MT - 52444

Forum de solicitações NÃO atendidas - INDEFERIDAS
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Alteração do Ponto de Alerta
ID: 52444


De:
Tipo: Radar Fixo
Velocidade: 60 km/h
Coordenadas: ( -15.575124, -56.10291 )
Direção: 302 graus
Sentido Duplo: Não

Para:
Tipo: Radar Fixo
Velocidade: 60 km/h
Coordenadas: ( -15.574906, -56.103385 )
Direção: 292 graus
Sentido Duplo: Não
Sinalização Vertical: Sim
Fonte de informações do ponto: GPS

Observações: Alterar as coordenadas do radar para (-15.574906,-56.103385). O radar de fato está localizado a mais de 100m adiante do ponto atualmente cadastrado no banco de dados.
Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25104
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: MT - 52444

Mensagem por FlavioAlCosta »

Está me parecendo que este equipamento não tem função "medir velocidade" por dois motivos.

1. Não encontrei registro de verificação/validação INMETRO que garanta seu funcionamento como radar.
2. Para radar é necessário existir junto das câmeras placas tipo R-19, aquelas que mostram o limite de velocidade para o local.
As imagens do Google Street View não são recentes, Julho de 2022, não aparecem as ditas placas R-19.

Pergunto: Quando você passou pelo local, avistou a sinalização R-19 junto das câmeras ?

Sem validação INMETRO e sem sinalização não poderei manter no cadastros essas câmeras como sendo registradoras de velocidade (radares).
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Boa tarde,

Tem as placas R-19 sim, de 60Km/h. Várias delas, inclusive, dos dois lados da pista e em distâncias variadas do radar. Tem também daquelas placas retangulares brancas e vermelhas que informam que há fiscalização eletrônica na via e a velocidade máxima permitida.
Uma foto das câmeras instaladas no local ajudaria a identificar o fabricante e as coordenadas oficiais?
Mesmo que não, as coordenadas que informei estão bem precisas.
Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25104
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: MT - 52444

Mensagem por FlavioAlCosta »

Então, placas informando que tem fiscalização eletrônica não significa que seja de velocidade;
Os Detrans também usam essas câmeras para multar quem estiver circulando com licenciamento vencido.
Tem as placas R-19 sim, de 60Km/h.
Voltando ao assunto da sinalização R-19, as placas que antecedem estão corretas, aparecem nas imagens do Google Street View;
A minha dúvida é com relação a placa que deve estar no poste das câmeras ou perto como na figura abaixo.
Tem algo parecido como mostrado no exemplo ?
Anexos
Placa R-19.jpg
Placa R-19.jpg (96.51 KiB) Exibido 893 vezes
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Tem R-19 sim, redondinhas, com bordas vermelhas. Várias, como eu disse, só que de 60km/h.
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Só que elas não estão no poste das câmeras. Estão em outros postes que só sustentam as ditas R-19, antes das câmeras do radar, algumas relativamente perto, dos dois lados da via, e outras mais distantes, também dos dois lados. Não sei dizer exatamente a quantos metros antes. Todas de 60km/h. Depois faço uma foto de lá e posto aqui. Mas sei o que são R-19 e tenho certeza do que estou falando. Passo frequentemente lá. Moro perto. Obrigado.
Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25104
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: MT - 52444

Mensagem por FlavioAlCosta »

Ok. Não tem placa no poste da câmera.
Entendi.
Aproximadamente, a mais próxima está a que distância das câmeras ?
Um metro pelo menos ?
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Bom dia!

Seguem as coordenadas do radar fixo ID-52444 e das placas R-19 que o antecedem. Há também placas de "Fiscalização Eletrônica - Velocidade Máxima 60 Km/h" ao lado de algumas das R-19.

Eu peguei estas coordenadas com o GPS parado sobre o asfalto, no caso do sensor do radar, e encostado nos postes que sustentam a câmera, o flash ou as placas R-19, no canteiro central da via. No caso da placa R-19 que está sobre a calçada à direita da pista, eu peguei as coordenadas do poste de uma placa "Fiscalização Eletrônica - Velocidade Máxima 60 Km/h" que está no canteiro central, na mesma linha transversal à pista que a placa R-19.

O que eu estou chamando de sensor do radar (acho que é um sensor magnético) são aqueles retângulos que ficam marcados no asfalto, logo adiante da câmera. No presente caso eles são 9 e estão dispostos em 3 colunas (uma para cada faixa de tráfego) e 3 linhas. As coordenadas que peguei são do sensor da coluna do meio (na faixa central da pista), da linha do meio, ou seja, as coordenadas do centro do conjunto de sensores.

O GPS estava acusando precisão de 2 metros quando salvei todos estes pontos.

Sugiro substituir as coordenadas do radar no banco de dados por (-15.574869,-56.103489). Estas coordenadas estão bem mais precisas que aquelas que informei quando solicitei a alteração do ponto.

Coordenadas:

(-15.574869,-56.103489) sensor do radar (centro do conjunto de sensores no asfalto)
(-15.57497,-56.10332) câmera do radar
(-15.57509,-56.10312) flash do radar
(-15.57522,-56.10289) R-19 - 70 metros antes do sensor do radar
(-15.57555,-56.10239) R-19 - 130 metros antes do sensor do radar
(-15.57604,-56.10169) R-19 - 230 metros antes

Seguem links de arquivo .zip com fotografias que tirei do local:

https://www.dropbox.com/scl/fi/cubkxjav ... d343t&dl=0

https://drive.google.com/file/d/1vV3FWo ... sp=sharing

A fotografia nº 1 é a mais distante do radar e mostra as placas que estão a 230 metros antes do radar.
A nº 3 mostra as placas que estão a 70 metros antes do radar. Mostra também os postes do flash e da câmera do radar mais ao fundo.
A nº 4 mostra os postes do flash e da câmera do radar mais de perto.
A nº 5 foi tirada depois do radar, olhando no sentido oposto ao do tráfego na pista.

As fotografias têm coordenadas salvas nos seus metadados EXIF.

Espero que seja isso seja suficiente.

Obrigado,

Guilherme.
Avatar do usuário
FlavioAlCosta
Administrador
Administrador
Mensagens: 25104
Registrado em: 15 Mar 2012, 11:14
Residência: Balneário Camboriú - SC

Re: MT - 52444

Mensagem por FlavioAlCosta »

Bom dia Guilherme,

Bom trabalho de análise. Falando sobre os laços no asfalto, sim, são responsáveis para fazer disparar as fotos quando da passagem dos veículos.

Agora, analisando as fotos e principalmente a de nº 4, podemos concluir que esse equipamento não exerce função "Medir Velocidade" (Radar) pelos fatos a seguir:
1. Tem sinalização (Artigo 11, redução de velocidade no trecho), é parcial pois não atende ao parágrafo 2º conforme determina a legislação vigente. Resolução Contran 798 de 2020.
2. Não possui registro de validação INMETRO para operar como radar. As imagens do Google Street View mostram que ele é antigo naquele local.

Abaixo segue o que diz a resolução que trata do assunto.
CAPÍTULO VI DOS LOCAIS DE FISCALIZAÇÃO E DA SINALIZAÇÃO

Art. 10. Os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo devem ser precedidos de sinalização com placa R-19, na forma estabelecida nesta Resolução e no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume I (MBST-I), de forma a garantir a segurança viária e informar aos condutores dos veículos a velocidade máxima permitida para o local.

§ 1º Onde houver redução de velocidade, deve ser observada a existência de placas R-19, informando a redução gradual do limite de velocidade conforme MBST-I.

§ 2º Deve ser instalada a placa R-19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo.

Art. 11. As placas de identificação R-19 devem ser posicionadas com distância máxima relativamente aos medidores, na forma estabelecida no ANEXO IV, facultada a repetição da placa em distâncias menores.
CAPÍTULO III DOS REQUISITOS METROLÓGICOS E TÉCNICOS DOS MEDIDORES DE VELOCIDADE

Art. 4º Os medidores de velocidade devem observar:

I - requisitos metrológicos:

a) ter seu modelo aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), atendendo à legislação metrológica em vigor e aos requisitos estabelecidos nesta Resolução;

b) ser aprovado em verificação metrológica inicial pelo Inmetro ou entidade por ele delegada; e (Redação da alínea dada pela Resolução CONTRAN Nº 804 DE 16/11/2020).

c) ser aprovado pelo Inmetro ou entidade por ele delegada, em verificação metrológica periódica, de acordo com a regulamentação técnica metrológica vigente; (Redação da alínea dada pela Resolução CONTRAN Nº 804 DE 16/11/2020).
Assim, podemos concluir que o mesmo faz outro tipo de "Fiscalização Eletrônica" diferente de velocidade naquele local.
O MapaRadar mantém em sua base apenas equipamentos medidores de velocidade.
Ponto de alerta desativado.

Agradecemos todo seu empenho em ajudar a manter a melhor base de radares.
FlavioAlCosta
Garmin Nüvi 3560 LT
Android iGO
gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Bom dia,

Me desculpe incomodar mais uma vez.
Não consegui entender porque você afirma que a sinalização é parcial no local, pelo seguinte:

1 - Não há redução de velocidade no local. A velocidade máxima permitida é de 60Km/h em toda aquela avenida, inclusive no ponto onde está o radar que antecede este do qual estamos tratando;

2 - O "ANEXO IV - INTERVALOS DE DISTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO PARA FISCALIZAÇÃO DE VELOCIDADE" especifica intervalo de distância de 100 a 300 metros no local (Via Urbana, velocidade inferior a 80Km/h);

3 - No local há duas placas R-19 dentro deste intervalo: uma a 130 metros e outra a 230 metros (Fotos nº 1 e nº 2);

4 - No local há placas R-19 em distância menor (70 metros do radar - Foto nº 3) e, de fato, o Art. 11 da Resolução nº 798 FACULTA a repetição da placa em distâncias menores que 100 metros. Esta placa não é exigida porque a norma faculta (mas não exige) placas em distâncias menores;

5 - A redação da norma deixa claro que não é necessário que exista placa R-19 no poste do radar, nem bem próxima dele, nem em distância menor que 100 metros dele. Isso é razoável porque o condutor precisa ter tempo suficiente para reduzir sua velocidade antes de chagar no radar. Uma placa R-19 no poste do radar poderia ser tarde damais. O condutor poderia não ter tempo suficiente para frear;

O único problema que vejo seria o fato de você não ter encontrado aferição do radar no INMETRO. Não sei se isso pode ser decorrente do fato de o radar ser antigo, um dos mais antigos de Cuiabá. Entretanto, você havia dito que se a sinalização estivesse OK, você o manteria no banco de dados, e eu entendo que ela está OK. Eu acho muito melhor que ele seja mantido, pois ele está lá e multando, pelo que ouvi dizer. É muito mais útil para o usuário do banco de dados do maparadar ser alertado e não tomar multa, do que tomar multa e ter que entrar com recurso alegando falta de aferição ou o que quer que seja. Se ele for removido, eu vou ter o trabalho de incluí-lo de novo na cópia que uso.

Obrigado.
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MT - 52444

Mensagem por Marcio »

4 - No local há placas R-19 em distância menor (70 metros do radar - Foto nº 3) e, de fato, o Art. 11 da Resolução nº 798 FACULTA a repetição da placa em distâncias menores que 100 metros. Esta placa não é exigida porque a norma faculta (mas não exige) placas em distâncias menores;
5 - A redação da norma deixa claro que não é necessário que exista placa R-19 no poste do radar, nem bem próxima dele, nem em distância menor que 100 metros dele. Isso é razoável porque o condutor precisa ter tempo suficiente para reduzir sua velocidade antes de chagar no radar. Uma placa R-19 no poste do radar poderia ser tarde damais. O condutor poderia não ter tempo suficiente para frear;
Art. 10. § 2º Deve ser instalada a placa R-19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo.
Na sua interpretação o que significa "junto a cada medidor¨?
Art. 11. As placas de identificação R-19 devem ser posicionadas com distância máxima relativamente aos medidores, na forma estabelecida no ANEXO IV, facultada a repetição da placa em distâncias menores.
Por isso que também é exigido a R19 antes do medidor na distancia estabelecida no Anexo 4 da Resolução.

Segue o maparadar a legalidade e os requisitos estabelecidos na Resolução 798 do Contran, mas nada impede que o usuário inclua o radar no seu equipamento, em pontos personalizados.

gscastor
Novato
Novato
Mensagens: 37
Registrado em: 19 Ago 2023, 12:30
Residência: BRASIL - MT - Cuiabá

Re: MT - 52444

Mensagem por gscastor »

Bom dia,

Na minha interpretação, placa R-19 "junto a cada medidor" é a placa R-19 que está posicionada de acordo com o especificado no Art. 11, anexo IV, ou seja, se há placas R-19 posicionadas de acordo com o Art. 11, está atendido o Art. 10 e § 2º.

Repare que o caput do Art. 10 diz que "Os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo devem ser precedidos de sinalização com placa R-19". Uma placa situada no poste do radar não precede o radar, certo?

Neste video, o Doutor Multas parece interpretar a norma do mesmo modo que eu (pelo menos ele não afirma serem necessárias tanto placas junto a cada medidor quanto placas posicionadas de acordo com o Art. 11):

https://www.youtube.com/watch?v=8wt_N342wX4

Entretanto, a minha interpretação ou a do Doutor Multas são irrelevantes. Se eu encontrar alguma jurisprudência que suporte minha interpretação, eu entro em contato de novo.

Mas tem ainda outro ponto importante, que deve resolver o impasse satisfatoriamente para todos nós:

Na resposta dada pelo FlavioAlCosta em 05 Fev 2024, ele afirma que um dos motivos que ele teria para remover este ponto do banco de dados seria:

1. Não encontrei registro de verificação/validação INMETRO que garanta seu funcionamento como radar.

Este motivo não subsiste. Eu encontrei o registro, e seu CERTIFICADO DE VERIFICAÇÃO nº 13002228 está válido até 19/04/2024, com resulltado Reparado. Segundo o INMETRO, "O Tipo Resultado "Reparado" significa que no reparo houve apenas alterações no plano de selagem secundário, estas alterações não invalidam o certificado da verificação".

Seguem os dados do instrumento copiados do site https://psie.inmetro.gov.br/Instrumento ... icipio=525:

Responsável: PERKONS EQUIPAMENTOS ELETRONICOS S/A
Município: CUIABÁ - MTData da Verificação: 20/04/2023Data Validade: 19/04/2024Resultado: Reparado
Local: AV. MIGUEL SUTIL EM FRENTE ACADEMIA WR. GINASIUM
Marca/Modelo: PERKONS / SMARTPK PRODPortaria de Aprovação: 018/2018
Faixas do Medidor
Nº da Faixa Descrição Nº do Inmetro Nº de Série Sentido Vel. Nominal
1 1 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h
2 2 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h
3 3 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h

A ACADEMIA WR. GINASIUM citada no campo "Local" fica ou ficava num daqueles barracões à direita do ponto. Aparece no google maps como "Crossfit 6800 - WR Gym".

Obrigado mais uma vez.

Guilherme
Avatar do usuário
Marcio
Administrador
Administrador
Mensagens: 24948
Registrado em: 26 Ago 2010, 08:31
Residência: Brasil - ES - Vila Velha
Contato:

Re: MT - 52444

Mensagem por Marcio »

Na minha interpretação, placa R-19 "junto a cada medidor" é a placa R-19 que está posicionada de acordo com o especificado no Art. 11, anexo IV, ou seja, se há placas R-19 posicionadas de acordo com o Art. 11, está atendido o Art. 10 e § 2º.
E se é redundante porque existe o § 2º do Arto. 10?
Repare que o caput do Art. 10 diz que "Os locais em que houver fiscalização de excesso de velocidade por meio de medidores do tipo fixo devem ser precedidos de sinalização com placa R-19". Uma placa situada no poste do radar não precede o radar, certo?
Não sucede quer se referir não é?
Para mim precede significa até o ponto e aí está a razão do § 2º do Arto. 10, quando cita " placa R-19 junto a cada medidor de velocidade do tipo fixo."
Distancias maiores estão previstas no Anexo 4 da Resolução.
Neste video, o Doutor Multas parece interpretar a norma do mesmo modo que eu (pelo menos ele não afirma serem necessárias tanto placas junto a cada medidor quanto placas posicionadas de acordo com o Art. 11):
https://www.youtube.com/watch?v=8wt_N342wX4
Entretanto, a minha interpretação ou a do Doutor Multas são irrelevantes. Se eu encontrar alguma jurisprudência que suporte minha interpretação, eu entro em contato de novo.
Infelizmente ele interpreta de forma diferente de forma equivocada só explorando o Anexo 4 da Resolução.
Nós no maparadar que tratamos radares de todo o Brasil nos surpreendemos em 2020 quando foi publicada a Resolução. Impressionante que todos os orgãos de transito adaptaram seus sistemas nela. Observe agora que todo radar validado pelo INMETRO estampa no poste das cameras ou JUNTO a eles a sinalização R19. Nas distancias estabelecidas no Anexo IV a sinalização permaneceu com era uma vez que nesse aspecto a Resolução não foi alterada.
Responsável: PERKONS EQUIPAMENTOS ELETRONICOS S/A
Município: CUIABÁ - MTData da Verificação: 20/04/2023Data Validade: 19/04/2024Resultado: Reparado
Local: AV. MIGUEL SUTIL EM FRENTE ACADEMIA WR. GINASIUM
Marca/Modelo: PERKONS / SMARTPK PRODPortaria de Aprovação: 018/2018
Faixas do Medidor
Nº da Faixa Descrição Nº do Inmetro Nº de Série Sentido Vel. Nominal
1 1 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h
2 2 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h
3 3 15012618 R08667 STA. ROSA 60 Km/h

A ACADEMIA WR. GINASIUM citada no campo "Local" fica ou ficava num daqueles barracões à direita do ponto. Aparece no google maps como "Crossfit 6800 - WR Gym".
Confere, mas como citamos anteriormente a R19, além da distancia estabelecida no Anexo IV da Resolução, deve também ser estampada junto ao medidor.
Pela imagem do Google Street View de Jul/2022 ainda não existia e precisamos saber se instalaram
https://www.google.com.br/maps/@-15.575 ... ?entry=ttu
Responder

Voltar para “Inclusões, Alterações ou Remoções ARQUIVADAS - NÃO ATENDIDAS”