Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

Boa noite, sou novo com os GPS IGO e no forum. Porem já estou bem atualizado com alguns assuntos e já personalizei bastante o meu GPS. Estou tendo um problema com ele.
Ativei as vozes TTS, consegui configurar tudo, fala o nome da rua, as babogeiras que mudei nas frases prontas.
Porem, quando eu passo por um radar (ou qualquer ponto de alerta) ele da um sinal sonoro (mais precisamente o !alert2 - vulgo sirene).
Conforme alguns tutoriais coloquei o valor 0 no comando approach_beep_sound;
Porem no sys original que eu tenho o som configurado é o !nav_ding.

Fiquei na dúvida se essa linha é realmente para isso. Fiz uma busca no meu atual sys e no sys original para ver se eu achava o !alert2 e não tem nenhum comando atribuindo esse arquivo wav.

Procurei nas configurações e tentei desabilitar o "aproximar", porem também não fucionou.

Estou precisando de uma ajuda.

Obrigado.
Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por CYK »

Caro jr_hermano,

Você está utilizando algum skin? Se sim, qual?
Se for o skin do Gurjon, edite seu "system.ini" e deixe da seguinte forma:

[warnig]
...
overspeed_sound="0"
...

Quanto à "approach_beep_sound", este parâmetro habilita/desabilita aquele BEEP que soa quando se aproxima do radar desde que não se esteja acima do limite de velocidade, quando deve soar o som configurado por você (no se caso o "!alert2").

Quanto à outros skin, não posso ajudar, pois não utilizo. Mas, poste aqui o skin que o senhor utiliza para que alguém possa dar uma dica para você.

At.,
CYK
jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

Desculpe, planejei quando fiz o tópico colocar todos os dados e me esqueci.
Igo 8.3.5.193799
Skin : GJ6.18.4p_da(DVS&gurjon) - Esse é o Gurjon?

Bem, esse comando approach_beep_sound é o mesmo da opção do Aviso "Ao aproximar"?

Sobre a alteração do system.ini

"[warnig]
...
overspeed_sound="0"
..."

não seria só para velocidade acima do radar?? Esse alerta que está dando é quando eu passo pelo radar (ou até pedágio) em qualquer velocidade.

Obrigado pela ajuda CYK!
jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

Aproveitando....
olhando o sys.

o que seria approach_beep_distances com valores "50,90,150,250"?

Essas são as distâncias que o beep da? Porem eu noto somente um beep.

Obrigado novamente pela ajuada.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24953
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por Marcio »

o que seria approach_beep_distances com valores "50,90,150,250"?
distancias programadas em metros, antes do PA e onde deve ser emitido o BIP de aviso configurado entre os existentes e disponiveis na skin.

se não quer isso comente essa linha colocando o caracter ; no inicio dela ficando:

;approach_beep_distances ..........
Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por CYK »

jr_hermano escreveu:approach_beep_distances com valores "50,90,150,250"?
jr_hermano, me desculpe pois me enganei. O "approach_beep_sound" é o som para quando se aproxima do radar e não a habilitação/desabilitação.

"approach_beep_distances" é a distância a partir do qual o iGo deve emitir o "beep" de aproximação. Deixe assim: "approach_beep_distances=200" (200 metros ou outro valor qualquer).

Já o "overspeed_sound="0" é o som que é emitido quando estamos acima do limite de velocidade. O Gurjon pede para deixar este parâmetro assim no "system.ini", para não conflitar com o som do skin. Caso contrário, ficarão sobrepostos o som padrão do iGo8 sem skin com o som do iGo8 com skin Gurjon.

Tente fazer o seguinte teste:
- desabilite o som de aproximação (opção do Aviso "Ao aproximar");
- verifique se o som ""!alert2" continua sendo emitido ao se aproximar do radar;
- se o som for emitido, apague "approach_beep_sound" do "sys.txt" e do "system.ini" caso aparecem;
- teste novamente mantendo desativado o som de aproximação e veja se sai algum som;
- se sair som, qual som está saindo?;
- se não sair, habilite o som de aproximação e veja se sai algum som. Se sair, qual som etá saindo?;

At.,
CYK
jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

Obrigado a todos pela ajuda!!

Já fiz as mudanças, amanha vou testar e dou o resultado!!!


Vlw!!
jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

Boa tarde caros amigos do forum.
Fiz as alterações sugeridas e infelizmente não deu certo.
No carro eu resolvi dar mais uma olhada. Conforme tinha lido em um tutorial de configuração quando iniciei o uso do GPS, fiz as devidas configurações que o mesmo indicava e futricava nelas.
Porem hoje no carro percebi que deixei passar batido uma opção que na minha opinião está disposta da forma errada.
Ao entrar em Opções -> Alertas -> Alerta de Radar [...], tive essas configurações:
Imagem

Percebi que tinha duas opções desabilitadas. Quando habilitei a opção "Em excesso vel." A tela ficou assim:
Imagem

Para minha surpresa qual é a opção da esquerda?
"Som ao passar - !alert6"
Que para minha nova surpresa também é um som de sirene. Apertando na opção ela vai mudando de audio até chegar na opção "OFF".

Depois desabilitei a opção "Em excesso vel." e a opção "Ao aproximar" e ficou assim:
Imagem

E pronto, passei por radares em sinaleiras, fixos e radares móveis e não escutei nada alem da voz da "Gabriela".
Pronto, fica a dica. Quem quiser somente aviso por voz sem nenhum aviso sonoro tem que cuidar essas opções.

Quando cheguei comparei o "sys" do gps e o "sys" do emulador. Não tinha nada de diferente.
Comparei os "system.ini" e tinha uma linha bem óbvia que estava diferente.

- speedcam_soundtype="0" no system do Gps e ="2" no do emulador.

Esse comando pelo que eu li é exatamente de avisos.

Fui olhar nos sys e nos dois tem essa linha, porem assim:
- speedcam_soundtype="2"

Fiquei com uma dúvida, os dois comandos são de coisas diferentes? Ou o sistema busca primeiro no system e ignora o comando do sys?

Desde já agradeço toda a ajuda.

Obrigado CYK e Marcio.
Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por CYK »

Caro jr_hermano,

Que bom que você conseguiu solucionar o problema. Parabéns!

A descrição de "speedcam_soundtype=2 é:

speedcam_soundtype = 2; audible warning radar (0-disabled, 1-simple, 2-on approach)

No meu "system.ini" está "speedcam_soundtype = 2;" e não tenho este parâmetro no "sys.txt".

Quanto a prevalência nas configurações, não me lembro qual o iGo8 considera quando existe o mesmo parâmetro em "sys.txt" e "system.ini".

At.,
CYK
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24953
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por Marcio »

As configurações válidas inseridas no sys.txt prevalecem sobre as existentes no system.ini, salvo as personalizadas pelo [device].
jr_hermano
Novato
Novato
Mensagens: 10
Registrado em: 11 Out 2012, 13:13

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por jr_hermano »

CYK escreveu:Caro jr_hermano,

Que bom que você conseguiu solucionar o problema. Parabéns!

A descrição de "speedcam_soundtype=2 é:

speedcam_soundtype = 2; audible warning radar (0-disabled, 1-simple, 2-on approach)

No meu "system.ini" está "speedcam_soundtype = 2;" e não tenho este parâmetro no "sys.txt".

Quanto a prevalência nas configurações, não me lembro qual o iGo8 considera quando existe o mesmo parâmetro em "sys.txt" e "system.ini".

At.,
CYK
OK!
Como está funcionando vou deixar assim, mas mais tarde vou mexer nisso e verificar.

Obrigado e até a próxima!
Avatar do usuário
daniel.arm
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 345
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:36
Localização: Amparo-SP

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por daniel.arm »

CYK e Marcio, meu gps igo skin gurjom MR tb está dando dois tipos de avisos quando estou me aproximando de um radar acima da velocidade.
Dá o aviso sonoro que eu escolhi, um nao escandaloso e tb uma gralha chata e alta.
Resolvo isso colocando esta linha abaixo no sys.txt ?

Código: Selecionar todos

overspeed_sound="0"
grato,
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24953
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por Marcio »

daniel,
em vez de ficar inserindo comandos no sys.txt recomendamos configurar os avisos na propria função existente no navegador para isso. Ali pode voce escolher que sons deseja ter antes e se acima da velocidade.

Lembramos que as configurações realizadas no proprio navegador são salvas na psta SAVE. As configurações inseridas no sys.txt anulam as existentes na pasta save uma vez que elas tem prioridade. Amanha esquece voce disso, que inseriu uma configuração no sys.txt e não vai conseguir mudar na configuração do navegador o som a desejar.
Avatar do usuário
daniel.arm
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 345
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:36
Localização: Amparo-SP

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por daniel.arm »

sim, entendo o que voce diz, Marcio.
O problema que eu escolhi um aviso pela skin, mas ele dá o aviso da skin, escolhido por mim, e a tal gralha, chata pra caramba.
att,
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por CYK »

daniel.arm escreveu:[...] eu escolhi um aviso pela skin, mas ele dá o aviso da skin, escolhido por mim, e a tal gralha, chata pra caramba. [...]
Caro daniel,

Como você está usando o skin Gurjon, edite seu "system.ini" e insira/deixe o parâmetro "overspeed_sound" da seguinte forma:

[warnig]
...
overspeed_sound="0"
...

pois esta é a recomendação do Gurjon. A tal "gralha chata" a que você se refere é o som do skin padrão do iGo8 que soa junto com o aviso que você escolhe pelo skin Gurjon.

OBS.: Como o Márcio disse, o "sys.txt" prevalece sobre o "system.ini", portanto apague este parâmetro "overspeed_sound" do seu "sys.txt", pois ele anulará o ajuste feito em "system.ini".

At.,
CYK
Avatar do usuário
daniel.arm
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 345
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:36
Localização: Amparo-SP

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por daniel.arm »

obrigado CYK e Marcio pelas dicas.
Farei isso entao.
Se estou certo, cada vez que eu apagar a pasta save pra zerar o navegador eu terei que colocar esta linha novamente. É isso ?
abraço
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
Avatar do usuário
CYK
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 3616
Registrado em: 01 Set 2010, 19:05
Residência: Brasil - SP - São Caetano do Sul
Localização: São Caetano do Sul - SP
Contato:

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por CYK »

daniel.arm escreveu:[...] cada vez que eu apagar a pasta save pra zerar o navegador eu terei que colocar esta linha novamente. É isso ? [...]
Sim... Toda vez que apagar a pasta save, precisará colocar ou editar este parâmetro.

At.,
CYK
Avatar do usuário
daniel.arm
Super Avançado
Super Avançado
Mensagens: 345
Registrado em: 31 Ago 2010, 14:36
Localização: Amparo-SP

Re: Aviso Sonoro de Radar Junto com Voz

Mensagem por daniel.arm »

beleza, valeu.
Att, daniel
Daniel
IGO 8.3.4 GJ6.18p_da_MR
Responder

Voltar para “iGO”