Atualizando os radares do NDrive

Dicas para atualização de arquivos de alerta de radares por modelo de navegador.
Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 02 Jan 2011, 22:02

Para atualizar os radares do navegador NDrive:

1- primeiro, faça o download do arquivo para NDrive - em kml (radares_maparadar.kml) como explicado aqui: viewtopic.php?f=143&t=28704

2- acesse o disco (geralmente, o cartão SD) do seu aparelho.

3- localize a pasta onde está instalado o navegador, abra a pasta speedcams.

4- copie o arquivo radares_maparadar.kml que foi baixado para esta pasta speedcams. Se necessário, substitua algum já existente na pasta.

5- localize a pasta alerts_db e apague, se existir, o arquivo alerts.31 (salve primeiro, se quiser, no seu computador).

6- desconecte o seu aparelho do computador e ligue-o.

7- acesse o Menu, escolha Configurações e depois Importação/Exportação de Dados.

No NDrive versão 11, esta opção foi movida para outro local: acesse o Menu, escolha Meu NDrvie e depois Importação/Exportação de Dados.

8- clique em Importar Alertas, escolha o arquivo "radares_maparadar.kml" e clique em OK.

O NDrive irá fazer a importação do arquivo. Se você baixou os radares do Brasil inteiro, pode demorar algum tempo, então ligue antes o aparelho na tomada.

9- quando o NDrive informar "Concluído!", clique em OK duas vezes e depois em Mapa.

Pronto, os radares de seu navegador NDrive estarão atualizados com os dados do Maparadar e prontos para uso.

NOTA IMPORTANTE: ao fazer a importação, o NDrive verifica se cada ponto está posicionado perto de uma via. Por isso é demorado. Se o mapa do NDrive estiver errado ou desatualizado, o ponto pode cair muito fora de uma via e o NDrive NÃO o insere. Também não dá aviso nenhum, simplesmente recusa o ponto. Mais a respeito aqui: viewtopic.php?p=10288#p10288

OUTRA NOTA IMPORTANTE: o NDrive não aceita cadastrar radares com velocidade zero. As câmeras de semáforo, quando não são conjugadas com radares, são obviamente cadastradas com velocidade zero. Ao importá-las, o NDrive as ignora.

Por isso, se observar que algum radar "desapareceu", confirme se ele ainda está na base do Maparadar, se não é uma câmera de semáforo sem radar e avise-nos para darmos uma olhada. Se for problema nosso, corrigimos. Se for problema do mapa do NDrive, pouco poderemos fazer.

Para configurar avisos de Radares (Autoria: mreis)

Menu > Seta Direita > Configurações > Opções de Segurança > Alerta de Radares > clique em + para ficar Ligado.

wsouza
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2011, 11:49

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por wsouza » 18 Jan 2011, 11:53

Bom Dia Amigo!

Estou com uma dúvida que é comum a de outras pessoas, até vi a sua resposta mas ainda não entendi. Fiz o procedimento acima mas não apareceram todos os radares que estão no MapaRadar. Fiz até o último passo que foi importar alertas, ele carregou e cliquei em Ok normalmente. Vi que vc colocou uma observação para apagar os arquivos da pasta speedcam, mas no meu já não tem arquivo nessa pasta.
Teria como vc me ajudar por gentileza?

Obrigado.

wsouza78@gmail.com

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 18 Jan 2011, 12:21

Caro wsouza, preciso saber mais um pouco sobre o problema.

Primeiro, qual a versão do seu NDrive?

Segundo, o que acontece exatamente com os radares? Não aparece nenhum radar ou só alguns não aparecem? Ou aparecem na tela mas não dão alertas?

Terceiro, acho que você não está seguindo o procedimento direito. A pasta é speedcams (com um "s" no final). E eu não disse nada para apagar arquivos, será que você não está confundindo com o procedimento do iGO? Depois que é feita a importação, não desaparece nada da pasta. Se você não achou nada lá é porque não tinha colocado nada nela.

wsouza
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2011, 11:49

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por wsouza » 19 Jan 2011, 14:50

Fiz exatamente o procedimento acima. O que acontece é que não aparecem todos os radares, fica do mesmo jeito que antes de baixar o arquivo. Os radares que já tem no GPS funcionam normalmente, só os novos (que estão no site) não aparecem, ou seja, não atualiza. Seguem os dados que vc pediu:

GPS Dynamic NAVTV G430
Software NDrive 10.1.15 (1207)H

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 19 Jan 2011, 15:36

Vou pedir para você fazer o seguinte: na pasta onde tem o executável, você encontrará um arquivo de nome "alerts" (sem extensão). Renomei este arquivo para, por exemplo, "alerts_sav" e faça a importação novamente. Depois olhe de novo o que tem ali e veja se um novo alerts foi criado.

Se não funcionar me envie os 2 arquivos alerts, o que você salvou e o novo, quero dar uma olhada neles. Leia as suas Mensagem Particulares.

Liste os arquivos que tem na pasta speedcams (com um "s" no final). Quais são?

wsouza
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2011, 11:49

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por wsouza » 19 Jan 2011, 16:16

Na speedcams só tem o que baixei do site: radares_maparadar

Te enviei os outros 2 Alerts.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 19 Jan 2011, 16:33

O conteúdo do seu arquivo alerts (e o alerts_sav salvo) estão corretíssimos, não há nada errado com eles.

Dá a impressão que você está baixando um arquivo kml mas importando outro mais antigo. Verifique a data do arquivo kml que você baixou e o que você copiou para a pasta speedcams.

wsouza
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2011, 11:49

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por wsouza » 19 Jan 2011, 17:33

Baixei o arquivo novamente e alterei o nome para ter certeza que estava importando corretamente. Refiz todo o processo e não funcionou novamente. Fiz um teste: apaguei o arquivo kml de dentro da pasta speedcams deixando essa pasta vazia. Liguei o GPS e ele funcionou normalmente, com os antigos radares. Era pra funcionar com a pasta speedcams vazia? Eu acho que o programa está importando os radares de outra pasta, um outro arquivo, mas quando mando importar os alertas ele já vai direto na pasta speedcams, não consigo verificar em outras pastas.
Outra dúvida, tem uma pasta alerts_db e dentro tem um arquivo alerts.31. Essa pasta tem alguma coisa a ver? Os alerts que eu alterei aquela hora foram dentro da pasta Ndrive.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 19 Jan 2011, 18:59

Tá estranho... Vamos ver:

- quando você alterou o nome e tentou importar, apareceu o nome novo?

- o NDrive só precisa da pasta speedcams na hora de importar. Depois pode apagar o conteúdo. Os radares importados ficam no arquivo alerts.

- não descobri ainda para que serve esta pasta alerts_db. No meu está vazia. Qual o tamanho deste arquivo alerts.31? Acho que é esse o problema, o seu NDrive não está lendo o alerts, mas sim este alerts.31. 31 é o código do Brasil. Tire ele dali e salve no seu computador. De quebra, você descobriu pra que serve esta pasta!

wsouza
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: 18 Jan 2011, 11:49

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por wsouza » 20 Jan 2011, 11:50

Enfim, problema resolvido!!!

Foi exatamente a nossa suspeita. Apaguei o arquivo da pasta Alerts_db e liguei o GPS novamente. Ele já puxou o arquivo kml e apareceram todos os radares atualizados.
Realmente o que estava acontecendo era isso, mesmo configurando a importação da pasta speedcams, ele buscava as informações na pasta Alerts_db.

Deu trabalho mas conseguimos, e ainda descobrimos mais essa...

Muito obrigado pelo apoio e paciência.

Abç.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 20 Jan 2011, 12:59

Dez! Eu é que agradeço, também aprendi mais uma. Vou incluir este procedimento na primeira mensagem. Até breve!

celiomansini
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2011, 17:15

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por celiomansini » 03 Fev 2011, 11:29

Senhores(as), bom dia.

Sou um infeliz proprietário de um GT Sound GTX 1800 (dvd, gps), que vem com o Ndrive (não sei qual versão). Para minha sorte, o cara é desbloqueado.
Com a ajuda da net, consegui colocar o IGO 8.3 no lugar, mas ainda estou me acertando (brigando) com ele. Na verdade, esses pacotes da internet são muito zoneados. Vem com um monte de skins, carrinhos, etc que não me servem muito.
Estou aqui porque queria saber se alguma alma já conseguiu atualizar a base de radares desse aparelho (a base do NDrive), pois acho esse o principal problema do navegador.
Sou do Rio de Janeiro - RJ.

Só tenho acesso ao cartão SD do aparelho, que no navegador original possui as seguintes pastas:
data
favourites
fonts
images_favorites
maps (com apenas o BRA_AP_GT.map, com 339MB, bastante desatualizado)
sppedcams (vazio)
templates
voices

Como eu poderia fazer pra atualizar o bicho?

Aceito qualquer sugestão.

Grato,

Celio.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 03 Fev 2011, 13:17

Caro celiomansini, leia a primeira mensagem deste tópico e siga o procedimento alí descrito, colocando o arquivo baixado do Maparadar na pasta speedcams do cartão SD.

celiomansini
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2011, 17:15

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por celiomansini » 03 Fev 2011, 13:43

Caro escadarj, agradeço a rápida resposta.

No meu caso, não possuo a pasta ALERTS_DB, ou algo parecido.
Tenho sim um arquivo ALERTS (sem extensão), com 479kb, na raiz do SD.

Qual a sua sugestão? Estava pensando em excluir o dito cujo e testar.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 03 Fev 2011, 14:08

Meu caro, ainda bem que você não tem a pasta alerts_db! Ela só deu problemas.

Tanto faz se apagar ou não o arquivo alerts. Ele será reescrito quando fizer a importação no passo 8. Se desconfiar que ele possa estar "bichado", mude seu nome para outro (por exemplo, alerts.velho) e verá que um novinho em folha será criado.

celiomansini
Novato
Novato
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2011, 17:15

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por celiomansini » 03 Fev 2011, 21:59

Fala aí !!
Deu certo. Renomeei o arquivo alerts para alerts.old, e fiz os procedimentos do primeiro post.
Outro arquivo alerts foi criado na raiz do SD, dessa vez com 3Kb. Fica a dica para os proprietários desse aparelho da GT Sound.

Meu próximo passo é pegar um mapa atualizado pra ele. Alguma dica?

Tô quase desistindo do IGO depois de hoje ...

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por escadajr » 03 Fev 2011, 22:40

Ótimo que tenha dado certo. Isto serve para qualquer NDrive, independente do aparelho. Pode apagar o alerts.old, acho que não precisará mais dele.

Quanto à atualização de mapas: os mapas mais recentes para o NDrive só são compatíveis com a versão 10, mas só é interessante para quem trafega na cidade de SP. No resto, pouco mudou. Procure pela atualização no site da NDrive e nos fóruns dedicados à discussões sobre aparelhos GPS, tal como o GPSBra e outros que existem por aí.

rosoares
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 16 Dez 2010, 15:12

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por rosoares » 17 Fev 2011, 12:28

Maravilha! Já tinha desistido do NDrive, pois esse problema com "alerts_db" não permitia atualização correta. Esvaziei a pasta, e enfim, aparecem os danadinhos.....Finalmente, tudo tudo ficou ok! Muito obrigrada! Valeu............
Estava usando o Aura, que tem um visual mais bonito, porem as informações ficam impossíveis de ler pois a fonte é muito pequena no celular (Motorola Defy), além de não ter encontrado solução para atualização dos radares, e por isso, comecei a usar também o Radardroid, este para radares, e o outro para rotas, ou seja, complicou o que deveria servir para facilitar a vida!
Enfim, parabéns pelo teu trabalho, que se tornou indispensável para quem dirige nesse trânsito caótico!

Mendes Fotografia
Novato
Novato
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Fev 2011, 01:30
Contato:

Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por Mendes Fotografia » 04 Mar 2011, 11:48

Sera que alguem aqui pode me ajudar com meu ndrive touche xl se fiz o que o dono do forum falou no primeiro post mas nao adiantou!!! tem como alguem me tirar dess ai!!?????
obrigado

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Atualizando os radares do NDrive

Mensagem por mreis » 04 Mar 2011, 12:39

Mendes Fotografia

Sempre atualizo meu Ndrive fazendo este procedimento, o que occorre as vezes é que demora muito para importar os alertas no GPS, parece que trava, reinicio o procedimento ai fica OK. :D

Responder

Voltar para “Atualizar radares no seu navegador (GPS)”