Dicas para Economizar Combustível

Ambiente de descontração. Assuntos não relacionados a GPS.
Avatar do usuário
jefersonba
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 2917
Registrado em: 15 Dez 2010, 14:57
Localização: RS

Dicas para Economizar Combustível

Mensagem por jefersonba » 24 Ago 2012, 16:59

1Não aqueça o motor com o veículo parado.
Spoiler!
Isso só era necessário na época do carburador, em que os carros precisavam ser aquecidos para não engasgar na esquina. Hoje, a injeção eletrônica toma conta para que isso não aconteça. Quando você deixa o carro “esquentando” parado, o motor demora mais para chegar à temperatura ideal. Logo, a emissão de poluentes e o consumo de combustível são maiores. O melhor é partir levemente, evitando regimes de rotação elevados.
2Evite acelerações quando o carro estiver parado.
Spoiler!
Aquela história de dar uma cutucada no acelerador antes de virar a chave é coisa para lá de velha. Isso é uma prática inventada por motoristas que amam ouvir o último ronco do propulsor. Hábito fora de moda... Só ajuda a aumentar o consumo, sem benefícios para o motor.
3Não tenha preguiça de trocar a marcha.
Spoiler!
Aquelas tiazinhas que andam em segunda marcha durante 50 km, assim como aqueles meninões que esticam o motor até o talo, estão errados. A troca da velocidade influencia muito no consumo. Andar em quinta marcha em uma subida muito íngreme aumenta a emissão de poluentes, desgasta mais o motor e fere a média de consumo. O ideal é efetuar as trocas no tempo certo. Se houver dúvidas, cada automóvel faz a indicação da mudança correta de acordo com a velocidade no manual do proprietário.
4Se não precisar, não corra.
Spoiler!
O consumo do combustível aumenta proporcionalmente em relação à velocidade que o veículo desenvolve. Em uma retomada de 90 km/h a 120 km/h o incremento de consumo é de aproximadamente 30%.
5Não tenha medo das ladeiras.
Spoiler!
Tem gente que, quando vê uma subida, até freia antes, de tanto medo. O correto é acelerar antes, para que o carro não perca o ritmo no meio do caminho. Ter de pisar fundo durante a subida para o embalo não acabar é mortal para o tanque.
6Não tenha medo das descidas.
Spoiler!
Aquela história de ponto-morto na descida, a popular “banguela”, já virou lenda urbana. Por favor, isso era coisa da época do carburador... Com o sistema de injeção eletrônica, a forma ideal é manter o automóvel engrenado. Nessa situação, sem carga no acelerador, não há injeção de combustível. No ponto-morto, a injeção continua a funcionar. Além de ser mais econômica, essa maneira é a mais segura.
7Não viaje com o vidro aberto.
Spoiler!
A resistência do ar é maior quando as janelas do automóvel estão abertas. Isso faz com que o carro exerça uma força maior para se deslocar. O ideal é deixar uma fresta aberta ou utilizar os recursos de ventilação do modelo.
8A corrente elétrica também gasta mais petróleo.
Spoiler!
Utilize os dispositivos somente pelo tempo necessário. A exigência dos componentes pede maior consumo de combustível para recarregar a bateria.
9Não rode com excesso de carga.
Spoiler!
Todo automóvel indica a sua capacidade máxima de carga. Qualquer volume desnecessário pode fazer com que o automóvel beba mais. Tem pessoas que fazem do porta-malas uma extensão do guarda-roupa. Cerca de 50 kg já fazem a diferença na bomba.
10Evite acessórios que podem custar caro.
Spoiler!
Evite todos os apetrechos, pois eles pesam mais e interferem na maioria das vezes negativamente na aerodinâmica. Se não for utilizar o bagageiro, deixe-o em casa. O seu consumo vai melhorar.
Fonte: WebMotors
...::: JefersonBA :::...

Avatar do usuário
Magno Lima - MLima
Sênior
Sênior
Mensagens: 472
Registrado em: 15 Mar 2013, 21:45
Residência: Brasil - Nordeste - Navegando por CE, PB, PE, PI, RN
Contato:

Re: Dicas para Economizar Combustível

Mensagem por Magno Lima - MLima » 03 Abr 2013, 21:49

Que legal, Jeferson.
Sinceramente? Conhecia quase tudo dessas dicas, mas "Não tenha medo das descidas", nao sei pq cargas dagua nunca havia lido em lugar algum e, eu ainda pratica(va) a banguela de vez em quando. Ja era! :mrgreen:
Valeu

malgsystem
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 23 Jun 2013, 16:51
Residência: BRASIL - SP - Guarulhos

Re: Dicas para Economizar Combustível

Mensagem por malgsystem » 30 Jun 2013, 14:39

Sem contar que a famosa "banguela" é muito perigosa, já que se você tiver um problema com os freios durante sua descida, o fato de o carro estar engatado isso ajuda a segurar um pouco o carro. Além do consumo de combustível, descer com o veículo engatado ajuda a economizar pastilha, disco e tambor de freio, já que, você precisará pisar no pedal de freio utilizando menos força.

apfp
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Jul 2013, 07:35
Residência: Brasil - RS - Bento Gonçalves

Re: Dicas para Economizar Combustível

Mensagem por apfp » 17 Jul 2013, 00:05

deixar fresta do vidro aberto é pra louco, o vento entrando só faz barulho e nao serve pra nada, o melhor é ligar o AC ou, caso nao tenha, apenas o vento...

a maioria dos motoristas profissionais q tem perda auditiva, tem ela do lado esquerdo, tudo por andar com o vidro aberto, o barulho e a pressão do vento causa isso, então, nada de vidros abertos, além de economizar combustível, nao fica surdo.

Aliraza852
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Out 2014, 07:51
Residência: aaaaaaaaaaaaaaaa

Re: Dicas para Economizar Combustível

Mensagem por Aliraza852 » 20 Out 2014, 07:56

Colegas do site!

Gostaria de deixar o link e o relato do Sr. Roberto Paim - qualquer semelhança não é coincidência, pois é meu tio - o qual descreve sobre o acidente do filho no dia 28/07.
Este link leva a reportagem publicada no jornal Zero Hora no estado do RS no dia 11/08.
ali

Responder

Voltar para “Bar dos Amigos”