Mais da metade dos radares que foram instalados nas BRs já emitem multa
Motoristas que passaram em alta velocidade em 49 trechos do Estado receberão a notificação
Aos motoristas que passaram em alta velocidade por rodovias federais em Santa Catarina depois de 30 de junho um alerta: a partir de segunda-feira as notificações de multas devem chegar na casa dos infratores. O acerto de contas vem do pacote de 204 radares que estão sendo instalados até o fim de 2013 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Do total previsto, 77 radares e lombadas eletrônicas já estão instalados. Destes, 49 foram ligados à rede elétrica e receberam certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e, por isso, estão autuando motoristas desde o dia 30 de junho. Na prática, as notificações de multa ainda não foram enviadas aos infratores porque faltava integrar o Dnit ao Registro Nacional de Infrações, o que foi realizado e agora a previsão é que as notificações comecem a ser enviadas.
Os equipamentos estão sendo instalados desde dezembro de 2011 pelas empresas Kopp Tecnologia e Esteio que realizaram um estudo dos locais mais propensos a acidentes. O levantamento foi submetido depois ao Dnit e à Polícia Rodoviária Federal (PRF), embasando a decisão definitiva sobre onde a aparelhagem iria funcionar. Depois de instalados todos precisam ser conectados à fiação elétrica e certificados pelo Inmetro para começar e emitir multas.
Apesar de não ser mais obrigatório o aviso sobre a existência dos equipamentos, o Dnit manteve as placas comunicando que a rodovia tem fiscalização eletrônica. A instalação dos medidores faz parte do Plano Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade, do governo federal. São três tipos de equipamentos de fiscalização: o radar fixo, a barreira eletrônica e o avanço de sinal vermelho, que irá multar carros que pararem sobre a faixa de pedestres. O custo de instalação no Estado é de R$ 118,3 milhões. No Brasil, estão sendo instalados 2.696 equipamentos.
A justificativa do governo federal é reduzir o número de acidentes. Para o presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes (Icetran), José Leles, os radares funcionam como inibidores de excesso de velocidade, desde que sejam colocados em trechos que não sofram grandes variações de velocidade e haja o aviso de que a rodovia é fiscalizada eletronicamente.
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