AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Relacionadas com pontos de alerta
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 19 Out 2010, 12:32

Amigos,
como a grande maioria dos membros da nossa comunidade já sabe, estamos em um trabalho gradativo de melhor georeferenciamento de pontos de alerta cadastrados em nossa base.
Muitos pontos, principalmente os cadastrados há mais tempo, foram posicionados tendo como referência o mapa estampado no Google e muitos sabem que esse mapa, principalmente fora dos grandes centros, contém graves erros de georeferenciamento.
A grande maioria dos pontos de alerta posicionados dessa forma nunca ativarão o alerta como desejado.
Necessitamos da ajuda do pessoal da comunidade para nos auxiliar nesse trabalho informando os pontos que requerem reposicionamento.

Como um exemplo, ainda não reposicionado porque não conhecemos o local e não desejaríamos reposicionar o ponto aleatoriamente na via, simplesmente escorregando-o para ela.

Se entrarmos em nosso site em http://maparadar.com e no campo de localização digitarmos a cidade de Catalão, GO, seguido co click no icone "IR" (mostrado na imagem abaixo), seremos conduzidos para a região da cidade de Catalão-GO.

Imagem

Observem que nessa situação os pontos de alerta, tendo como referência o mapa do Google, estão corretamente posicionados nas vias desenhadas no Google Maps, porém na verdade não estão.

Nessa mesma pagina do site vamos modificar a apresentação para imagem satélite onde apontado na imagem abaixo e vamos nos surpreender onde foram posicionados os pontos.

Imagem

Observe, como exemplo, o Radar 50 apontado na imagem. Clicando sobre ele com a tecla direita do mouse teremos suas informações:

Radar Fixo
ID: 10373
Pais: Brasil
Cidade: Catalão
Estado: GO
Endereço: GO-330, 768-976
CEP: 75704-390
Inteligente: Sim
Velocidade na Via: 50 km\h
Coordenadas: (-18.181470367514606, -47.933242321014404)
Direção: 0 - Sentido Duplo: Não
Data Criação: 18/01/2009 01:36
Tentativas GeoCode: 24
Observações:
Norte e Sul.


Sabendo que a imagem satélite do Google tem menos erros que o mapa dele, podemos afirmar que esse ponto radar foi posicionado erradamente na base de dados e que nunca ativará o alerta quando trafegando com o GPS na via.

Bem, temos que corrigir essa situação e para isso devemos, em principio, extrair as coordenadas desse ponto utilizando o GPS, mas na impossibilidade disso, podemos utilizar, como segunda opção, a imagem satélite do Google Earth, já que essa contem menos erros que a do Google Maps.

Para isso seguiremos o descrito em viewtopic.php?f=41&t=5 , onde explicamos como extrair as coordenadas pelo Google Earth com a diferença que para identificar a posição onde se encontra o ponto mal georeferenciado devemos no Earth "voar para" as coordenadas -18.181470367514606, -47.933242321014404 , obtidas quando do clique com a tecla direita no icone do ponto errado citadas acima.

Seguindo as explicações de como obter coordenadas pelo Earth extrairemos as coordenadas desse ponto, mas sobre a via mostrada na imagem satélite e o mais proximo possivel de onde ele se encontra.

Obtido as coordenadas vamos informar isso no forum de informações em viewforum.php?f=42 , seguindo o padrão estampado em viewtopic.php?f=42&t=7

Antecipademente agradecemos aqueles da comunidade que puderem nos auxiliar nessa tarefa de correção de pontos.

Avatar do usuário
AlexandreXXX
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 89
Registrado em: 11 Out 2010, 21:30
Localização: Brasilia DF/ Ponte Nova MG/ Ponta da Fruta ES

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por AlexandreXXX » 23 Out 2010, 12:53

Dica para ajudar quem desejar colaborar usando a segunda opção ou seja usando o google earth para pegar as coordenadas seria:

Vá no menu FERRAMENTAS vá em OPÇÕES e marque GRAUS DECIMÁIS desta forma você já fornecerá as coordenadas no formato utilizado pelos moderadores, e eles não precisarão fazer conversão.

Tomem cuidado porque as coordenadas que aparecem no google earth se referem a posição onde se encontra a mãozinha na tela do PC, sendo assim vc deve posicionar o cursor ou a mãozininha bem em cima do local, e ai olhe embaixo da tela que as coordenadas do local aparecerão em graus decimáis.

Abraços
Alexandre Brasilia DF/Ponte Nova MG

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 23 Out 2010, 13:09

Prezado AlexandreXXX,
agradecemos sua ajuda e lembramos aos que desejarem saber um pouco mais sobre como obter as coordenadas pelo Google Earth que existe um tutorial explicativo quanto a isso em viewtopic.php?f=41&t=5
Lembro ainda que o ponto a ser extraída as coordenadas deve ser posicionado no eixo da pista onde estão os sensores (gatilhos) enterrados no pavimento dela e não na lateral da pista onde estão as câmeras.

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 24 Out 2010, 11:31

Caro Marcio

Você tém sorte, vou para Catalão provavelvente em Fevereiro, se tiver dúvidas me dê a relação de pontos que vou dar uma visitada nesse radares.

Abraços

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 24 Out 2010, 12:02

Prezado mabroglia,
partindo do princípio que faço parte desta comunidade a minha sorte é dela como um todo também. Afinal todos nos valemos dos alertas. Executamos um serviço comunitário.
Citei Catalão como exemplo porque recebi por email um questionamento de um elemento da nossa comunidade quanto aos pontos inseridos por ele mesmo em nossa base de dados e que não estão ativando na cidade o alerta.
Expliquei a ele o problema do erro praticado pelo MapaRadar quando recomendava a inserção do ponto tendo como referência o mapa do Google e também como corrigir isso.
Como o problema não se encontra tão somente em Catalão, mas no Brasil todo, decidi aqui também explicar a situação e solicitar a união da comunidade na verificação daqueles que requerem ajustes. MInha consciência está em paz porque na medida que encontro um nessa situação imediatamente corrijo, mas são inumeros pontos e não tenho capacidade de identificar todos que requerem correção. Dependemos do grupo.
Indo para Catalão ou qualquer outro lugar solicitamos que atualize o arquivo de radares de seu GPS, verifique as discrepâncias encontradas e nos informe.
Só isso basta para que possamos corrigir o que merece ser corrigido e juntos cheguemos mais proximos ao nosso"dever ser".
Grato amigo.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por bolabyte » 12 Dez 2010, 04:05

Márcio,

Pra quem usa mapa da Teleatlas é assim, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".
A gente vai lá, pára o carro coladinho no radar, pega as coordenadas no GPS, passa pro Maparadar, o pessoal corrige e fica legal, funcionando direitinho.
Aí vem uma versão nova de mapa da Teleatlas, a gente instala no GPS e quando passa no radar, nada de aviso. Então a gente confere configurações do navegador, etc., e por fim vem a triste conclusão: o novo mapa, naquele ponto, está totalmente fora da realidade, deslocado 50, 60 metros ou mais.
O que eu queria entender é: num trecho em que não houve nenhuma atualização do mapa de uma versão para a outra, o que esse povo apronta pro mapa sair do lugar e ficar pior do que estava?
Espero que agora que tem aparecido mapa da Navteq pra iGO, com um pouco de concorrência, esse pessoal passe a zelar um pouquinho pela qualidade dos mapas.

Obs.: que ninguém venha argumentar que o problema é mapa baixado da internet. Estou falando de mapa de GPS Apontador, legítimamente da Naviextras.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 12 Dez 2010, 09:13

Prezado bolabyte,
a grande maioria dos navegadores (acredito todos) tem uma função sempre ativada chamada "lock-on-route" que tem por objetivo reduzir problemas de mapas mal georeferenciados até um determinado valor de erro. Não sei dos demais, mas no Garmin esse valor é de 50 mts. Desalinhamentos superiores a esse valor faz com que o Navegador ative o recalculo de rota.

Os arquivos de alerta se constituem em pontos de coordenadas constantes em outro arquivo na estrutura de pastas e arquivos do navegador. Esses não fazem parte do mapa, mas de certa forma dependem dele.
A gente vai lá, pára o carro coladinho no radar, pega as coordenadas no GPS,
O radar não se encontra nas câmeras e sim nos gatilhos encravados no asfalto da pista. Nele devemos extrair as coordenadas.
O que eu queria entender é: num trecho em que não houve nenhuma atualização do mapa de uma versão para a outra, o que esse povo apronta pro mapa sair do lugar e ficar pior do que estava?
Esse erro geralmente vem da forma que é composto o mapa referência base. Ele é composto de imagens fotograficas unidas manualmente ou por algum sistema automatizado. Essa união sempre traz erros.
Ora, se o desenvolvedor do mapa geralmente só tem como referencia essa imagem para desenhar o arruamento no mapa é natural que de posse de algum tracklog esse corrija a imagem em uma determinada area e isso faz com que ela seja corrigida num todo e possa vir a se desalinhar em outra. A técnica recomendada é alinhar a imagem em pequenas areas somente.

EvandroLuis
Novato
Novato
Mensagens: 35
Registrado em: 22 Dez 2010, 21:13

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por EvandroLuis » 23 Dez 2010, 23:11

Márcio, percorri todos os radares daqui de Catalão com meu GPS garmin e recolhi as informações úteis para a correção dos radares. Também acrescentei outros radares que não estavam no banco.

Fiz o teste com o google earth aqui em casa, com as coordenadas optidas na porta de minha casa. Inseri no google earth e deu uma diferença de aproximadamente 10 metros. Então acho que eu poderia ter feito assim também. Mas a medição em loco com certeza foi mais precisa.

Marquei o ponto exatamente no sensor da pista (e não no toten). Coordenadas em formato: HDDD.DDDDD°... não achei outro mais próximo do formato graus e decimais de graus.

Já enviei as informações no tópico adequado. OK

Evandro Luis
Catalão/GO

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 23 Dez 2010, 23:17

Fiz o teste com o google earth aqui em casa, com as coordenadas optidas na porta de minha casa. Inseri no google earth e deu uma diferença de aproximadamente 10 metros. Então acho que eu poderia ter feito assim também. Mas a medição em loco com certeza foi mais precisa.
Esse valor de 10 mts é um erro normal para um GPS de não precisão como o nosso.
Como citei anteriormente, conhecendo o local, pode muito bem extrair as coordenadas pelo Google Earth.

Outra situação a se levar em conta é que configuramos um alerta para ser ativado a uns 300 mts do ponto. Não será uma diferença metrica do posicionamento do ponto que vai interferir no objetivo final de ativar o alerta a 300 mts. Vai ativar o alerta a 290 ou 310 mts se o erro de posicionamento se der no sentido longitudinal.

Avatar do usuário
djgel
Avançado
Avançado
Mensagens: 278
Registrado em: 13 Nov 2010, 15:41
Localização: Brasilia - DF

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por djgel » 30 Dez 2010, 23:17

Para ajudar aos que possuem o IGO, e atualizou/Adicionou os radares por eleafinal o Google earth não é atualizado na mesma velocidade que se muda as estradas/pistas do brasil, em anexo tem um XLS que abre os arquivos SpeedcamUpdates.spud

Eu ajudo o MapaRadar ... e vc que está lendo ... Por que ainda não ? :)

[]s
Anexos
SpeedcamUpdates_0.99.zip
(56.12 KiB) Baixado 647 vezes

nilscabora
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Out 2010, 14:29

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por nilscabora » 19 Jan 2011, 12:28

Infelizmente não ajudo pois não entendo nada. Procuro acompanhar os tópicos para aprender alguma coisa.

Então..acho que entendi porque muitos radares aparecem na tela do GPS mas o aviso sonoro não avisa.

Não entendi para que serve o arquivo postado acima e como devo utilizá-lo.
Podem me esclarecer?
Obrigada

1000T0N
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 911
Registrado em: 30 Out 2010, 21:46

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por 1000T0N » 30 Jan 2011, 21:43

nilscabora escreveu:Não entendi para que serve o arquivo postado acima e como devo utilizá-lo.
Podem me esclarecer?
Obrigada
Leia o post: viewtopic.php?f=92&t=2737

Talvez esclareça...

Olavo Filho
Novato
Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:45

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Olavo Filho » 08 Fev 2011, 22:42

Marcio,

No caso do navegador iGO, o mapa da Teleatlas é feito com base no mapa do google, salvo nas cidades que foram auditadas. Muitos radares que foram colocados pela foto satélite estão ficando fora da via no mapa do iGO e pararam de sinalizar. Entendo que o que prevalece é o mapa do navegador.
Locais onde o navegador do GPS (asa delta) fica fora da via, não têm jeito. Mesmo se a asa delta passar sobre um radar colocado fora da via o iGO não vai sinalizar.
Catalão, onde morei um ano e meio e como tantas outras, está totalmente fora de coordenadas, lá o GPS simplesmente não funciona.
Resumindo:
Se a via estiver fora de coordenadas, mas a asa delta passa por ela, devemos cadastrar o radar pelo mapa do GPS que é parecido com o do Google.
Se a via estiver fora de coordenadas e a asa delta não passar por ela, devemos cadastrar o radar pelo mapa satélite e esperar que um dia a teleatlas faça auditoria do local e corrija o mapa do GPS. Neste caso o GPS não irá sinalizar a aproximação do radar, mas poderemos ver a sua presença.

Olavo

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 08 Fev 2011, 22:56

Olavo Filho escreveu:Se a via estiver fora de coordenadas, mas a asa delta passa por ela, devemos cadastrar o radar pelo mapa do GPS que é parecido com o do Google.
Seguindo sua sugestão pergunto:
Considerando que cada navegador GPS tem seu mapa. Qual mapa serviria de referencia? O do iGO, Garmin, Tom Tom, 4 rodas, ect? Qual?

Considerando que a tendencia natural é a de os produtores de mapa irem corrigindo as falhas dos seus mapas. Quando corrigirem devemos revisar todos os pontos cadastrados?

Tem noção voce da falha gritante do mapa do Google em determinadas áreas, principalmente fora de alguns grandes centros? Me consta que nenhum produtor de mapa acompanhou essas falhas.

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 13 Fev 2011, 13:23

Marcio

Desculpe a minha ignorância e gostaria do seu sábio paracer se estiver enganado, mas os mapas do Tracksource não são tão mal georeferenciados assim, o que existe sim é cidades que estão mapeadas, para as cidades que estão mapeadas não se poderia usar o Trackmaker junto com o conjunto TRU-GTM do Tracksource?

Abraços

Olavo Filho
Novato
Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:45

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Olavo Filho » 13 Fev 2011, 16:38

O mapa que serviria como referência é o do navegador mais usado.
.
Não existe tendência dos mapas serem corrigidos, a Teleatlas não tem interesse em mapear o nosso país, pois ninguém aqui compra mapa.Tenho GPS desde 2006 e desde então os mapas apresentam os mesmos erros.
.
Quando auditarem alguma região e revisarem o mapa temos sim que corrigir os radares, como foi feito quando lançaram o iGO8 (na época tínhamos o iGO 2006) e os mapas mais recentes.
.
Dificilmente vc vai encontrar aqui alguém com mais viagens de carro neste país do que eu, tenho 122 trechos gravados em meu GPS , do Nordeste ao Sul do país, tenho perfeita noção dos erros do mapa.
.
Continuo afirmando que os radares devem ser cadastrados com base no mapa do navegador mais usado.
.
No link abaixo havia deixado algumas dicas para cadastramento de radar:

Código: Selecionar todos

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=67677241&tid=5326425515032742394&kw
Editado pela última vez por Olavo Filho em 13 Fev 2011, 18:24, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24834
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Marcio » 13 Fev 2011, 17:23

mabroglia escreveu:Desculpe a minha ignorância e gostaria do seu sábio paracer se estiver enganado, mas os mapas do Tracksource não são tão mal georeferenciados assim, o que existe sim é cidades que estão mapeadas, para as cidades que estão mapeadas não se poderia usar o Trackmaker junto com o conjunto TRU-GTM do Tracksource?
Por acaso utilizo o TM com o TRC Brasil GTM para tirar certas duvidas de posicionamento de ponto aqui no MapaRadar.
Infelizmente alguns DM do Tracksource desenham o arruamento baseados tão somente na imagem satelite, sem o devido alinhamento dela com algum tracklog e por essa razão até concordo que os mapas tracksource, de uma maneira geral, tem um georeferenciamento melhor, mas existem alguns municipios que estão muito desalinhados. O pior que não empregam o termo DRAFT no nome da via como recomendado.
Olavo Filho escreveu:Continuo afirmando que os radares devem ser cadastrados com base no mapa do navegador mais usado.
É uma opinião a ser respeitada, porem a do MapaRadar é de que os radares devem ser cadastrados sem levar em consideração mapa errado, mesmo que esse seja o mais utilizado.
Espera o MapaRadar que um dia o produtor desse mapa errado o corrija e quando isso acontecer nenhum trabalho sera necessario para reposicionamento de ponto no cadastro. Lembramos que não existe ainda informatização para isso e esse trabalho seria feito manualmente.

Olavo Filho
Novato
Novato
Mensagens: 0
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:45

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por Olavo Filho » 13 Fev 2011, 17:44

Estou esperando desde 2006 por esta correção e simplesmente não vai acontecer, nós fazemos pirataria de mapa e ninguém vai se interessar em investir em algo que não tem retorno.

Cadastrar radar fora do mapa do navegador é simplesmente fazer com que ele não sinalize, foge da proposta do MapaRadar, não adianta nada.

A proposta do MapaRadar nunca foi de cadastrar sem levar em consideração o mapa, muito pelo contrário, teve uma época que radar só era validado depois de passar pelo GeoCode, que simplesmente verificava se o radar estava na via do mapa ou não.

Como já disse, morei em Catalão por um ano e meio e lá não tem jeito, o mapa está totalmente fora de coordenadas. Neste caso sim, é melhor cadastrar pelo satélite.

Agora estou em Recife, o interior do Nordeste está totalmente fora de coordenadas, neste caso também é melhor cadastrar pelo satélite, sabendo que o radar não irá sinalizar.

Vias que tem pouca diferença entre o satélite e o mapa e que o navegador fica na via do mapa, é melhor cadastrar pelo mapa para que o radar sinalize.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por escadajr » 13 Fev 2011, 19:35

Tanto a Teleatlas como a Navteq tem lançado mapas mais recentes. Cada uma lançou uma mapa no final de 2010 cujas atualizações incluem até mesmo o novo Rodoanel e as mudanças na marginal do Tietê de SP. Acredito que mudanças similares tenham acontecido em diversas cidades tais como BH, RJ e outras capitais.

A Navteq (como mostrado num vídeo cujo link apareceu aqui no forum em outro tópico) tem uma equipe no Brasil exclusivamente atualizando os mapas. Enfim, me parece que a situação não é tão pessimista como parece. As cidades menores vão ficando para trás, mas o dia delas deve chegar.

Quanto à sua afirmativa, de que "os radares devem ser cadastrados com base no mapa do navegador mais usado", qual seria então o mapa a ser usado? O Navteq ou o Teleatlas? Ambos são usados no iGO, tem diferenças entre si e são diferentes do mapa do Google. Os radares que funcionarem no Navteq podem não funcionar no Teleatlas e também ficarão mal posicionados no Google Maps. Posso afirmar isso com experimentos que fiz com o NDrive.

Não há um mapa mais usado, nem há um mapa correto em todos os locais. Ceder ao erro e cadastrar os radares com base nisso seria o mesmo que aprender a dirigir só em primeira marcha porque o cabo da embreagem está arrebentado. Melhor consertar o cabo.

mabroglia
Novato
Novato
Mensagens: 47
Registrado em: 08 Out 2010, 22:54

Re: AJUDE - Reposicionamento de pontos de alerta

Mensagem por mabroglia » 13 Fev 2011, 21:07

PessoALL

Não resistí vou dar meu pitaco!
Sou Desenvolvedor Municipal do Projeto Tracksource, não estou aqui para fazer propaganda, mas os mapas do Tracksource zelam pela precisão no traçado, se um mapa ou pedaço dele está 20m deslocado o desenvolvedor Estadual começa a enxer o saco para corrigir o traçado, não quero dizer aqui que os mapas do Tracksource devem ser usados como referência do Maparadar não é essa a discussão, mas nada impede que se possa confrontar os pontos que coletou do GPS com os mapas do Tracksource, sabe-se que em uma região o Google está deslocado, mas sabe-se também que um determinado radar está em uma determinda esquina, grude o POI no mapa, retire as coordenadas e mande para o Maparadar, será melhor que ter um POI dentro de um rio ou no meio do pasto.
Eu não conheço outras marcas para opinar mas Garmin se você colocar um POI no pico de uma montanha, não importa se tem mapa carregado ou não, chegou perto daquele raio ele apita e sem discussão, se estiver longe não apita, pois os POI's de alerta indiferem do mapa, acredito que outros fabricantes também funcionam dessa forma pois senão não faz sentido.

Segue aqui um procedimento para usar o Trackmaker com os mapas do Tracksouce, usem se quiserem é só mais um recurso para tirar a dúvida.
1) Baixe o trackmaker em: http://www.gpstm.com/downloadscontract.php?lang=port
2) O Conjunto de mapas TRU: http://www.tracksource.org.br/desenv/in ... php?lid=21
3) Instale o Tracksource/TRU
4) Escolha a opção exportar ".gpx" no Maparadar(conforme orientação do Marcio)
5) Trackmaker menu "Arquivo" / "Abrir Arquivo", mude a extenção para .gpx e abra o arquivo baixado.

O mapa já vem georeferenciado, ache o ponto que quer colocar o POI com a ferramenta lapis, se tem dúvida "Shift F8" abre o ponto direto do Google Earth, anote as coordenadas e mande para o Madaradar, e simplemente diga:
"-O mapa está muito fora retirei o ponto pelo Trackmaker"

Abraços espero ter colaborado e não polemizado.

Responder

Voltar para “Notícias - Debates - Dúvidas - Informações”