Atualizando os radares do TomTom

Dicas para atualização de arquivos de alerta de radares por modelo de navegador.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 02 Jan 2011, 22:20

Para atualizar os radares do navegador TomTom:

1- primeiro, faça o download do arquivo para TomTom (radares_maparadar_OV2.zip) como explicado aqui: viewtopic.php?f=143&t=28704

2- acesse o disco (geralmente, o cartão SD) ou a memória Flash interna do seu aparelho e localize a pasta onde está instalado o mapa, geralmente a pasta Brasil ou Brazil.

3- descompacte (com um programa de descompactação como o Winrar, Winzip ou o 7zip) todo o conteúdo do arquivo radares_maparadar_OV2.zip que foi baixado para a pasta do mapa. Se necessário, substitua os arquivos antigos existentes na pasta.

4- desconecte o aparelho do computador e ligue-o.

Pronto, os radares de seu navegador TomTom estarão atualizados e prontos para uso.

Se for a primeira vez, pode ser necessário configurar o TomTom para emitir alertas quando se aproximar de um radar (créditos do texto a seguir para marcosrn):

Para mostrar os radares no mapa do Tomtom:
Menu > Alterar preferências > Mostrar PI no mapa > Marque todos os tipos de radares (Câmera, Lombada Eletrônica, Polícia Rodoviária, Radar 30 a Radar 120).

Para emitir um alerta sonoro ao se aproximar do radar:
Menu > Alterar preferências > Avisar proximidade do PI > Selecione um Radar > Selecione uma distância para o aviso do radar > Selecione o som de aviso do radar. Repita para cada tipo de radar.

Observações:
- Você pode colocar os radares com velocidades mais baixas com uma distância pequena (200 metros) e os de alta velocidade com uma distância maior (800 metros).

- Ao aparecer a opção "Avisar só se o PI estiver no percurso", deixe desmarcado se deseja que os radares sejam alertados mesmo quando não tem nenhum percurso definido. Marque a opção se deseja que os radares só sejam alertados quando você tiver definido um percurso.

Malta
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Mar 2011, 12:40

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por Malta » 30 Mar 2011, 12:45

Amigo, vc poderia disponibilizar seu arquivo mapsettings.cfg ? pois preciso dele configurado através de um tomtom de carro, com radares e principalmente o recurso "Avisar só se o PI estiver no percurso" desmarcado como no seu tutorial para que possa funcionar no tomtom do iphone!!

Obrigado!

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 30 Mar 2011, 14:14

Caro Malta, minhas configurações não são necessariamente as que você deseja, e são dependentes do mapa, da versão e do aparelho utilizado. Então de nada adiantará eu enviar-lhe o arquivo. Sugiro que você mesmo faça as configurações manualmente, de acordo com suas preferências. Boa sorte!

Lucas Pivotto
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mai 2011, 12:44

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por Lucas Pivotto » 08 Mai 2011, 12:48

Parcerio!! serve para o tomtom 1.7 do Iphone 4? abraço

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 09 Mai 2011, 14:33

Caro Lucas, infelizmente eu não tenho um iPhone com Tomtom, e se ninguém tiver já experimentado, você vai ter que testar para ver se funciona.

Como no iPhone o acesso aos dados é bastante restrito pelo iOS, que pastas você consegue enxergar do TomTom instalado? Se não conseguir enxergar nada, é bem provavel que você só consiga atualizar os radares através do TomTom Home.

eduardopa
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 17 Mai 2011, 12:07

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por eduardopa » 17 Mai 2011, 14:25

escadarj, apesar de concordar que as suas configurações talvez não sejam exatamente iguais, no iphone não é possível configurar o alerta por aproximação do POI. Por isso seria interessante se você (ou alguém) pudesse disponibilizar um mapsettings.cfg com esses alertas já configurados.

Só lembre, caso esteja disposto a fazê-lo, que o "home" e os favoritos vêm junto com o mapsettings, e portanto seria interessante descadastrá-los antes de disponibilizar na internet.

[]s

Avatar do usuário
jose.lion
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Mai 2011, 12:21
Localização: Rio de Janeiro
Contato:

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por jose.lion » 18 Mai 2011, 14:43

Gostaria de saber como atualizar o Tom Tom do Iphone. Obrigado

Kriscow
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:24

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por Kriscow » 12 Ago 2011, 21:43

Olá amigos...tenho um Iphone 4 com o IGO instalado e o TomTom, o IGO atualizei o mapa conforme as orientações seguidas aqui mesmo neste site, mas o TomTom, pelo que entendi, em vários fóruns que pesquisei, não é possível atualizar o mapa para a versão do Iphone (http://www.tomtom.com/pt_br/products/mobile-navigation), a menos que Você atualize o aplicativo, eu instalei a versão 1.7 e agora atualizei para versão 1.8, na qual o mapa já veio atualizado e de tempos em tempos, o aplicativo lhe avisa que é preciso fazer download para algumas correções.
Mas para aqueles que gostam de desafios, com o programa i-FunBox (o meu é para Windows), é possível visualizar as pastas e arquivos dos apps instalados em seu Iphone, basta conectar o Iphone ao PC e abrir o programa. até encontrei a pasta BRASIL no app do TomTom, mas não encontrei os arquivos semelhantes aos que descompactei, para a substituição, por isso atualizei o app com a nova versão. Espero ter ajudado. Boa Sorte.

Leonardo Farnezi
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 04 Set 2011, 11:03

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por Leonardo Farnezi » 11 Set 2011, 00:15

Alquem sabe se é possivel atualizar radares do TomTom ease usando maparadar? Este gps da TomTom não tem opção de configurar POI.

Avatar do usuário
naestrada
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Out 2011, 20:34
Localização: São Pedro da Aldeia-RJ

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por naestrada » 08 Out 2011, 13:01

Boa tarde!

Depois que coloquei à base de radares no tomtom(maparadar) o alerta ficou meio diferenciado em certos radares fixos(não é o som do aviso). Explico melhor: quando vou na direção de certo radar fixo(lado direito da pista) o alerta acontece em torno de 300mts. No mesmo dia quando volto e passo pelo mesmo radar pelo lado esquerdo o gps só avisa depois que eu passo por ele. Como conserto esse problema. Aguardo contato...

Abração

Alexandre

Ps: o radar do exemplo tem sentido duplo.

jr92009
Novato
Novato
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Jan 2011, 11:30

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por jr92009 » 20 Out 2011, 11:55

ola,,,,,qual a diferença entre os arquivos do maparadar TOMTOM e TOMTOM TTS??? seria q ele avisaria os POI's sem precisar ajustatr os audios relativos a sua funçao?? tipo : quando eu atualizo os radares,quebra-mola e etc no tomtom eu baixo o arquivo tomtom normal coloco junto com o mapa brasil e na pasta sounds coloco os audios relativos a funçao...e no TOMTOM TTS nao precisaria fazer issu??..

deste ja agradeço,,Raul

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 20 Out 2011, 15:27

Que eu saiba, a diferença é o nome do arquivo.

Dizem que o Tomtom com voz TTS usa o nome do arquivo para falar o tipo de radar, então o nome foi alterado para ficar foneticamente correto.

No outro (sem TTS), o nome do arquivo é condensado, sem espaços ou acentos. O conteúdo é o mesmo.

jr92009
Novato
Novato
Mensagens: 45
Registrado em: 20 Jan 2011, 11:30

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por jr92009 » 20 Out 2011, 18:43

ola escadajr,
obrigado pela rapida resposta e fazendo outra (rsrsrsrs) ,entaum.... posso baixar qualquer um e colocar em qualquer modelo tomtom?? vlww..

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 20 Out 2011, 23:56

Acho que sim. Se o seu Tomtom tem voz TTS e não te incomoda ouvir "semaro", vai em frente. :mrgreen:

Fora isso, o conteúdo dos arquivos é o mesmo.

Edu_Rio
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 28 Out 2011, 10:14

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por Edu_Rio » 28 Out 2011, 10:22

Caro escadajr,

Antes de mais nada, Parabéns pelo site. Nota 10!

Minha dúvida é a seguinte:

Acabo de comprar um Tomtom XL (USA).

Baixei mapa Brasil com instalação automática(.exe), criei o diretório, instalei, usei o programa fastactivate para habilitar tudo. POis bem funcionou.

Depois de algumas idas e vindas pela web descobri o MapaRadar, baixei os radares para Tomtom, segui as instruções da página e acontecerem duas coisas:
1) Os radares aparecem no mapa, mas não há avisos sonoros;
2) constatei no menu do gps, nas configurações, que a opção "avisos sonoros" está inabilitada.

Não vejo como habilitar.

Qualquer ajuda é muito bem vinda!!!

Abraços a todos!
Eduado

henripassos
Novato
Novato
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Nov 2011, 02:58

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por henripassos » 20 Nov 2011, 03:18

Bem, espero que seja útil.

Tenho um iphone4 e o comprei hj o tomtom!

fiz o seguinte:

1 - Baixei a atualização no site MapaRadar.com
2 - Já tinha instalado o Iphone Explorer ( http://www.baixaki.com.br/download/iphone-explorer.htm )
3 - Em apps, no painel do lado esquerdo, vá até a pasta com.tomtom.Brazil
4 - (Aqui é uma dúvida) Segundo o tutorial que está no início deste tópico, está assim:
acesse o disco (geralmente, o cartão SD) ou a memória Flash interna do seu aparelho e localize a pasta onde está instalado o mapa, geralmente a pasta Brasil ou Brazil.
Quando vocêacessa a pasta com.tomtom.Brazil a primeira pasta é a Brazil.app ai eu abri essa pasta e coloquei todo o conteúdo que eu extraí do arquivo que baixei no MapaRadar.com, porém, dentro desta pasta, há uma outra pasta chamada BrazilMap, então, por via das dúvidas, joguei nas duas.
5 - Desconectei o iphone.

Bem, não saí de casa ainda para ver se funcionou, porém, dei uma navegada no mapa do tomtom e os radares estão aparecendo, agora, se vai falar, não sei! Amanhã dou o parecer aqui!

Té!

flaviogonzaga
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Dez 2011, 16:51

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por flaviogonzaga » 04 Dez 2011, 19:28

Olá a todos!

Baixei aqui no site a atualização de radares para o meu go 630, ocorre que na pasta Braszil só existia um arquivo .ov2 "radar_br_tomtom.ov2" e dentro do arquivo que baixei existem vários e nenhum com o nome do arquivo original existente na pasta. Resultado, os radares do meu gps não foram atualizados.

Alguma sugestão????


Desde já agradeço.

A base de radares da Tomtom é ridícula!!!

[ ]'s

Flávio Gonzaga

gustao
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 01 Dez 2011, 12:24

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por gustao » 14 Dez 2011, 20:27

Olá pessoal,

apenas para auxiliar os usuários do TOMTOM no iphone, segue abaixo um passo-a-passo de como incluir os radares (o procedimento é praticamente similar ao indicado pelo autor do tópico):
  • 1) baixe o arquivo com as informações de radares para TOMTOM disponível aqui no site;
    2) descompacte o arquivo e mantenha os arquivos disponíveis para posterior transferência;
    3) através de um aplicativo de sua preferência, navegue nos diretórios do seu iphone e localize, na pasta de aplicativos (private > var > mobile), o diretório que corresponde à instalação do TOMTOM Brazil (essa pasta possui o nome similar à este: G766U854-B645-9753-851H-9364985G9P93 - esse nome não será igual à sua pasta, mas o formato será similar). Você saberá que é a pasta correta ao verificar que alí dentro existe uma pasta chamada Brazil.app;
    4) Entre na pasta Brazil.app;
    5) Entre na pasta BrazilMap;
    6) Copie todos os arquivos extraídos (aqueles que baixamos no site maparadar) nessa pasta.
    7) Abra o TOMTOM e verifique no mapa as indicações de radares.
Caso você não saiba como navegar nos diretórios do iphone, relaciono abaixo alguns softwares citados nas mensagens anteriores (eu utilizo um iphone com jailbreak e transfiro meus arquivos através de uma conexão ssh, e por isso não utilizo nenhum desses softwares indicados):
» i-FunBox
» Iphone Explorer
» iPhone Folders

Boa sorte!

luciano01
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: 04 Jan 2012, 01:23

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por luciano01 » 18 Jan 2012, 21:06

Prezados Senhores,

Tenho um gps tomtom xl 335 classic. Recentemente eu exportei os radares para meu gps, inclusive como era a primeira vez eu tive que fazer um a um os radares para a pasta Gerenciar pis do gps e esta funcionando tudo ótimo. EU GOSTARIA DE SABER SE A CADA ATUALIZAÇÃO DOS RADARES EU TENHO QUE FAZER TUDO DE NOVO OS GERENCIAMENTOS DOS PIS ???? ou ja feito uma vez, não precisa mais ?

Abraço
Luciano

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do TomTom

Mensagem por escadajr » 19 Jan 2012, 13:01

Caro luciano01, não conheço seu aparelho, mas espero que não precise passar de novo pelas etapas cansativas de configuração do Tomtom (que, convenhamos, é a pior coisa do Tomtom). No meu, só fiz a primeira vez e não foi mais necessário refazer a cada atualização.

Responder

Voltar para “Atualizar radares no seu navegador (GPS)”