Atualizações - 08/08/2011

Anúncios e Avisos da Administração MapaRadar
Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por israel.rodriguez » 08 Ago 2011, 01:22

Algumas atualizações foram feitas no MapaRadar nas últimas semanas:

Botões Sociais
- Ficou mais fácil compartilhar o MapaRadar para todos! Clicando em algum dos botões (Twitter, +1 - Google, Curtir - Facebook), você ajuda a divulgar o MapaRadar na sua rede social favorita.

Mudanças de Layout
- Uma barra lateral na direita foi criada para o usuário selecionar apenas o conteúdo que interessa ver na tela, nela estão: Radar Fixo, Radar Móvel, Semáforo, Polícia Rodoviária e Pedágio.

Inclusão dos dados de Pedágio
- Agora os usuários dos aparelhos com software Garmin, IGO Primo e IGO com skin's diMka ou Gurjon poderão instalar bases de pedágio para serem alertados diretamente na tela do aparelho. Para os outros aparelhos, esses pontos serão exportados como radares normais. Ainda estamos no começo com 311 pontos e sua maioria no sul do País, mas em breve devemos ter a melhor base de pedágios.

Exportação IGO diMka/Gurjon
- Os usuário que tem o software IGO com o skin diMka ou Gurjon instalados, agora já exportam os pontos configurados corretamente para cada skin.

Exportação TomTom TTS
- Criada a exportação para o software TomTom que tem o recurso Text-to-Speech habilitado, assim o aparelho vai falar corretamente o nome dos pontos no momento do alerta.
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

ricardodt
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Ago 2011, 00:26

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por ricardodt » 10 Ago 2011, 00:29

COMO FAÇO PARA MEU IGO PRIMO 1.2 INFORMAR EXCESSO DE VELOCIDADE ?
NO MEU SÓ APARECE N/D
E ONDE ENCONTRO DOWNLOAD DO IGO 8.3.5 2011 ?

Harkanjo
Novato
Novato
Mensagens: 7
Registrado em: 10 Ago 2011, 01:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por Harkanjo » 10 Ago 2011, 01:17

Olá, gostaria de contribuir, quais os requisitos para se ter uma senha para incluir informações de radares e outros, e uma sugestão: incluir registros de faixas de pedestre! obrigado!

Avatar do usuário
mreis
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3776
Registrado em: 13 Jan 2011, 01:52

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por mreis » 10 Ago 2011, 03:16

Harkanjo

A senha de acesso só está disponível aos moderadores do MapaRadar. Para informar o local onde existe algum radar, você deve entrar no fórum e fazer a requisição nesta área. E não se esqueça de ler as regras antes e usar o padrão.

Por gentileza, colabore com a comunidade informando os pontos a serem cadastrados.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 10 Ago 2011, 04:25

Nos casos de pistas com mão dupla, mas em que o pedágio é cobrado somente em um sentido.
Vamos cadastrar "com direção" e sentido duplo "não", para o GPS informar só para quem vai pagar ou, vamos cadastrar "sem direção", para o GPS avisar também para quem vai ter passagem livre?

Considerações:
1) Existem pedágios desses em que a passagem livre não exige manobras ou reduções de velocidades consideráveis, então o aviso do GPS para quem não vai pagar não faria sentido. Alguns até achariam uma amolação.
2) Por outro lado, existem pedágios em que a passagem, embora livre de pagamento, exige manobras, reduções de velocidades e/ou maior atenção consideráveis. Nesses casos, o aviso do do GPS para quem não vai pagar seria útil para maior segurança.

Outra coisa é o posicionamento do ponto de alerta no centro ou nas laterais das praças de pedádios.
Existem praças de pedágios tão largas, que precisamos posicionar o ponto de alerta bem no centro dela, pois caso contrário, mesmo se o GPS for configurado para detectar o aviso com uma boa distância lateral, pode não ser suficiente. Exemplo: eu uso 35 metros no parâmetro para detecção lateral, mas acho que já vi praças de pedágios com bem mais que isso de largura. Se o ponto de alerta estiver numa extremidade e o veículo passar na outra, não vai avisar. Será que estou correto? Se estiver correto, vamos cadastrar/ajustar os pontos de alerta para o centro das praças?

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 12 Ago 2011, 01:04

Israel,

Eu uso o iGO 8 com a skin Gurjon 6.18 da corrigida e vinha dando tudo certo quando eu baixava o speedcam.txt para iGO8\Mio.
O arquivo vinha com os códigos:
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária

Então, agora, com a inclusão de pedágios bastaria que o speedcam.txt tivesse acrescentado os respectivos pontos de pedágio com
14 - Pedágio

E futuramente, quando passasse a conter os pontos de Redutor de Velocidade (Quebra-Molas), que passasse a trazê-los com
8 - Redutor de velocidade

Resumindo, no meu entendimento, o iGO 8 com a skin Gurjon 6.18 da Corrigida, que é uma versão excelente, pois tem as configurações para todos esses tipos de alertas, e mais alguns, e também é uma versão que demandou tanto trabalho para ficar rodando redondinha, deve funcionar bem com os seguintes types no speedcam.txt:
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Redutor de velocidade
14 - Pedágio
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Porém, agora temos no site duas opções de exportação:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1) A opção e exportar para iGO\Mio, em que o speedcam.txt vem com os códigos:

0 - Polícia Rodoviária
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
8 - Redutor de velocidade
14 - Pedágio

Ou seja, para funcionar com a versão do iGO 8 usando a skin citada, há o problema da Polícia Rodoviária, que, terá que ser convertida pelo próprio usuário de 0 para 7, ou vaí anunciar como "Radar Fixo".

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2) A opção de exportar para iGO - skin diMka/Gurjon BETA, em que o speedcam.txt está trazendo os códigos:

1 - Radar Fixo
Deve estar ok, pois a quantidade bate com a da outra opção de exportação citada.

2 - Deveria ser para Semáforo com Radar.
Mas tá estranho. Tá parecendo que são os Semáforos com Câmera, pois não trazem a velocidade do radar (todos com velocidade 0 - zero). E a quantidade é igual à de Semáforos com Câmeras - código 3 - da outra opção citada.

5 - Radar Móvel
Deve estar ok, pois a quantidade bate com a da outra opção de exportação citada

11 - Túnel
No iGO com a skin citada, 11 é Túnel. No iGO sem skin, não existe e vai informar como radar fixo. 11 é Semáforo com Radar no Primo

17 - Não existe no iGO 8, tanto sem skin, como no caso da skin citada. No Primo, com skin diMka, corresponde a Polícia Rodoviária.
A quantidade de itens com código 17 aqui, corresponde justamente à quantidade de códigos 0 - zero - na outra opção de exportação citada.

23 - Não existe no iGO 8, tanto sem skin, como no caso da skin citada. A quantidade de itens com esse código 23 é a mesma dos itens com o código 14 na outra opção de exportação citada. Parece então tratar-se dos Pedágios, mas com esse código 23 acho que o iGO 8 vai anunciar Radar Fixo.

Como eu disse, eu uso o iGO 8 com a skin Gurjon 6.18_da Corrigida, trabalho muito bem feito por várias pessoas. Então, com essa configuração, nenhuma das duas opções de exportão vai funcionar corretamente só baixando direto. Teria que baixar da opção para iGO\Mio e mudar todos os types 0 para 7.
Apesar de não usar a skin diMka no iGO 8, dei ainda uma olha nos ícones dela e me parece que também não vai rodar direitinho só baixando o speedcam.txt direto, sem modificá-lo.

Me parece que, na elaboração da opção de exportação para iGO com skin houve uma ligeira confusão com códigos do Primo.
Minha sugestão é:

1) Exportação para iGO\Mio (sem skin): deixar como está.

2) Exportação para iGO com skin diMka - Gurjon:
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Redutor de velocidade
14 - Pedágio

Peço encarecidamente que não entendam minhas colocações como críticas e sim como tentativa de ajudar. E também me desculpem e corrijam o que eu tiver concluído erroneamente.

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por israel.rodriguez » 14 Ago 2011, 01:34

Caríssimo bolabyte...grato pelas informações..mas cheguei no final confuso e preciso da informação de uma maneira uma pouco mais simples..

Se não for pedir muito, você(ou o Marcio ou o escada) pode colocar aqui como deveria ser o valor de cada exportação:

IGO 8/Mio:
? - Radar Fixo
? - Semáforo com Radar
? - Semáforo com Câmera
? - Radar Móvel
? - Polícia Rodoviária
? - Redutor de velocidade
? - Pedágio

IGO Primo:
? - Radar Fixo
? - Semáforo com Radar
? - Semáforo com Câmera
? - Radar Móvel
? - Polícia Rodoviária
? - Redutor de velocidade
? - Pedágio

IGO - Skin diMka/Gurjon
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Redutor de velocidade
14 - Pedágio
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por Marcio » 14 Ago 2011, 08:48

Israel,
apresentando os TYPES.

IGO 8.3 / Mio:

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
------------------
Nota: o iGO8 nativo não reconhece nada com código 0 ou acima de 5, se encontrar um desses códigos assume o ponto de alerta como "radar fixo".
ND - Polícia Rodoviária
ND - Lombada
ND – Pedágio

IGO - Skin diMka/Gurjon

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Lombada
14 - Pedágio

IGO Primo:

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
12 - Pedágio
18 - Lombada
30 - Polícia Rodoviária
---------------------
Notas:
1 - O Primo padrão de fábrica, se encontrar um código que não reconhece e não definido em skin, assume o ponto de alerta como "radar fixo".
2 - Não existem códigos definidos para Lombada e Polícia Rodoviária. Os apresentados foram escolhidos pelo MapaRadar dentre os livres disponíveis.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 14 Ago 2011, 14:08

Concordo com as informações do Márcio, só complementando, vou copiar o que ele postou com minhas observações/opiniões (marcadas com *bb*):


IGO 8.3 / Mio:

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
------------------
Nota: o iGO8 nativo não reconhece nada com código 0 ou acima de 5, se encontrar um desses códigos assume o ponto de alerta como "radar fixo".
7 - Polícia Rodoviária (*bb* Deixar com código 7. Além de ficar igual à do iGO que usa Skins, é melhor alertar como radar fixo do que não alertar nada)
ND - Lombada (*bb* Não disponibilizar lombadas nessa exportação, pois vai ser horrível o iGO avisando toda e qualquer lombada da mesma forma como avisa "Radar Fixo - vair gerar confusão)
ND – Pedágio (*bb* Não disponibilizar por enquanto. Também pode gerar confusão se o iGO alertar todo pedágio como "Radar Fixo". Futuramente, caso aqueles indicadores de velocidade que já existem em alguns pedágios venham a fiscalizar/multar, aí o MapaRadar deveria passar a divulgar, por exemplo, com o código 14, pois será melhor para o motorista ser avisado de um Radar Fixo, do que não ser lembrado que ali também tem fiscalização/multa)


IGO - Skin diMka/Gurjon

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Lombada
14 - Pedágio

(*bb* Concordo totalmente com o Márcio, códigos corretíssimos)


IGO Primo:

1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
12 - Pedágio
18 - Lombada
30 - Polícia Rodoviária
---------------------
Notas:
1 - O Primo padrão de fábrica, se encontrar um código que não reconhece e não definido em skin, assume o ponto de alerta como "radar fixo".
2 - Não existem códigos definidos para Lombada e Polícia Rodoviária. Os apresentados foram escolhidos pelo MapaRadar dentre os livres disponíveis.


*bb* No Primo 1.2, se usar as novas Skins diMka 1.3.x:

1 - Radar Fixo
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
11 - Semáforo com Radar (Já está exportando assim na opção para o Primo. Acho que não deveria mudar, pois funciona na diMka e a maioria dos usuários da Gurjon já deve ter adaptado o aviso por voz, tts, visto que o assunto já foi exaustivamente discutido nos vários fóruns)
12 - Pedágio
17 - Polícia Rodoviária (Acho que seria melhor do que o 30, pois funciona nas novas diMka e quanto à Gurjon, além de ter sido descontinuada, é fácil o sujeito acertar o aviso por voz, ou mesmo se não acertar, receberá o aviso como de "Radar Fixo")
18 - Lombada

Avatar do usuário
israel.rodriguez
Fundador
Fundador
Mensagens: 530
Registrado em: 25 Ago 2010, 01:50
Contato:

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por israel.rodriguez » 16 Ago 2011, 00:06

Exportação ajustada. Podem testar.

bolabyte, seria o caso de criar uma exportação específica para Primo com skin diMka?
Att,
Israel Rodriguez
israel.rodriguez@maparadar.com

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por escadajr » 16 Ago 2011, 14:21

Acho interessantes as sugestões do bolabyte.

Só gostaria de registrar que os códigos 7 e 14 da skin Dimka (e Gurjon) do iGO8, propostos para serem respectivamente "Polícia Rodoviária" e "Pedágio", sofrem de um problema de tradução para o português que, no entanto, os consolidou com estes nomes. Igualmente, código 14 é "RPS Post" virou "Pedágio" nas traduções existentes.

Apesar desse problema, duvido que mude tão cedo então é razoável que o Maparadar também as adote, para ficar compatível com as traduções que existem (não há tradução oficial para português do Brasil).

Resumindo, para o iGO 8 sem skin, incluir Polícia Rodoviária como código 7 é aceitável.

----------------------

A tradução do Primo sofre exatamente o mesmo problema com o código 17 ("Fixmobil" virou "Polícia Rodoviária"). Apesar disso, é bastante razoável que, no Primo, o código de Polícia Rodoviária seja mudado de 30 para 17. Os sem-skins vão continuar vendo um ícone de radar fixo mas podem facilmente adaptar o alerta vocal TTS no sys.txt, e branding.zip do Maparadar (que eu publiquei para o Primo 1.1) não funciona mais para o Primo 1.2.

No caso dos semáforos com radar e com câmera, acho que o bolabyte digitou errado. O Primo nativo usa no speedcam o código 3 para semáforo com câmera e os códigos 2 e 11 para semáforo com radar, como indicado pelo Marcio.

-----------------------

Consolidando tudo, ficaria:

iGO8/Mio (iGO sem skin):
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
(Lombadas e Pedágios não são exportados)

iGO8 com skin (Dimka/Gurjon):
1 - Radar Fixo
2 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
7 - Polícia Rodoviária
8 - Lombada
14 - Pedágio

Primo com ou sem skin:
1 - Radar Fixo
2 ou 11 - Semáforo com Radar
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
12 - Pedágio
17 - Polícia Rodoviária
18 - Lombada
(os ícones de PR e Lombada aparecerão como "radar fixo" no Primo sem skin mas o alerta de voz pode ser ajustado).

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 17 Ago 2011, 04:14

Israel,

Acredito que criar uma opção para o PRIMO 1.2 com skin diMka seria uma boa, pois:
- De agora em diante, os pessoal que desenvolve Pacotes, Skins, Traduções, etc..., vai se conscentrar na versão atual do PRIMO, que é a 1.2
- Com a descontinuidade da skin Gurjon, que era a lider em uso, me parece que a diMka, que era a segunda mais divulgada/usada, está se tornando a mais popular.

Então minha sugestão é uma nova opção de exportação:

iGO Primo 1.2 - Skin diMka
1 - Radar Fixo
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
11 - Semáforo com Radar
12 - Pedágio
17 - Polícia Rodoviária
18 - Lombada (futuramente)


E manter a atual opção como está, para o PRIMO - Sem Skin\Skin Gurjon:

PRIMO - Sem Skin\Skin Gurjon
1 - Radar Fixo
3 - Semáforo com Câmera
5 - Radar Móvel
11 - Semáforo com Radar
12 - Pedágio
18 - Lombada (futuramente)
30 - Polícia Rodoviária

Agora, acho que todos nós que gostamos e batalhamos para o aprimoramento da ferramenta GPS, devemos começar a pensar no desenvolvimento de uma ferramenta de conversão configurável para os navegadores da família iGO.
Acho muito pesado para o MapaRadar, além do trabalho enorme de manter a base de dados dos pontos de alerta, ainda ficar se preocupando e correndo atrás de tudas as versões e skins que surgem para a família iGO.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 17 Ago 2011, 04:41

escadajr,

O meu post anterior era para vir após o último do Israel e antes do seu último. Só que sou meio lerdo, então, enquanto eu o escrevia entrou o seu post.
Eu dei uma olhada no meu post onde haveria um erro de digitação, mas não encontrei. Talvez seja por causa do sono, são 4h27mim agora, eu já não tô com a atenção lá essas coisas.
Mas o importante é que me parece que os códigos seus estão "batendo" exatamente com o meus (meu post anterior a este).

Eu uso aqui um iGO8.3, que eu modifiquei uns pequenos detalhes, mas a base é aquele seu extraordinário pacote com a Gurjon corrigida. Funciona perfeito com os códigos que nós citamos.
No PRIMO 1.2 que eu uso, abandonei a Gurjon e me dediquei à diMka. Quando eu baixo aqui o speedcam.txt, só mudo o 30 para 17.

Gostaria que você desse uma opinião sobre uma eventual ferramenta programável, como citei no meu post anterior.

Avatar do usuário
escadajr
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 3478
Registrado em: 28 Ago 2010, 12:17
Localização: SP

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por escadajr » 17 Ago 2011, 17:41

Caro Bola, já andaram fazendo esta ferramenta para ler um arquivo speedcam e trocar os códigos. Foi publicada no GPSBra, era um site, não precisava instalar nada.

Mas a premissa daquela ferramenta estava errada, pois o programador estava confundindo os códigos de importação pelo speedcam com os códigos internos usados pelos iGOs.

Eu prefiro a sua sugestão: ter no Maparadar exportações específicas para cada combinação navegador/skin. Acho mais garantido do que deixar por conta do usuário (que, muitas vezes, é iletrado em informática) a responsabilidade de acertar os códigos.

Eu também prefiro o Primo, mas sem skin. Ou melhor, com a microskin que eu mesmo "escrevi" para adaptá-lo ao meu gosto.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 17 Ago 2011, 19:48

É escada, seus argumentos são convincentes.
Vamos colaborar então para que o MapaRadar disponibilize as diversas opções.
Imagino que os poucos Moderadores e Administradores do MapaRadar sejam muito apaixonados pelo que fazem, pois é um trabalho muito bem feito, sem remuneração e certamente, por vezes, árduo.
Eu, particularmente, gostaria de colaborar muito mais do que os poucos posts e comentários que publiquei até hoje. Eu sou aposentado, só não tive disponibilidade de tempo no último ano por conta de uma doença grave de um filho meu. Mas agora, com ele curado, acho que vou ter bastante tempo para quebrar a cabeça, aprender e colaborar.
Grato a você, ao Israel e todos os moderadores e colaboradores do MapaRadar pelo que temos aqui.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 21 Ago 2011, 00:23

Relativamente à exportação de pedágios (Type 14) para iGO 8 com Skin.
Usando a Gurjon 6.18 corrigida.

a) Quando uso um mapa que não traz a velocidade da via, tipo o último Teleatlas, na indicação visual aparece 0 km/h e no aviso por voz só fala "Atenção, pedágio".
b) Porém, quando uso um mapa que traz a velocidade da via, o iGO assume como velocidade do pedágio a velocidade da via no momento do aviso, por exemplo: 60 km/h. Esse valor aparece na indicação visual. A voz só avisa "Atenção, pedágio". Só que, se o veículo estiver acima dessa velocidade e o iGO programado para dar algum aviso sonoro de excesso de velocidade em relação aos radares (no meu caso, aquela sirene), ele dispara o aviso. Se estiver programado para avisar a uma distância que depende da velocidade, então, o mesmo pedágio que é avisado como tendo uma velocidade, em outra passagem, pode ser avisado como tendo outra velocidade.
Enfim, são essas dificuldades de fazer opções de exportações em função de muitas variáveis: mapa utilizado, navegador, versão navegador, skin, versão da skin.

Será que não seria o caso de cadastrar os pedágios com as velocidades que aparecem nas placas mais próximas deles ou naqueles totens que apontam a velocidade? Sei lá, acho que futuramente vão implantar multas para quem passar, por exemplo, no Sem Parar, acima dessa velocidade (os pedágios que conheço aqui no interior de São Paulo, são todos de 40 km/h); aí a base de dados já terá essa informação.
E fazendo assim, hoje, como ainda não multam e aquele aviso sonoro de excesso de velocidade vai ficar enchendo o saco, o usuário do navegador pode desabilitas o aviso sonoro para o tipo "pedágio".

Outra coisa: vamos colocar as direções nos pedágios? Por causa das vias de pista única e que cobram só num sentido e também, por causa das praças de pedágios muito largas, que o GPS pode não pegar o ponto dependendo da distância até a cabine onde ele passa. O meus eu coloco um valor até exagerado, 35 metros. Mas tem praça de pedágio por aí com uns 50 metros de largura. Se passar numa cabine da extremidade e o ponto não estiver bem centrado, estiver mais pro outro lado, não vai avisar.

Coloquei esse assuntos, mais uma vez, a fim de aprimorar/simplificar alguma coisa mais no trabalho de manutenção do MapaRadar. Aberto a discussões.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por Marcio » 21 Ago 2011, 07:46

Prezado bolabyte,
o reconhecimento e ativação de um ponto de alerta por parte do software de navegação está diretamente relacionado com a via desenhada no mapa. Pode um ponto estar bem posicionado, mas se a via estiver mal desenhada no mapa aquele ponto, dependendo do erro de desenho da via, pode não ativar o alerta. Lembro que o desenho da via é uma linha que não reflete largura.

Deve um desenvolvedor de mapa desenhar a linha representando a via, quando na área de um pedágio, acompanhando o eixo da pista. Não importa quantas faixas de pista ali existirão. Deve ele desenhar a via no eixo da faixa central da pista.

Se o desenvolvedor fizer direito seu dever de casa geralmente as duas pistas da via, na área do pedágio, terá um desenho ovalado, distoando do paralelismo desenhado antes do ingresso na área do pedágio. Além disso deve ainda o desenvolvedor do mapa, nesse trecho ovalado, inserir em um dos segmentos de reta da ovulação a TAG de pedágio que faz o sistema reconhecer que ali, naquele pequeno trecho, existe um pedágio. Essa TAG é oculta para o utilizador e é reconhecida pelo sistema quando o utilizador seleciona seu modo de navegação para evitar pedágio.

Sabedor disso emprega o MapaRadar o posicionamento do ponto no eixo da pista daquela direção, mesmo que essa seja larga, tendo muitas faixas, na área das cabines do pedágio.

Um POI de Pedágio, por se tratar de de um ponto de parada, não deve ser configurado com velocidade, em que pese que existem as faixas nas laterais de Passe Expresso onde geralmente se limita a velocidade a 40 km/h. Se o sistema está ali reconhecendo a velocidade da via configurada no mapa algo está em desacordo com a teoria.

Como bem sabe voce, se bem configurado no sys.txt, o iGO reconhece um ponto de alerta de acordo com os parâmetros de cadastro dele que são:
X,Y,TYPE,SPEED,DirType,Direction
Quando não existe velocidade cadastrada o campo SPEED deve estar em ZERO e nessa situação o sistema deve sempre ativar o alerta sem relação com a velocidade do veículo.
Assim ocorre com semáforo com câmera, lombada e assim deve ocorrer com pedágio.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 22 Ago 2011, 12:05

Márcio,

Suas explicações, como sempre, objetivas, claras e precisas, são um dos maiores trunfos desse fórum.

Realmente deve haver algum bug na skin utilizada, a Gurjon 6.18p_da. Ou talvez seja uma característica dela, sei lá.
Eu fiz uns testes aqui, modificando as velocidades para 0 (zero) no speedcam.txt, para os vários tipos de pontos de alerta.
No caso do semáforo com câmera, realmente funciona direitinho. No visual mostra a velocidade 0 e no alerta por voz não fala nada sobre a velocidade, apenas avisa a existência do ponto.
Já em outros casos, como pedágio, radar fixo, dentre outros, se a velocidade no speedcam.txt é 0 (zero), ocorreram duas situações:
a) Usando o mapa da TeleAtlas que não traz a velocidade da via, ou no caso do NavTeq na cidade (ele não traz a velocidade da via nas cidades menores), então o visual indica velocidade 0 e o alerta avisa o ponto e diz em seguida que o limite de velocidade é não definido.
b) Se usar o Navteq ou uma versão do TA que tenha a velocidade da via no trecho, no momento em que é disparado o alerta do ponto ele assume a velocidade da via para o ponto, tanto no visual, como no aviso por voz.

Em resumo, você está corretíssimo, problema do navegador/skin. Vou me concentrar em achar uma solução.
Também achei acertados as razões que você colocou para que o MapaRadar traga velocidade 0 (zero) nos pedágios. Na obstante à existência do "sem parar", é um ponto de parada para a maioria dos veículos e para o sem parar, no momento, não há penalidade para o excesso de velocidade (há apenas o prejuízo para segurança - veja que delícia quando a gente entra no sem parar respeitando a indicação de 40 km/h e atrás tem um caminhão que vem a 80 km/h)

Valeu mais por mais uma aula Márcio.

bolabyte
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 97
Registrado em: 01 Out 2010, 00:09

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por bolabyte » 31 Ago 2011, 01:45

Márcio,

Testei e tentei corrigir o comportamento do iGO8 com a skin Gurjon mais moderna e mais completa, no que se refere à questão de que ele assume a velocidade da via como sendo a velocidade do ponto de alerta, desde que:
a) O ponto esteja cadastrado no speedcam.txt com velocidade 0 (zero)
b) O mapa utilizado contenha a velocidade da via (caso do Navteq fora das cidades, nas rodovias)
Contei inclusive com ajuda de outras pessoas, inclusive do escadajr que tem um conhecimento respeitável sobre esse iGO8 e essa skin.
Todavia, não obtivemos resultados satisfatórios. O problema persiste.
Como já é uma skin descontinuada, resolvemos não investir mais o nosso tempo tentando corrigir o bug, se é que é bug da skin. Pode ser uma característica do próprio iGO passar essa informação de velocidade nessas circunstâncias.
Agora, vou me dedicar a testar se o problema acontece com outras skins, como a diMka, e também se ocorre com outros navegadores e suas skins.
Apesar de eu concordar totalmente com a lógica que você colocou, de que um ponto de parada não deve trazer velocidade definida, caso o problema seja generalizado na família iGO - AMIGO - PRIMO, e a gente não consiga corrigi-los, creio que deverá ser repensada a forma de exportação dos dados desses pontos nas opções destinadas a esses navegadores/skins.

Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24769
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: Atualizações - 08/08/2011

Mensagem por Marcio » 31 Ago 2011, 07:20

bolabyte,
confesso que a respeito do iGO ainda me encontro no primário transferindo para a prática tudo que aprendi e continuo aprendendo na teoria. Recentemente adquiri mais um GPS (BAK 70070DTB) com o proposito de experimentar os navegadores que rodam em plataforma WinCE. Em função disso não tenho a experiência necessária para apontar o problema, entretanto deduzo que algo esteja errado no Type uma vez que observo que os alertas de semáforo com câmera e de lombada, configurados com Speed 0 (zero) não trazem consigo a velocidade da via no iGO PRIMO, com Skin diMka e mapa Navteq Q1 que utilizo.
Também tenho utilizado o iGO AMIGO mexido pelo Capulleto e nele, com as mesmas configurações, não observei esse problema.

Responder

Voltar para “Anúncios”