Mapa é uma coisa POI de alerta é outra.
mabroglia,
permita-me discordar.
O POI de alerta está diretamente relacionado com a via desenhada no mapa.
Como bem disse voce a função lock-on-route mantem o roteamento (carrinho na estrada) mesmo que o desenho da via esteja com ela desalinhada em até 50 mts de sua real posição. Não é só no seu 255W. Em todos os Garmin.
O lock-on-route não tem atuação no salvamento de POI. Ele só atua no roteamento que pode ser constatado pela gravação do tracklog no modo normal. Por isso nos valemos do modo oculto para gravar. Nele o lock-on-route não atua. Gravando no modo "fora de estrada" (sem roteamento) ele também não atua.
Mesmo estando a via mal georeferenciada no mapa e a atuação do lock-on-route ativa, o ponto salvo terá as coordenadas de sua posição real. Nisso voce está certo. Ainda bem que o lock-on-route não mascara essa informação.
Aviso de alerta indifere do mapa, estando o POI de alerta bem posionado o mapa é mero detalhe, passou por ele apita.
Deveria ser assim, mas não é.
O algoritmo Garmin só reconhece POI de alerta se estiver esse em até 30 mts da via desenhada no mapa.
Como desenvolvedor Tracksource deve saber que não se recomenda posicionar POI normal em mais de 30 mts da via desenhada. Para POI de alerta isso não é diferente. Isso não é tratado no Tracksource porque parte-se do principio que o DM bem georeferenciou a via.
Ora, se o POI de alerta estiver em sua posição real e a via desenhada estiver desalinhada em mais de 30 mts, é lógico que esse POI não irá ativar o alerta.
O Garmin busca a referencia da via deenhada no mapa (ele desconhece o traçado real dela) e se esse POI de alerta estiver a mais de 30 mts do desenho dela no mapa ele o descarta.
Essa informação não advém de teoria e sim dela e da experiência prática. Fazem mais de 3 anos que adquiri essa experiência navegando com meus garmin, de forma simultanea, tendo em cada um um dos mapas (CNBr, AutoGuia e TRC) e testando resultados na tentativa de interpretar as características do algoritmo Garmin para alertas.
Comecei a melhor entender o algoritmo quando diversas vezes identifiquei que um POI de alerta não era era ativado em um dos GPS. Os Pois eram os mesmos nos 3 GPS, os mapas neles carregados que eram diferentes.
Em casa, analisando pelo MapSource o POI e os mapas, concluí o que aqui citei a voce.
Faço isso para testar em campo os arquivos de alerta que disponibilizamos gratuitamente em nosso site
GPSInfo nesses 3 anos.
Por fim lembro que essa situação de desalinhamento da via no mapa e não ativação do POI de alerta bem georeferenciado não ocorre somente com o navegador Garmin. Ocorre com todos os navegadores e tem muita materia a respeito disso aqui no nosso forum.