Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Marcos Alvarez
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Set 2014, 02:58
Residência: Brasil - SP - Sorocaba

Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por Marcos Alvarez » 05 Nov 2014, 09:15

Olá pessoal sou novo aqui, comprei um GPS Tom Tom Via 1530, gostaria de saber se é possível neste aparelho fazer modificações como colocar mapas do MapaRadar nele, pois existe a possibilidade da atualização diária pelo fabricante, mais acho mais interessante colocar os mapas daqui. Se houver esta possibilidade alguém poderia me ajudar, desde já agradeço.

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 07 Nov 2014, 10:59

Marcos, o que você quer dizer com "colocar mapas"? Está se referindo a radares? Se é isto recomendo a leitura do tópico [viewtopic.php?f=143&t=2325].

Recomendo ainda a leitura dos tópicos que trata das regras de convivência no forum [viewforum.php?f=39]. Isso ajudará a ampliar a sua capacidade de colaborar com a nossa comunidade.

Se tiver alguma dúvida adicional fique à vontade para escrever.

Abraço e boa sorte.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

Marcos Alvarez
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Set 2014, 02:58
Residência: Brasil - SP - Sorocaba

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por Marcos Alvarez » 07 Nov 2014, 11:22

Obrigado Delmário pela dica, na verdade quero colocar uma aparência mais moderna no gps, mas como sou leigo no assunto não sei como faze-lo, tenho várias dúvidas por exemplo neste meu aparelho posso trabalhar com mais de um tipo de mapa por exemplo o original TomTom e colocar IGO por exemplo, desculpe se estou falando alguma bobagem, mais penso desta forma é possível?

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 11 Nov 2014, 16:29

Marcos, infelizmente não estou familiarizado com o IGO mas ccho importante acordarmos alguns conceitos. Os pontos de radar coletados e divulgados pelo Maparadar, denominados pontos de alerta, seguem o conceito genérico de POI (point of interest). Estes são pontos que podem interessar as pessoas e por esta razão são geolocalizados, isto é, têm suas coordenadas (latitude e longitude) coletadas e inseridas num mapa por meio de alguma linguagem especializada. Assim sendo, os radares ou pontos de alerta, são simplesmente POI's, assim como postos de combustível, aeroportos, hospitais, estádios, estações de trem, bibliotecas etc. Seu GPS deve ter vindo originalmente com diversos POI's mapeados e distribuídos pela própria Tomtom. Assumindo que você definiu como idioma do seu GPS o Português, os POI's são nele denominados PIs (pontos de interesse). Você deve ter em "Configurações" uma entrada denominada Gerenciar PIs e nela um subitem denominado "Avisar da proximidade". Navegue por ele e verá uma boa quantidade de PIs ou melhor dizendo, categorias de PIs. Categorias porque a categoria Aeroportos abrange todos os aeroportos cadastrados como pontos de interesse.

Vamos ao mapa. Seu GPS deve ter vindo ao menos com o mapa do Brasil instalado, mapa este atualizável no site da Tomtom. A linguagem que define um mapa são de conhecimento público. Se tiver curiosidade procure no Google pelos termos "Keyhole Markup Language" e "Geography Markup Language". Se quiser "brincar" um pouco mais com o assunto baixe e instale o Google Earth (http://www.google.com/earth/download/ge/agree.html). É gratuito e bastante intuitivo. Voltando ao mapa, não sei qual é a linguagem utilizada pela Tomtom mas, seja qual for, ela, Tomtom, não permite que o mapa fornecido por ela seja alterado já que comercializa mapas e atualizações de mapas.

Quero crer que quando você diz "colocar uma aparência mais moderna", seu interesse seja customizar seu GPS. Para isso basta explorar suas funções ao máximo e deixar ele, GPS, com a "sua cara". Leia também o interessante tutorial do amigo Flávio Costa sobre atualização de pontos de alerta (viewtopic.php?f=89&t=21644&hilit=Tomtom ... 60#p106378).

Este tópico do Flávio faz parte de uma extensa discussão sobre a série Tomtom VIA 1500 (viewtopic.php?f=89&t=21644&hilit=Tomtom+VIA+1535). Nele você vai encontrar bastante coisa interessante para quem está começando. Leia todas as páginas e filtre o que lhe interessar. Mas guarde o link. Você vai querer voltar nesse tópico algumas vezes.

Espero ter ajudado.

Abraço e boa sorte.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

Marcos Alvarez
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Set 2014, 02:58
Residência: Brasil - SP - Sorocaba

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por Marcos Alvarez » 12 Nov 2014, 12:02

Fico muito grato pela ajuda Delmário, bacana você se dispor a fazer um comentário tão rico como este feito muito obrigado mesmo pela ajuda estarei então lendo todo material por você citado. Abraço

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 18 Nov 2014, 16:18

Marcos, não há o que agradecer. Dê uma olhada neste link [http://br.support.tomtom.com/app/answer ... cale/pt_BR].

Abraço.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

Alexandre2010
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Set 2014, 16:45
Residência: Brasil - Bahia - Salavdor

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por Alexandre2010 » 18 Nov 2014, 23:27

Amigos depois de configura veja o vídeo de como ficou o meu GPS totom 1530, é só uma previa to montando um vídeo mais completo!
https://www.youtube.com/watch?v=ocOZu0LcALU

micheu_sjb
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Fev 2015, 03:39
Residência: Brasil-SP-Sao Joaquim da Barra

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por micheu_sjb » 28 Fev 2015, 13:37

Olá...estou com uma dúvida e gostaria muito da ajuda de vocês, havia adquirido um GPS Tomtom Via 1600, e não sabia que é impossível o desbloqueio do aparelho por ser atualizado somente pelo my drive. Para mantê-lo atualizado somente pagando 207 reais ao ano, :shock: absurdo. Rapidamente acionei a loja para efetuar a troca. Agora vem minha dúvida sobre atualizações vitalícias são pra sempre mesmo ou apenas por um período? Estou querendo trocar pelo modelo 1535M, mas li em algum lugar que as atualizações são por períodos em que o produto estiver no mercado. Ou troco pelo modelo Start 55, o estranho é que ele tem somente 2G de memoria e não tem expansão. Qual melhor caminho devo seguir.
Grato Michel.

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 02 Mar 2015, 16:35

Michel, os fabricantes de GPS ganham dinheiro vendendo assinaturas para atualização de mapas. Se quiser ter seus mapas atualizados precisa fazer a assinatura. Não conheço nenhuma forma de obter atualizações gratuitamente.

Alguns modelos quando adquiridos podem vir com cupons que dão direito a atualizações gratuitas por um determinado tempo. Quando comprei o meu Tomtom ganhei dois anos de assinatura. Ainda não tive que comprar um nova assinatura.

Sugiro, para uma melhor avaliação, dividir o valor total da assinatura pelo número de atualizações oferecidas pelo fabricante durante o período de vigência da assinatura. Talvez não soe tão pesado.

Boa sorte.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

micheu_sjb
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Fev 2015, 03:39
Residência: Brasil-SP-Sao Joaquim da Barra

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por micheu_sjb » 03 Mar 2015, 01:01

dmerces escreveu:Michel, os fabricantes de GPS ganham dinheiro vendendo assinaturas para atualização de mapas. Se quiser ter seus mapas atualizados precisa fazer a assinatura. Não conheço nenhuma forma de obter atualizações gratuitamente.

Alguns modelos quando adquiridos podem vir com cupons que dão direito a atualizações gratuitas por um determinado tempo. Quando comprei o meu Tomtom ganhei dois anos de assinatura. Ainda não tive que comprar um nova assinatura.

Sugiro, para uma melhor avaliação, dividir o valor total da assinatura pelo número de atualizações oferecidas pelo fabricante durante o período de vigência da assinatura. Talvez não soe tão pesado.

Boa sorte.
Então não tem como saber quantas atualizações terei direito, é que na propaganda esta escrito atualizações vitalícias é isto que não estou entendendo.

Grato pela excelente explicação.

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 04 Mar 2015, 12:04

Michel, atualizações vitalícia significa que você terá atualizações do mapa do brasil enquanto o seu aparelho estiver funcionando ou seja pelo tempo que durar a vida do equipamento. A duração da vida útil varia de aparelho para aparelho e depende de qualidade de marca e de condições de utilização.

Outro ponto a considerar é a seriedade da empresa que oferece atualização vitalícia. Acabei de ler esse anúncio no site da Americanas: http://www.americanas.com.br/produto/115010508. Americanas é um empresa séria embora diga no final da página de anúncio: "Todas as informações divulgadas são de responsabilidade do fabricante/fornecedor". De qualquer forma, mesmo dizendo isso, ela está anunciando Atualização Vitalícia e portanto responde judicialmente por qualquer eventual propaganda enganosa. Só não compre de empresas no Mercado Livre por exemplo. Lembrando que Americanas, Submarino e Shoptime pertencem ao mesmo grupo empresarial. Daí vale o que oferecer o melhor preço.

Boa sorte.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

micheu_sjb
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Fev 2015, 03:39
Residência: Brasil-SP-Sao Joaquim da Barra

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por micheu_sjb » 04 Mar 2015, 15:52

dmerces escreveu:Michel, atualizações vitalícia significa que você terá atualizações do mapa do brasil enquanto o seu aparelho estiver funcionando ou seja pelo tempo que durar a vida do equipamento. A duração da vida útil varia de aparelho para aparelho e depende de qualidade de marca e de condições de utilização.

Outro ponto a considerar é a seriedade da empresa que oferece atualização vitalícia. Acabei de ler esse anúncio no site da Americanas: http://www.americanas.com.br/produto/115010508. Americanas é um empresa séria embora diga no final da página de anúncio: "Todas as informações divulgadas são de responsabilidade do fabricante/fornecedor". De qualquer forma, mesmo dizendo isso, ela está anunciando Atualização Vitalícia e portanto responde judicialmente por qualquer eventual propaganda enganosa. Só não compre de empresas no Mercado Livre por exemplo. Lembrando que Americanas, Submarino e Shoptime pertencem ao mesmo grupo empresarial. Daí vale o que oferecer o melhor preço.

Boa sorte.
Obrigado novamente.
O que o ocorreu foi que comprei o GPS Tomtom Via 1600, sem conhecer nada de GPS e ao atualizar descobri o alto valor de atualizaçoes, entao de imediato pedi pela devolução Americanas, estou aguardando para efetuarem o estorno. Agora nao sei se compro o vitalicio ou o Start 55 desbloqueavel. Sair fora do modelo via 1535M, mas com sua excelente explicacao sobre a vitalidade de atualizacoes, o mais seguro seria mapas da proprio fornecedor. EU TINHA LIDO EM ALGUM LUGAR QUE A VIDA UTIL DAS ATUALIZACOES ERA ENQUANTO O APARELHO ESTIVER SENDO VENDIDO..Obrigado

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 05 Mar 2015, 10:05

Michel, veja mais informações sobre mapas vitalícios aqui: http://pt.support.tomtom.com/app/answer ... atuitos%3F

Essas a seguir me parecem boas opções de compra. Pelo que percebi as principais diferenças são o bluetooth, peso e o tamanho da tela de cada opção. A diferença de tela nem é tão grande. A função bluetooth permite atender por viva-voz celulares com bluetooth.

http://www.americanas.com.br/produto/115010508 [5"]
O Melhor Mapa do Brasil com Atualização Vitalícia, Atualizações Diárias de Mapa, Rotas Inteligentes, Guia de Faixas Avançado, Ajuda Estacionamento

http://www.americanas.com.br/produto/115010487 [4,3"]
O Melhor Mapa do Brasil com Atualização Vitalícia, Reconhecimento de Voz, Viva-voz Bluetooth, Atualizações Diárias de Mapa, Rotas Inteligentes, Guia de Faixas Avançado, Ajuda Estacionamento

Não conheço a linha Garmin mas creio que você deva avaliar também as opções da marca com atualização vitalícia (http://www.americanas.com.br/produto/114321321).

Boa sorte.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

Avatar do usuário
dmerces
Novato
Novato
Mensagens: 34
Registrado em: 11 Nov 2011, 11:11
Residência: Salvador, Bahia

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por dmerces » 05 Mar 2015, 10:09

Michel, nesse link a explicação sobre atualizações está mais completa: http://br.support.tomtom.com/app/answer ... cale/pt_BR.
Delmário Mercês
Tomtom Via 1535

micheu_sjb
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Fev 2015, 03:39
Residência: Brasil-SP-Sao Joaquim da Barra

Re: Atualização maps Gps TomTom Via 1530

Mensagem por micheu_sjb » 05 Mar 2015, 13:40

dmerces escreveu:Michel, nesse link a explicação sobre atualizações está mais completa: http://br.support.tomtom.com/app/answer ... cale/pt_BR.
" enquanto o original estiver comercialmente disponível" então é este ponto que não soa bem, por isto acho que vou ficar com o start 55, que ainda tem como destravar, estes modelos foram lançados em 2012 eu acho sei não se ainda estão produzindo, andei vendo mensagens no reclame aqui e tem bastante sobre a dificuldade de atualizações vitalícias. Este da Garmin esta muito caro...eu andei observando modelos da garmin mas não sei porque os da tomtom tem mapas mais agradáveis, e estão mais em conta também. Eu ia ficar com o 1535M pois estava custando 350 nas americanas, mas pena que acabou, eles ainda não liberaram meu vale troca....uma demora :mrgreen:

Grato Michel

Responder

Voltar para “TOMTOM”