes bem posicionados, passaram a não avisar. A pergunta que faço é: Então estamos andando para trás? O primeiro objetivo é de ajudar ao motorista avisando a presença de radares. Claro que cada atualização de mapa deve ser considerada, mas se isso significar maior precisão tecnológica e menor precisão prática, prefiro continuar como era antes. Mudar para ficar pior? Então não exportem mais os arquivos, até que tudo esteja corrigido, sabe Deus quando isso vai acontecer. Se os usuários começarem a perceber que os arquivos exportados do maparadar não estão cumprindo sua função, todo o projeto ficará desacreditado. Sou favorável ao avanço, desde que com bom senso. Preciosismo demais pode atrapalhar neste caso. Muito obrigado pela oportunidade deste diálogo. É na divergencia que surge a luz. Abraço a todos.

P. Koury

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 27 Fev 2011, 23:23

Prezado Kouri

Não estou aqui em defesa de ninguém, mas pegar um exemplo e universalizar como regra geral não é razoável, em primeiro lugar você não apresentou evidências do que está dizendo ou seja nem se o pessoal quiser te ajudar não tém como pois você não declarou aonde está tendo problemas.
Pessoalmente tenho opinião contrária a sua:
Faço mapas para o tracksource, e a base radares do Maparadar é infinitamente melhor que a base dos mapas que possuo, vou incluir na totalidade 100% dos dados de radares em meus mapas, inclusive tinha alguns radares que aparentemente estavam mal posicionados, mas fazendo um estudo mais pontual descobri que era o mapa que tinha que tinha que ser corrigido, se discorda procure no tracksource o mapas São Paulo e faça a constatação por você mesmo, Poste aqui quais os radares que encontrou problemas que o pessoal corrigirá.
Em segundo lugar a perfeição é caminho à ser percorrido e se você acha que o caminho está errado, pergunte em primeiro lugar como pode ajudar, ou poste suas sugestões, pois até agora não observei nenhuma sugestão de melhoramento de sua parte.

Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jefersonba » 28 Fev 2011, 02:21

"Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país."

Eu sou novato por aqui, mas já pude perceber que o MapaRadar tem a chance de se tornar ainda melhor com a participação dos utilizadores.
O que falo não é pessoal a ninguém, estou generalizando: É muito cômodo "baixar" o arquivo de radares, mas quero ver participar com a melhoria dos pontos (pois é ali que se observa o quão trabalhosa, árdua, é a tarefa).
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 28 Fev 2011, 07:20

Koury
Vc sabe o que é um "bonde"? Um trenzinho que andava pelas ruas levando pessoas penduradas para o trabalho?
Aconselho vc abandonar os bondes. Atualize o seu navegador pois parece que é o único por aqui que ainda se comporta como num passado distante.

Se vc disponibilizar uma copia do seu navegador eu posso identificar onde está o problema para vc.
Asseguro que não é a base do Maparadar.

O unico dia em que não se pode fazer nada por ele é o "dia de ontem" !

Viva Hoje e construa o amanhã!

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 28 Fev 2011, 08:00

Prezado KOURY,
não respondeu ainda as duas perguntas que formulei a voce e por isso as refaço:
Marcio escreveu:1 - Como ficariam os usuários que participam da comunidade MapaRadar e utilizam outros navegadores?

2 - Para que servem as constantes atualizações dos diversos mapas para GPS que presenciamos?
Agora vamos analisar os seus comentarios:
Até o ano passado vinhamos usando os arquivos de radares que funcionavam relativamente bem.
Aonde funcionavam bem?
Garanto que no RJ e ES, por onde mais navego com frequencia, não funcionavam bem.
Se participasse aqui com mais frequencia identificaria inumeros elementos da comunidade, que se valem do navegador iGO, comunicando que alguns pontos não ativam o alerta. Ao identificarmos esses pontos constatamos que a maioria tem cadastro de 2008, ou seja, esse "fato", e não "hipotese", já contraria sua colocação que funcionavam bem.
Agora o que percebo quando viajo é que alguns radares antes bem posicionados, passaram a não avisar.
Não generalise, por gentileza. Seja pontual a aponte exemplos para que possamos analisar e corrigir, se for o caso, o posicionamento e direcionamento como temos feito com inumeros pontos, a maioria "cadastrados em 2008", e que algum elemento da comunidade informa.
A pergunta que faço é: Então estamos andando para trás? O primeiro objetivo é de ajudar ao motorista avisando a presença de radares. Claro que cada atualização de mapa deve ser considerada, mas se isso significar maior precisão tecnológica e menor precisão prática, prefiro continuar como era antes. Mudar para ficar pior? Então não exportem mais os arquivos, até que tudo esteja corrigido, sabe Deus quando isso vai acontecer. Se os usuários começarem a perceber que os arquivos exportados do maparadar não estão cumprindo sua função, todo o projeto ficará desacreditado. Sou favorável ao avanço, desde que com bom senso. Preciosismo demais pode atrapalhar neste caso. Muito obrigado pela oportunidade deste diálogo. É na divergencia que surge a luz. Abraço a todos.
É sua opinião, entretanto lembro ao amigo que na NET a grande maioria tem elogiado a nova postura e os novos arquivos exportados do Maparadar.
Posso apontar aqui links de foruns onde muitos citam isso.

Agora me tira uma duvida:
Voce recem se cadastrou aqui em nosso forum e não se dirigiu ao forum apropriado para contribuir com alguma inclusão, alteração e/ou exclusão de um ponto cadastrado.
Por que veio direto postar aqui neste forum?

KOURY
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 14 Set 2010, 18:04

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por KOURY » 28 Fev 2011, 09:46

Prezado Marcio,
Como usuário, acompanho o trabalho do Olavo há uns 3 anos em outro forum. Ele postou o link que me trouxe até aqui. Li os comentários que fez e me pareceram razoáveis. Apenas isso.
A divergencia de opiniões é a base da democracia e não entendeo o porque de tanta agressão. Como os ânimos estão exaltados, prefiro me retirar da discussão desejando boa sorte a todos.

PS.
Quanto ao comentário anterior, quero dizer que já andei de bonde com muito orgulho.
Hoje, felizmente meu carro tem 4 rodas. É um Volvo S40 Turbo.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24826
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 28 Fev 2011, 09:53

A divergencia de opiniões é a base da democracia e não entendeo o porque de tanta agressão. Como os ânimos estão exaltados, prefiro me retirar da discussão desejando boa sorte a todos.
Sem duvida alguma a liberdade de expressão e o respeito à divergencia de opinião fazem parte dos mandamentos de um Estado Democrático, entretanto faltou citar nessa frase que a divergência "sempre" deve ser postada seguida de argumentos técnicos/científicos que a suporte para que seja bem recebida e aceita pela comunidade.
É natural que divergência de opinião advinda de "achismos", sem o devido suporte técnico que a sustente, não seja bem recebida pela comunidade e por isso, por vezes, alguns acabam se exaltando. Já foi tempo que se falava: - faça isso porque eu sei que é assim que se faz ou porque admiro fulano, ele faz asim e não erra. Isso não está no mesmo sentido da democracia invocada.
Se deseja se retirar do debate é uma opção do seu direito e que deve ser respeitada, porém lembro que o MapaRadar é um projeto comunitário que visa atender gratuitamente alguns anseios de usuários de GPS no Brasil. Toda sugestão pautada em argumentos convincentes será de grande utilidade para a comunidade como um todo. O espirito comunitario deve estar presente em cada um e não podemos esquecer que a colocação convincente também. Isso é democracia.
Criticar é muito fácil. O dificil é criticar e propor solução ao problema, aceita pela comunidade.

Por fim lembro ao amigo que minhas duas perguntas "ainda" não foram respondidas:

Em se adotando a proposta do Olavo, suportada por voce sem o devido argumento tecnico/cientifico:
Marcio escreveu:1 - Como ficariam os usuários que participam da comunidade MapaRadar e utilizam outros navegadores?

2 - Para que servem as constantes atualizações dos diversos mapas para GPS que presenciamos?

Avatar do usuário
jatinhaoutro
Administrador
Administrador
Mensagens: 6727
Registrado em: 25 Ago 2010, 20:36

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jatinhaoutro » 28 Fev 2011, 11:34

Eu nao cheguei a andar de bonde porque meu pai proibiu, ja achava aquilo um atraso.
Meu bonde preferido só tem duas rodas é uma Ducati 996, o de 4 é um Citroen Legere 1942.
Como vc pode ver eu tenho os pes no presente e maos no no passado.
Nao foi agressividade, se vc tem pontos que não alertam colabore conosco e aponte, ajude-nos a melhorar para todos.

Criticas vc ja apresentou que tal cooperar agora um pouquinho?

Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por jefersonba » 28 Fev 2011, 11:45

Eu penso que o MapaRadar tem uma comunidade onde todos procuram se ajudar.
Não deveríamos levar determinados comentários para o lado pessoal, porque por vezes as palavras são mal interpretadas e cria-se um efeito "bola de neve". Penso ser mais contruitivo colocar o foco de debate (sem discussões pessoais) nos assuntos relacionados aos propósitos do MapaRadar.
Por vezes, insistimos em nossos argumentos, mas sem base técnica, apenas por convicção pessoal. Isso, ao meu ver, não ajuda ninguém.
Por exemplo, outro dia vi em outro Forum um usuário bastante ativo (cerca de 1000 posts) dizer que estava abandonando o Forum porque havia ficado chateado que ninguém leu/respondeu a um de seus posts (pode ter suas razões, mas isso é levar as coisas para o lado pessoal).
...::: JefersonBA :::...

Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”