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RJ - ALTERAÇÃO

Enviado: 24 Nov 2010, 08:00
por Leonardo
Correção fina de posicionamento do semáforo com radar, segundo o Google Streetview:

Semáforo
ID: 13455
Pais: Brasil
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Endereço: -
CEP: -
Inteligente: Não
Velocidade na Via: 80 km\h
Coordenadas: (-22.817509992268345, -43.227711617946625)
Coordenadas corretas: -22.817471,-43.227747
Direção: 352 - Sentido Duplo: Não
Data Criação: 02/04/2009 06:16
Tentativas GeoCode: 1
Abraços nos moderadores.
Leonardo

RJ - ALTERAÇÃO

Enviado: 24 Nov 2010, 08:17
por Leonardo
Correção fina de posicionamento do semáforo com radar, segundo o Google Streetview:

Semáforo
ID: 20681
Pais: Brasil
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Endereço: -
CEP: -
Inteligente: Não
Velocidade na Via: 0 km\h
Coordenadas: (-22.817430878264790, -43.227829635143280)
Coordenadas corretas: -22.817431, -43.227952
Direção: 172 - Sentido Duplo: Não
Data Criação: 22/11/2010 04:44
Tentativas GeoCode: 1

Abraços nos moderadores.
Leonardo

Re: RJ - ALTERAÇÃO

Enviado: 24 Nov 2010, 10:21
por Marcio
Prezado Leonardo,
unimos os dois tópicos abertos que tratam de dois semaforos com câmera no mesmo local.

Vamos analisar juntos tendo como referência a imagem satélite no local do Google.

Imagem

Na imagem o ponto corrigido por você (ID: 13455) é o de balão vermelho e o que solicita corrigir é o de semáforo, o da direita na imagem.

Pela imagem satélite, aparentemente os semaforos estão cadastrados perfeitamente nas faixas de parada. Um para cada sentido da Estrada das Canárias.

O questionamento seria:

- Essa imagem satélite está bem georeferenciada a ponto de servir de referência?

Responderia eu SIM porque o mapa da Ilha do Governador, RJ, onde resido, fui eu quem desenhou seu arruamento para o TrackSource.

Para isso contei e ainda conto com inúmeros tracklogs extraídos com o GPS, dentro das técnicas adequadas de extração com GPS automotivo, que me permitiram, e ainda permitem, conferir, pela média das passagens, o georeferenciamento da Estrada das Canárias na imagem satélite.

Quando desenhei o arruamento, por volta do inicio de 2009, me recordo que a imagem satelite do Google estava uns 5 mts mal georeferenciada, porém isso hoje não ocorre mais. O pessoal do Google corrigiu essa pequena falha.

Para dirimir duvidas acabei de conferir novamente o alinhamento da imagem e constatei que ela está perfeita, considerando uma média de 17 passagens (tracklogs com o GPS) que tenho do local.

Independente do perfeito georeferenciamento dos pontos não devemos e não podemos deixar de lado o OBJETIVO do cadastro de pontos que é o de ativar um alerta no GPS a uma distância aproximada de 300 mts do ponto.

A sua solicitação, mesmo se correta, afastaria o ponto 4 mts para NW de onde se encontra. Isso em nada significaria para o OBJETIVO esperado que é o de alerta dele a 300 mts de distância. Faria o alerta ser ativado a 298 mts já que o afastamento seria em diagonal e não longitudinal.

Sem duvida devemos ser eficientes, mas nunca deixando de ser eficazes. É a famosa estória do eficiente x eficaz.
Um piloto fazendo excelentes pousos (eficiente), mas no aeródromo errado (ineficaz).